O QUE É

Desde 2006, a Natura conta com a Ouvidoria, um canal aberto para receber e apurar casos de descumprimento ao Código de Conduta. Atua também como um canal de diálogo para receber consultas, críticas, elogios e sugestões, apoiando a evolução de nossos processos e relações.

 

QUAIS PÚBLICOS ATENDE

A Ouvidoria atende colaboradores, prestadores de serviço, fornecedores e comunidades fornecedoras de todo o Brasil e Operações Internacionais. Toda manifestação recebida é tratada com confidencialidade e os manifestantes são protegidos contra represálias.

​Até o momento, o canal não está aberto para Consultores Natura (CNs), Consumidores Finais (CFs) e Consultora Natura Orientadora ​(CNO). A Ouvidoria atende os Casos ​Especiais de CNs e CFs somente quando estes são direcionados internamente pelas Centrais de Atendimento, Imprensa e Segurança do Consumidor.

O público CNs é atendido pelo Canal atendimento ​Natura – CAN 0800 762 88 72.  Segunda à sexta das 8h às 22h e aos sábados das 9h às 20h (horário de Brasília) - Não recebe ligações de celular.  Para ligações feitas de celular ligue para 0300 762 88 72 . Segunda à sexta das 8 às 22h e aos sábados das 9h às 20h (horário de Brasília)

O público CNO é atendido pelo Atendimento a Orientadora- Ato 0800 7760013 Segunda à sexta das 8h às 22h e aos sábados das 9h às 20h (horário de Brasília) - Recebe ligações de celular.

O público CF é atendido pelo Serviço Natura de Atendimento ao Consumidor - SNAC 0800 11 55 66 Segunda à sexta das 8h às 20h, Sábados das 9h às 15h (horário de Brasília) - Não aceita ligações de celular. Já o 0300 711 55 66 recebe apenas ligação de celular - Segunda à sexta das 8h às 20h, Sábados das 9h às 15h (horário de Brasília).​

 

DE QUAIS ASSUNTOS TRATA

A Ouvidoria trata de questões técnicas e comportamentais trazidas pelos públicos atendidos neste canal. Consideramos especiais as demandas de nossos Consultores encaminhados pelo Centro de Atendimento Natura (CAN) e de nossos consumidores, vindos das áreas de Imprensa e Segurança do Consumidor.

 

COMO FUNCIONA

Com cuidado e discrição, a Ouvidoria analisa e encaminha dúvidas, críticas ou elogios para as áreas gestoras e acompanha a resolução das manifestações, avaliando a possibilidade de evolução nos processos, políticas e relacionamentos. É importante ressaltar que toda manifestação que chega até a Ouvidoria é tratada com confidencialidade, seja ela identificada ou anônima.

Dúvidas frequentes

Minha manifestação não está relacionada aos assuntos atendidos na Ouvidoria. A quem devo encaminhar?

Resposta: Acesse a área de Atendimento.

De que forma a Ouvidoria atua e qual seu fluxo de resolução?

Resposta: A Ouvidoria analisa e encaminha dúvidas, críticas ou elogios para as áreas gestoras, com cuidado e discrição, e acompanha a resolução das manifestações, avaliando a possibilidade de evolução nos processos, políticas e relacionamentos.

Para entrar em contato com a Ouvidoria é necessário me identificar?

Resposta: Não. Caso você desejar, você pode encaminhar à Ouvidoria uma manifestação anônima. No entanto, é importante enviar um telefone ou e-mail de contato, se desejar ter retorno da manifestação.

Código de conduta

O Código de Conduta traz um conjunto estruturado de regras de comportamento, tornando mais ampla e objetiva a forma como conduzimos nossas relações na Natura no Brasil e nas Operações Internacionais. O objetivo dele é nortear os comportamentos e atitudes dos colaboradores - incluindo estagiários, jovem aprendizes, prestadores de serviços e conselheiros - e fornecedores, trazendo temas e situações concretas do dia a dia.

Entre em contato

www.ouvidorianatura.com.br