A hora do banho, que hora mais feliz!

Brincadeiras para fazer deste momento

Atire a primeira esponja o pai ou mãe que nunca sofreu com birra de criança para tomar banho.

Por ainda não compreender a importância do ato para a higiene e para o convívio social, as crianças vêem este momento como um costume inconveniente, algo que vai tirá-las de uma atividade prazerosa, como assistir televisão ou brincar com os amigos.

A bancária Renata Zarzar conta que seu filho Rafael nunca deu trabalho para tomar banho. “Mas agora, com 9 anos, às vezes teima na hora de ir para o chuveiro. Para ele, tem sempre algo mais interessante para fazer. Sabendo disso, sempre que posso, deixo ele à vontade para se divertir no chuveiro. Mas não esqueço de enfatizar a importância de economizar a água.”

Com consciência e criatividade é possível transformar o momento da higiene em uma hora cheia de brincadeiras e que ainda ajudam no desenvolvimento das crianças.

“O brincar é uma condição essencial para o desenvolvimento da criança. É um momento de descobrir o mundo, de se relacionar com ele. A partir dele, a criança vai se tornando um ser social." explica a pedagoga Gabriela Monteiro.

Ideias divertidas

Com a ajuda de pais e especialistas, reunimos algumas boas opções de brincadeiras para fazer com seu filhote e espantar para sempre o drama da hora do banho.

1- Brincar de chuva

Passar da banheira para a ducha pode ser assustador. É preciso usar artifícios e a imaginação. A professora Ana Pinheiro ensina uma técnica legal: deixe o chuveiro ligado bem fraquinho e diga que é uma “chuvinha”. À medida que a criança for se acostumando, vá aumentando a intensidade até virar a de um banho normal. No processo, estimule a fantasia convidando seu filho para brincar nas poças de água no chão e a pegar nas gotinhas da “chuva”.

Essa ideia também é ótima para convencer as crianças a tomar um banho mais frio no verão. Como a água cai gradativamente, elas nem notam que a temperatura não está quente como de costume e você evita o gasto desnecessário de energia elétrica.

2- Banho de piscina

Sabe aquelas piscinas de inflar bem pequeninas e baratinhas? Encha de água, coloque alguns brinquedos dentro e pronto – as crianças gostam tanto que nem notam que estão tomando banho. Sobre a ideia, Leonardo Climaco, designer de interiores e pai de Vínicius, 4 anos, acrescenta “Além da piscina, colocamos também alguns baldes de praia no box e ele se diverte muito.”

3- Objetos e histórias

Os brinquedos de borracha são ótimos para bebês, pois eles podem morder à vontade. Ensiná-los a afundar, jogar, mostrar o barulho que o brinquedo faz é importante. “Para estimular a linguagem oral, cante músicas, faça movimentos com o bebê e brinque com a água. Com crianças maiores, é legal contar histórias com personagens em EVA. Incentive a criança a continuar uma história que você começou," ensina Gabriela Monteiro.

Outra dica bacana é pintar os azulejos com giz. Existe, inclusive, um tipo especial, próprio para ser usado durante o banho. Se você não conseguir achá-lo, ensine os pequenos a desenhar no vidro embaçado do box com os dedinhos mesmo.

4- Show musical

Cantar é uma atividade que até adultos curtem fazer durante o banho, pois a acústica do box é bem legal para isso. “Minha filha Marina, de 3 anos, canta e faz coreografia para várias músicas. O banho só termina quando o show acaba,” conta Marcela Santos, 36 anos, analista de sistemas.

Para diminuir o tempo de chuveiro ligado, limite a brincadeira ao tempo de uma ou duas músicas e incorpore os elementos do banho na “performance”.

Produtos divertidos, como os de Naturé, animam as crianças na hora do banho