Natura é uma das melhores empresas do mundo para o meio ambiente

Multinacional brasileira está pela segunda vez na lista global das Empresas B certificadas que criam o maior impacto ambiental positivo

A Natura foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, como uma das empresas Melhores para o Meio Ambiente, em avaliação realizada pela B Lab – organização independente e sem fins lucrativos que reúne Empresas B (B Corps) de todo o mundo.

As Empresas B, certificadas por um processo estabelecido pela B Lab, formam uma rede global de organizações que associam crescimento econômico ao desenvolvimento socioambiental. A Natura foi a primeira empresa de capital aberto do mundo a receber o selo, em dezembro de 2014, e formalizou sua missão de gerar impactos social e ambiental positivos em seu estatuto.

A lista de Melhores para o Meio Ambiente apresenta os negócios com as maiores pontuações na avaliação de impacto ambiental das mais de 1,8 mil Empresas B certificadas. A análise do desempenho ambiental das empresas levou em conta suas instalações, materiais, emissões e o uso de recursos e energia. Foram considerados os modais de transporte e distribuição utilizados e o impacto ambiental de suas cadeias de fornecimento. A avaliação também mediu se os produtos ou serviços de uma empresa são projetados para solucionar uma questão ambiental.

A Natura foi a primeira empresa da América Latina a contabilizar o impacto de seus negócios no meio ambiente e na sociedade, por meio da metodologia internacional Ganhos e Perdas Ambientais, conhecida em inglês como EP&L. Foi realizada uma análise profunda de todas as etapas de vida dos produtos da empresa, desde a extração da matéria-prima, passando por fabricação, transporte, uso e descarte dos materiais. O levantamento, divulgado em 2016, confirmou o impacto positivo de iniciativas adotadas pela companhia – como o programa de redução e compensação das emissões de gases de efeito estufa e o uso de ativos da biodiversidade amazônica em seus produtos – e identificou os impactos que ainda precisam ser neutralizados.

“As empresas que estamos homenageando como as melhores para o mundo representam a vanguarda de um movimento global ao usar negócios como uma força para o bem. Somos inspirados por eles e nos sentimos profundamente honrados de nos juntarmos a eles nesta celebração histórica e inovadora”, disse Bryan Welch, CEO da B the Change Media, empresa de mídia multiplataforma que publicou a lista Melhores para o Mundo e realizou a cerimônia da premiação, no dia 8 de setembro.

A lista das empresas Melhores para o Mundo, incluindo aquelas consideradas Melhores para o Meio Ambiente, pode ser acessada no site do B the Change Media. A avaliação completa mede o impacto da companhia em seus colaboradores, na comunidade, nos consumidores e no meio ambiente.

Redação Natura
14/09/2016