6 mitos e verdades sobre cabelos

Descubra informações valiosas para manter os fios sempre saudáveis

Publicado por: Redação Natura - 12/09/2017


Banner Mitos e Verdades Cabelo

Receba dicas exclusivas para o seu tipo de cabelo:

Quando o assunto é cabelo, muitas vezes nos deparamos com dúvidas sobre o que realmente é verdade e o que pode ser apenas uma crença duvidosa. Selecionamos algumas das dúvidas mais frequentes sobre fios e revelamos se, afinal, é mito ou verdade. Confira!

É preciso cortar as pontas para fortalecer o cabelo.

Mito. Cortar o fio não interfere em sua força. Muitas vezes temos essa impressão porque quando as pontas danificadas são retiradas, os cabelos ficam com uma aparência mais saudável. Vale lembrar que o bulbo capilar é o responsável pelo crescimento do cabelo e não a ponta do fio.

Cabelos oleosos não devem ser lavados mais de uma vez ao dia.

Verdade. Lavar os cabelos oleosos com tanta frequência pode provocar o efeito “rebote”.
Isso porque o organismo sinaliza a falta de óleo no couro cabeludo e passa a produzir ainda mais. Para minimizar o efeito da oleosidade, aposte na dupla água fria e shampoo.

O cabelo dos homens é diferente do das mulheres.

Mito. Ao contrário do que muita gente acredita, os fios masculinos e femininos são exatamente iguais. O que costuma ser diferente é o couro cabelo, normalmente mais oleoso na ala dos meninos. Outro aspecto que nos leva a acreditar nessa diferença é o comprimento do corte. Como a maioria dos homens têm o cabelo mais curto, os fios normalmente são mais saudáveis.

O cabelo se acostuma com o shampoo e, por isso, é preciso trocar de produtos frequentemente.

Mito. O cabelo não se acostuma com os produtos. Ao longo do tratamento, as necessidades dos fios naquele período vão sendo supridas. Por exemplo, se você tem o cabelo ressecado e usa uma máscara hidratante, é provável que seu cabelo não tenha mais a necessidade de ser hidratado. Por isso, é importante escolher e trocar de produtos de acordo com o que o seu cabelo precisa naquele momento.

Se arrancar um fio branco, crescem dois no lugar.

Mito. Quando você arranca um fio branco, nasce apenas um no lugar e não dois. Muitas vezes temos a falsa impressão de que uma quantidade maior surgiu porque o processo de crescimento capilar é contínuo e outros fios também vão ficando brancos.

Produtos com sal em sua fórmula danificam os cabelos.

Mito. O sal não danifica os fios e, como é solúvel em água, acaba sendo eliminado no enxágue. Ele é responsável pela consistência dos produtos e, por isso, está presente na formulação da grande maioria dos shampoos, mesmo nos que anunciam “sem sal” no rótulo. O ingrediente não é necessário nas fórmulas de condicionadores e de máscaras de tratamento.