Com selo UEBT, Ekos torna visível seu respeito pela biodiversidade

Produtos terão aval de associação internacional que prega o “abastecimento com respeito” aos ingredientes naturais

Um selo da UEBT (sigla em inglês da União para o BioComércio Ético), associação internacional sem fins lucrativos, vai tornar visível nos produtos Natura Ekos, em 2018, os três pilares que norteiam os negócios da empresa como um todo: comércio justo, conservação da biodiversidade brasileira e relacionamento de confiança com a comunidade.

O selo confirma que todos os ingredientes vegetais da formulação dos produtos Ekos passaram por um sistema que avalia os princípios de biocomércio ético da UEBT, como a existência de práticas que garantam a manutenção dos ecossistemas, repartição justa dos benefícios pelo uso da biodiversidade e do conhecimento tradicional associado, respeito pelas condições de trabalho, entre outros pontos.

Verificação dupla

A verificação é feita em dois níveis. O primeiro é realizado diretamente nas comunidades, cooperativas, associações e famílias produtoras com as quais a Natura se relaciona, na compra de ativos “claim” (os ingredientes principais de Ekos), como ucuuba, andiroba e murumuru. Em 2018, 70 cadeias de fornecimento de ingredientes de 34 fornecedores passaram por um sistema de rastreabilidade e verificação em campo, que avalia os critérios de biocomércio ético.

Sobre a UEBT

A UEBT foi criada como um braço da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, para promover negócios engajados no comércio ético e justo.

Os participantes da associação, da qual a Natura é membro-fundadora, têm como missão promover práticas de abastecimento que assegurem a conservação da biodiversidade, respeitem o conhecimento tradicional e garantam a distribuição equitativa de benefícios ao longo da cadeia produtiva.

Empresa B Corp

O selo UEBT da marca Ekos veio se somar a outra certificação importante para o compromisso da Natura com o desenvolvimento sustentável.

Em maio de 2017, a Natura conquistou a recertificação como empresa B Corp, uma rede global de companhias que associam crescimento econômico à promoção do bem-estar social e ambiental. O certificado B Corp foi conquistado pela primeira vez em 2014.