Sabonete Espuma: Passo a passo de auxílio aos primeiros banhos do bebê

Confira algumas dicas para essa tarefa deliciosa

Publicado por: Redação Natura- 24/04/2018
 


 

Durante a gestação, diversos receios e dúvidas habitam a mente das mamães e papais. Parto, amamentação e o banho são temáticas recorrentes, que acalentamos com muita pesquisa, conversa e dicas da rede de apoio. Quando o bebê vem ao mundo, tudo se transforma. Aos poucos, as coisas parecem começar a tomar forma, se encaixando na rotina de todos. E com o banho do bebê acontece exatamente o mesmo. Tudo que é novo causa esse susto inicial, mas não chega nem perto daquele “bicho de sete cabeças” em nossas mentes.

Confira algumas dicas para apoiar e tranquilizar mamães e papais nesse momento de conexão e cuidados com o bebê:

Tenha o ambiente organizado e os produtos por perto

Os primeiros banhos tendem a demandar mais atenção, tempo e cuidado, até as mamães e papais pegarem a famosa “prática”. Para facilitar, mantenha os produtos e acessórios necessários para o banho sempre por perto e de fácil alcance. Lembre-se de separar apenas o necessário.

Conte com alguém de confiança

Um apoio nesse momento é sempre bem-vindo, trazendo mais segurança. Se sentir necessidade, não hesite em pedir aquela famosa ajudinha. Ela pode vir do pai, da vovó ou de amigos e parentes próximos, que formam a rede de apoio com o bebê.

Ache um local confortável para você e o bebê

A experiência deve ser gostosa para ambos. Na hora de colocar a banheira, escolha um lugar de superfície plana e estável, com base fixa, evitando que ela se mexa.

Ritual de banho do bebê
 

  • Antes de colocar o bebê na banheira, limpe delicadamente em volta dos olhinhos com um chumaço de algodão umedecido em água morna e potável, sempre do canto interno para o externo. Não se esqueça de limpar o nariz e do bumbum também com algodão e água morna. Em recém-nascidos, use hastes flexíveis com pontas de algodão umedecidas em álcool 70% para a limpeza do cordão umbilical.
     
  • Comece com apenas alguns centímetros de água morna na banheira. Atenção à temperatura da água: a pele do bebê é mais sensível que a dos adultos, demandando mais cuidado. A temperatura deve ser entre 32 e 37 graus.
    Agite um pouco a água, com as mãos, para conferir se há pontos quentes.
    Teste a temperatura da água na parte interna do pulso, para garantir que não esteja quente demais, antes de colocar o bebê na banheira.
     
  • Utilize um braço como suporte, apoiando gentilmente a cabeça, pescoço e as costas do bebê na hora de colocá-lo na banheira. Jogue água no corpinho do bebê delicadamente. Comece pelo rosto, apenas com água.
     
  • Hora de lavar os cabelos e corpinho! Em bebês mais novos, umedeça uma fralda de pano com água morna e use em conjunto com um sabonete de fórmula suave, adequado para bebês. Com base vegetal, glicerina e óleo de passiflora, o Sabonete Líquido Glicerinado da Cabeça aos Pés Mamãe e Bebê limpa com suavidade e delicadeza, sem agredir a pele do bebê, além de ser dermatologicamente testado e apresentar pH neutro.

    Para os banhos que antecedem o momento de sono do bebê, aposte na Espuma de Limpeza da Cabeça aos Pés Mamãe e Bebê. Com textura leve, ela limpa suavemente, sem agredir a pele. Sua fragrância relaxante ajuda a acalmar o bebê na hora do banho e a prepara-lo para o sono que chega. Com notas de saída de camomila e lavanda e textura que não arde os olhos, o sabonete é dermatologicamente testado para o uso nos cuidados com os pequenos.
     

  • Enxágue bem! A água da banheira acumula os resíduos de pele e sabão. Sendo assim, finalize com um último enxágue de água limpa. Retire o bebê da banheira com cuidado, enrolando-o em uma fralda de pano ou toalha de sua preferência. Seque delicadamente, com movimentos suaves. Certifique-se de que a área da fralda esteja bem sequinha, a fim de evitar possíveis assaduras.
     

Agora, é só curtir esse- e todos os momentos com o seu bebê <3