Pegada Hídrica

Fomos a primeira empresa de cosméticos a aplicar a metodologia da pegada hídrica incluindo a fase final do ciclo de vida no levantamento.

Fomos a primeira empresa de cosméticos a aplicar a metodologia da pegada hídrica incluindo a fase final do ciclo de vida no levantamento.

pegada hídrica

Dados preliminares da aplicação da metodologia da pegada hídrica, em 2011, apontaram o impacto de cada fase da cadeia, não apenas da empresa. A partir desses resultados, percebemos a necessidade de testar metodologias adicionais que contemplem toda a complexidade do negócio, considerando questões como a biodegradabilidade e a ecotoxidade.

FATORES EXTERNOS IMPACTANTES 

Desigualdade na distribuição de água no Brasil (regiões mais populosas distantes das áreas com maior abundância do recurso). 

Condições de saneamento básico no País são incipientes. 

desempenho

REFERÊNCIA INTERNACIONAL 

Apresentamos nosso trabalho para definição da estratégia de gestão da água como um case no seminário “Solving The Water Crisis: common action toward a sustainable water footprint” (Resolvendo a Crise da Água: ações comuns para uma pegada hídrica sustentável), realizado pela Unesco em março de 2012, durante a Conferência Planet UnderPressure (Planeta sob pressão). 

DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL 

Embora seja um recurso renovável, a falta de abastecimento de água ainda é uma realidade para pelo menos 780 milhões de pessoas no mundo segundo o relatório “Progress on Drinking Water and Sanitation 2012” (Progresso em água potável e saneamento) da Organização Mundial da Saúde e do Unicef (Fundo das Nações Unidades para a Infância). E, apesar de a meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de reduzir pela metade a proporção da população sem acesso à água potável ter sido alcançada, o cenário continua preocupante, especialmente porque a meta de saneamento está longe de ser atingida.