Ekos Patauá: crescimento e força da raiz às pontas do cabelo

Lançamento de Natura Ekos com o bioativo Patauá une tecnologia ao óleo do fruto do patuazerio, amplamente conhecido nas comunidades amazônicas por seus benefícios cosméticos

Publicado  por: Redação Natura - 02/10/2017


Usado há muitas gerações pelas mulheres da Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, o óleo de Patauá é um poderoso bioativo que combina a ciência da natureza com a tecnologia cosmética gerando crescimento e força da raiz às pontas do cabelo.

A linha é composta por 6 produtos: tônico capilar, shampoo, condicionador, máscara de fortalecimento, cápsulas de óleo concentrado e óleo fortalecedor dos fios. Juntos, os produtos agem fortalecendo a estrutura do fio, atuando do bulbo capilar até as pontas, e deixando o cabelo mais forte e resistente – tudo graças ao poder do puro óleo de patauá.

O tônico ainda contribui para o crescimento acelerado do cabelo. “O processo cuidadoso de obtenção do óleo de patauá da Natura garante a rica diversidade de compostos presentes no fruto e, consequentemente, seus benefícios”, diz Claudia Pinheiro, diretora de Cuidados Pessoais da Natura.

O Patauá

É o fruto do Patauazeiro, uma das maiores palmeiras da Amazônia, que pode atingir até 25 metros de altura. Do Patauá se extrai óleo de alta qualidade, conhecido como “azeite amazônico”, muito usado na culinária local, para fins medicinais e também como cosmético - para deixar os cabelos mais bonitos e saudáveis.

Os frutos maduros de Patauá são cuidadosamente coletados e entregues à fábrica, no máximo em 2 dias. Como alternativa também ficam armazenados congelados, protegidos da luz, até envio para unidade fabril. É feita a despolpagem e, em seguida, a secagem à vácuo, evitando que o bioativo se degrade durante o processo. A polpa seca é prensada a frio para obtenção do óleo que, em seguida, é filtrado e conservado em bombonas escuras a fim de preservar seus compostos.

Ação no cabelo

A partir de estudos genéticos, descobrimos na composição do Patauá um poderoso fitocomplexo, que é uma tecnologia avançada para o tratamento dos cabelos. O óleo de patauá tem o poder de fazer com que o fio permaneça por mais tempo na fase de crescimento, a chamada fase anágena, graças à inibição da síntese da proteína STAT3. Com isso, intensifica-se o crescimento e fortalecimento dos fios. Essa ação inovadora já possui patente requerida pela Natura.

Unindo todo o poder do patauá com a tecnologia cosmética, a Natura desenvolveu uma linha completa para acelerar o crescimento dos fios, deixando-os mais fortes e resistentes do bulbo capilar até as pontas.

Conheça todos os produtos da linha Natura Ekos Patauá

1. Antes de Dormir

Tônico Capilar: Com fórmula ultraleve, acelera o crescimento dos fios agindo diretamente na raiz.

2. Cuidados Diários

Shampoo: Limpa e prepara o cabelo para tratamento

Condicionador: Fortalece, hidrata e reduz o frizz.

3. Tratamento Profundo

Máscara de Fortalecimento: Repara profundamente os fios enfraquecidos, recuperando as cutículas e reduzindo a quebra.

Cápsulas de Óleo Concentrado: Potencializam o efeito da máscara com óleo 2x mais concentrado.

4. Finalização

Óleo Fortalecedor: Proteção térmica do secador e chapinha, deixando os fios 4x mais fortes, macios e brilhantes.

Assista

Natura Ekos Patauá

Um dos segredos mais bem guardados da Amazônia, o óleo de Patauá, é utilizado há muitas gerações pelas populações ribeirinhas. Assista ao vídeo e descubra mais sobre este ativo que une a ciência da natureza com a tecnologia cosmética.

Natura Ekos: Mulheres Fortes, Cabelos Fortes

Conheça as incríveis histórias das mulheres de comunidades amazônicas que nos inspiraram a criar Ekos Patauá, uma linha que traz crescimento e força da raiz às pontas dos cabelos.

*Natura acessou o conhecimento tradicional associado ao patrimônio genético do patauá junto às Associações de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes de Rio Branco e Capixaba (AMOPRECARB); de Assis Brasil (AMOPREAB); de Brasiléia e Epitaciolândia (AMOPREBE); em Xapuri (AMOPREX); e em Sena Madureira (AMOPRESEMA), todas localizadas na Reserva Extrativista Chico Mendes.

** Benefícios comprovados por testes in vitro e ex vivo.