Programa Carbono Neutro

Sobre o Carbono Neutro

O Programa Carbono Neutro tem uma visão ampliada e de cadeia de valor. Por meio dele, quantificamos as emissões em todo o processo produtivo da extração de matérias primas até o descarte de produtos pelo consumidor, implementamos ações para redução na Natura e nos parceiros, e compensamos aquelas emissões que não podem ser evitadas;

A Natura é uma empresa Carbono Neutro – ou seja, que compensa todas as emissões considerando não apenas seus processos próprios, como também da sua cadeia produtiva. Essa compensação é feita por meio da compra de créditos de carbono (investimento em projetos florestais, que promovem a restauração florestal em áreas degradadas; energéticos, que visam a troca de combustíveis fósseis por fontes renováveis e/ou mais eficientes; e de tratamento de resíduos).

Conscientes de nossa corresponsabilidade perante o desafio de combater e prevenir as mudanças climáticas, criamos em 2007 o Programa Natura Carbono Neutro para promover uma redução contínua e significativa de nossas emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) englobando todas as etapas de nosso processo produtivo, da extração de matéria-prima à destinação das embalagens após o consumo.

O desafio de reduzir as emissões motivou diversas inovações, gerou inúmeros aprendizados na Natura e exemplifica como um desafio socioambiental - incorporado ao processo de planejamento estratégico e de tomada de decisão - pode gerar inovação e resultados positivos para a empresa, além de minimizar o impacto na sociedade. Continuaremos a perseguir reduções significativas das nossas emissões relativas de carbono em toda a nossa cadeia de valor (escopo 1, 2 e 3). Nossa ambição para 2020 é reduzir em 33% a emissão relativa de carbono (ano base 2012).

O programa é dividido em três pilares:

3 pilares
"O desafio de reduzir as emissões motivou diversas inovações, gerou inúmeros aprendizados na Natura e exemplifica como um desafio socioambiental - incorporado ao processo de planejamento estratégico e de tomada de decisão - pode gerar inovação e resultados positivos para a empresa, além de minimizar o impacto na sociedade. Continuaremos a perseguir reduções significativas das nossas emissões relativas de carbono em toda a nossa cadeia de valor (escopo 1, 2 e 3). Nossa ambição para 2020 é reduzir em 33% a emissão relativa de carbono (ano base 2012)."

O que fizemos até agora?

De 2007 a 2013 reduzimos de 4,18 kg para 2,79 kg a emissão de GEE para cada quilo de produto faturado. Isso significa que reduzimos em 33,2% nossas emissões relativas GEE alcançando o compromisso que firmamos em 2007 de buscar alternativas para reduzir nosso impacto em mudanças climáticas em 33%.

Como uma empresa Carbono Neutro, desde 2007, 100% das nossas emissões de GEE que não podem ser evitadas com ações internas de redução são compensadas por meio da compra de reduções de emissões ou remoção de GEE provenientes de projetos socioambientais:  reflorestamento com espécies nativas, eficiência energética, substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis, tratamento de resíduos e REDD+(Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal).

Saiba mais sobre nossa evolução:

2007
Lançamento do Programa Carbono Neutro 
Compromisso de reduzir 33% das emissões relativas até 2011 

2008 
Otimização de embalagens e ampliação do uso de materiais reciclados

2010 
Calculadora de Carbono

2011  
Lançamento da Linha Ekos 
Alteração da revista 
Adoção de caixas menores

2013
Lançamento SOU - linha de produtos para pele e cabelos com até 60% de redução das emissões de GEE
Aquisição inovadora de créditos de carbono de uma comunidade indígena. A comercialização foi realizada pelo povo Paiter Suruí, localizado entre os estados de Rondônia e Mato Grosso para compensar 170 mil créditos. 

 

+ Veja também

Clique e conheça os pilares do Programa Carbono Neutro

Faça o download do edital e saiba como inscrever sua iniciativa