Cinco hábitos comuns que estragam os cabelos

Especialista em cabelos da Natura, Edjane Lima aponta os maiores vilões e ensina a recuperar a saúde e a beleza dos cabelos

Descuido e até excesso de cuidado estão entre hábitos comuns do dia a dia que podem deixar os cabelos danificados e sem saúde. Para se livrar de vez da rotina de descuidos com os fios, a gerente de fórmulas para cabelos da Natura, Edjane Lima, aponta os cinco erros mais comuns cometidos pelas brasileiras.

O excesso de sol continua a ser um vilão poderoso. “Desde o primeiro momento em que os cabelos entram em contato com o sol, podem ocorrer danos leves na fibra capilar. O prejuízo aos fios aumenta conforme o tempo de exposição solar, que pode ocasionar desde perda de brilho e de maciez até ressecamento, quebra dos fios e alteração da cor”, conta Edjane. A dica é simples: “Proteger os fios com creme para pentear, que tenha, preferencialmente, filtro UV”.

Outra ameaça frequente é o uso de secadores e chapinhas. “Nesse caso, dois cuidados são essenciais: nunca passe a chapinha sobre os cabelos molhados ou úmidos e aplique sempre um produto que proteja os fios do calor excessivo. As crespas, cacheadas e onduladas devem usar o secador acoplado a um difusor, para facilitar o penteado e evitar a quebra dos fios”.

Às vezes, o cuidado excessivo também pode ser um problema. Segundo a especialista, o volume de creme para pentear ou leave-in a ser aplicado deve ser distribuído de acordo com o tipo de cabelo. “Recomendamos a quantidade do tamanho de uma moeda de um real para quem tem muito cabelo e do tamanho de uma ervilha para quem tem menos”. Edjane aconselha ainda o uso do shampoo antirresíduos uma vez por semana, para garantir a limpeza profunda dos fios.

Também é preciso ficar atenta na hora de prender os cabelos, especialmente quando eles ainda estiverem molhados. “Quando estão úmidos, os fios ficam, tecnicamente, mais frágeis. Isso acontece porque uma das ligações químicas é modificada temporariamente e os cabelos ficam mais elásticos e mais facilmente quebradiços”, explica a gerente de fórmulas.

A última dica diz respeito à hora do banho. “Principalmente no inverno, as pessoas costumam tomar banho quente. Esse hábito ruim ajuda a aumentar a produção de oleosidade no couro cabeludo, o que gera danos aos fios devido à perda de proteínas e de outros ingredientes essenciais”, finaliza a especialista da Natura.

Sala de Imprensa
29/02/2016

 

Produtos