Saiba o que fazer quando a pele do rosto está descascando

Confira dicas práticas que vão te ajudar no cuidado com a pele em processo de descamação

Publicado por Redação Natura - 24/04/2018


 

A combinação ‘feriados prolongados, fins de semana e férias + altas temperaturas e dias ensolarados’ é um convite tentador para deixar o bronzeado em dia, não é mesmo? Pode ser na praia, piscina e até mesmo em casa, mas para isso é necessário ter cuidado com a pele ao tomar sol, para que o resultado não fuja do esperado e a saúde não seja prejudicada.

Uma das consequências da exposição solar incorreta é algo que certamente você, ou alguém que conhece, já passou: pele do rosto descascando! Isso acontece porque os raios ultravioletas provocam a evaporação de água da camada mais superficial da pele – a epiderme. Além disso, o calor ocasionado pelo sol a resseca e faz com que as células dessa região morram e se desprendam, resultando na descamação.

Se você acabou exagerando na exposição ao sol, selecionamos algumas dicas de cuidados com a pele do rosto que vão te ajudar.

Atenção com a água

Evite banhos quentes; regule a temperatura do chuveiro para morno ou frio. Beba bastante água; a hidratação corporal começa de dentro para fora.

Aposte na hidratação

É essencial usar bons itens de cuidado para hidratar a pele. Uma boa opção é o Hydra Tonalizante Chronos, que acalma e hidrata a pele.

Resista à tentação

Se der vontade de puxar aquela pele que está se soltando, seja forte e não faça isso. É um erro fatal que deixa marcas, até mesmo permanentes, na pele.

Esfoliar? Não!

Esqueça as esponjas e esfoliantes temporariamente! Esses itens removem precocemente a pele que está sobrando, facilitando o surgimento de manchas.

Fuja do sol

A gente sabe que tomar um solzinho é ótimo, mas até que a pele se recupere a regra é clara: fuja dele! Ele pode atrapalhar a cicatrização da epiderme.

Capriche no pós-sol

Esse item garante uma sensação de alívio para a pele. O Pós-sol da linha Fotoequilíbrio é a pedida certa: tem efeito refrescante, rápida absorção e aloe vera na fórmula. 

Caso a descamação da pele ultrapasse o período de uma semana, é importante fazer uma visita ao dermatologista.

Prevenir sempre é melhor!

Sabemos que toda ação tem uma reação, então que tal se precaver na próxima vez? Olha só o que você pode fazer:

• Mesmo se o dia estiver nublado, frio ou com chuva, não dá pra esquecer o protetor solar! Ele deve ser o primeiro item na sua rotina de cuidados, independente das condições climáticas.

• Evite se expor ao sol entre 10h e 16h. Durante esse horário há maior incidência de radiação UVB, que pode causar vermelhidão e queimaduras na pele.

• Aplique o protetor solar facial 30 minutos antes da exposição ao sol. Reaplique-o sempre que entrar na água ou praticar exercícios físicos. Nos demais casos, aplique-o novamente a cada duas horas.

• Se você tem tendência a ficar bronzeada, os produtos com FPS entre 15 e 30 dão conta do recado. Já se sua pele fica avermelhada com facilidade, aposte em um protetor com FPS entre 30 e 60.

• Escolha o produto certo para o seu tipo de pele. Um bom protetor solar para pele oleosa ou mista não deve ter óleo na fórmula. Já o protetor solar para pele seca ou normal é aquele que garante hidratação. 

A linha Fotoequilíbrio é indicada para manter uma boa relação com o sol e com a saúde da pele. Os produtos da linha proporcionam alta proteção, combatem os raios solares, têm foto estabilidade, resistência à água e ao suor e textura leve com ação oxidante.