A mala da maternidade

Veja a lista completa do que levar para você e para o bebê durante a sua estadia no hospital

O grande dia está chegando e é hora de arrumar as malas. “O ideal é deixar tudo pronto por volta do sétimo mês, em um cantinho do armário. Algumas semanas antes da data prevista para o parto, aí é só ajeitar tudo na mala”, sugere Márcia Regina da Silva, enfermeira responsável pelo curso de gestantes do Hospital São Luiz (SP). Isso porque, caso o bebê se adiante, vai ser um problema a menos para resolver. Ela lembra que todas as roupas do bebê devem ser lavadas com sabão neutro (sem amaciante, pois pode dar alergia no recém-nascido) e passadas antes do uso. As etiquetas, se forem muito grandes, também podem irritar o bebê, por isso, melhor cortá-las.

Mas qual a quantidade de roupa que é preciso levar à maternidade? “Em geral, troca-se o bebê uma vez ao dia, na hora do banho”, diz Márcia. “Como o tempo de internação costuma ser de três dias, sugerimos que a mãe traga duas mudas por dia, já que ‘acidentes’ com vômito e coco podem acontecer”, completa. Leve os conjuntos separados por trocas e coloque cada uma delas em um saco plástico ou envelope de tecido (encontrado em lojas para bebês). Se preferir, cole uma etiqueta para especificar o dia em que a criança vai usar aquela roupa (1º, 2º e 3º dia, por exemplo). Assim, a cada mudança, é só entregar o pacote à enfermeira.

Faça as malas de acordo com a estação: no verão, prefira as de algodão. Já no inverno, pode incluir as roupas mais quentinhas, como as de plush e lã. Os produtos de higiene costumam ser oferecidos pela maternidade (como fraldas, absorventes, xampu, etc.), mas é melhor checar antes. Por último, não se esqueça das lembrancinhas e do enfeite de porta! Veja a lista completa do que levar a seguir.

Para o bebê:

- 6 macacões (RN ou P);
- 6 bodies;
- 6 calças (culotes);
- 6 meias;
- 1 casaquinho (se for inverno, leve 2 ou 3);
- 2 a 3 mantas ou cobertores, dependendo da estação;
- 6 paninhos ou fraldinhas de boca;
- Fraldas de tecido (para apoiar no ombro ao pegar o bebê);
- 1 roupa para ele sair da maternidade.

Para a mãe:

- 4 pijamas ou camisolas com abertura na frente (para amamentar). Mas se não quiser receber as visitas assim, pode levar roupas confortáveis (como calças de moletom ou algodão e agasalhos esportivos). As blusas ou camisas devem ser folgadas, já que os seios vão aumentar depois do parto;
- 6 calcinhas grandes;
- 1 par de chinelos com sola antiderrapante;
- 1 roupão;
- 3 a 4 sutiãs de amamentação. Melhor escolher um tamanho maior do que o que você usou durante a gravidez;
- 3 a 4 meias;
- 1 roupa para o dia da saída da maternidade;
- Absorventes comuns (de preferência, os noturnos) e absorventes para os seios.
- Cinta pós-parto, caso o seu obstetra tenha recomendado;
- Nécessaire com desodorante, xampu, condicionador, sabonete, escova e pasta de dente, hidratante, escova de cabelo, elástico ou faixas de cabelo, brincos e maquiagem;
- Documentos, carteirinha do convênio e, se tiver, cartão da gestante.

Conteúdo desenvolvido pela área de Projetos Especiais, da Editora Globo, sob encomenda para a Natura Mamãe e Bebê.
19/11/2013