Natura participa do Festival SXSW, maior evento de economia criativa do mundo

Em sua primeira participação no festival, empresa debate sobre como inovação e sustentabilidade podem gerar soluções e transformações positivas

Publicado por Redação Natura - 06/03/2018


 

Pela primeira vez, a Natura participa do South By Southwest (SXSW), evento que acontece entre 9 e 18 de março, em Austin, Texas (EUA). A empresa promoverá o painel “Beauty as a Force for Change”, que tem o objetivo de levar a criatividade brasileira para fora do país. Como parte do movimento “Brazil Inspires the Future”, desenvolvido pela agência Lynx, o painel mostra como os negócios e os empreendedores brasileiros lidam de maneira inovadora com os grandes desafios globais da sociedade. “Desde a sua origem, o SXSW procura questionar e avançar fronteiras do pensamento, sempre com ênfase na tecnologia e, mais recentemente, em como ela pode trazer mais impacto social”, afirma Andrea Alvares, vice-presidente de marketing, inovação e sustentabilidade da Natura.

A transformação ambiental e social é um tema cada vez mais discutido e faz parte do posicionamento da Natura, em sua participação no SXSW. Durante o festival, a empresa vai apresentar a linha Ekos Ucuuba, que contribui para conservar a floresta em pé. A ucuuba é um fruto de uma árvore presente em áreas alagadas da região amazônica, que possui uma manteiga levíssima com alto poder reparador, inovação no mercado cosmético. Suas sementes são coletadas, apenas em época de safra, de maneira que não seja necessário derrubar a árvore, e isso impacta diretamente na forma com que a comunidade local enxerga o extrativismo, entendendo que a árvore em pé vale mais do que a árvore derrubada. Por meio de cursos direcionados para as comunidades, a Natura promove ações positivas para a conservação da Ucuubeira, disseminando boas práticas de manejo e preservação do ativo.

O painel “Beauty as a Force for Change”, contará com a presença de Maria Ivoneide do Vale, Consultora de Beleza Natura há mais de 30 anos e fundadora do Instituto Tupinambá, primeiro banco comunitário da Amazônia, e Kim Coupounas, diretora do B Lab, organização que certifica as empresas que possuem responsabilidade social com o selo B Corp, obtido pela Natura em 2014. Além disso, a Natura também participa do debate Experience Design, the New Marketing Era, com a presença da gerente de marketing institucional da empresa, Fernanda Paiva, que contará como a plataforma Natura Musical inspira e mobiliza o público, proporcionando experiências de marca por meio da música. Se unem à discussão o diretor global de eventos da Louis Vuitton, Campbell Wynne Bromberg; o diretor de propaganda e marketing da HBO, Steven Cardwell e a sócia fundadora do StoryMakers, Tatiana Wlasek. O painel promovido pela Holding Clube, falará sobre as experiências únicas, emocionais e interativas entre as marcas e seu público alvo.

“A Natura acredita no potencial transformador da beleza, com uso da tecnologia e da inovação em rede no desenvolvimento de soluções que promovem essa transformação. Queremos inspirar mais pessoas a transformar desafios em oportunidades de negócios, com impacto positivo em quatro dimensões: econômica, social, ambiental e cultural”, conta Andrea. Um exemplo disso, é o uso de origem vegetal em mais de 85% das fórmulas da Natura, que contribui com a conservação de 275 mil hectares de floresta em pé. Essa iniciativa deu origem ao projeto SAF Dendê, desenvolvedor de uma tecnologia pioneira que cultiva o óleo de palma em um modelo agroflorestal, estimulando a harmonia entre agricultura e natureza. Essas inovações são transmitidas ao mundo através de uma rede que envolve mais de 1,8 milhão de Consultoras de Beleza Natura, gerando renda e prosperidade para milhares de mulheres.

Em uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Natura também promoverá um estúdio de beleza no media village, localizado no hotel JW Marriot. No espaço, que recebe cerca de 800 pessoas por dia, haverá momentos de cuidados para a pele com a linha Chronos, maquiagem com os produtos de Una, e massagens com o creme de mãos de Ekos Castanha. As Consultoras de Beleza Natura, Leticia Parra e Lilian Emy, estarão presentes no evento para ajudar o público com a maquiagem e apresentação dos produtos.