Proteja-se! Entenda a diferença entre raios UVA e UVB

Eles são raios de luz emitidos pelo sol, mas cada um age de uma forma

Publicado  por: Redação Natura - 19/02/2016


Raios ultravioletas (UV) são raios de luz emitidos pelo sol, invisíveis ao olho humano, mas que têm efeito sobre a nossa pele. Eles são divididos em dois tipos: o UVA e o UVB. Entenda a diferença e aproveite o verão com máxima proteção.

Raios UVB

Os raios UVB atingem as camadas mais superficiais da pele e são responsáveis pelas queimaduras solares, que causam vermelhidão.

O Fator de Proteção Solar, também conhecido como FPS, é responsável por garantir proteção contra esses raios. Por exemplo, se sem o protetor solar uma pessoa demora cerca de 2 minutos para começar a se queimar, usando o FPS 30 irá demorar 30 vezes.

Raios UVA

Os raios UVA atingem as camadas mais profundas da pele e são responsáveis pelo envelhecimento solar e outros danos irreversíveis. O fator de proteção UVA (FPUVA) é responsável por garantir proteção contra os raios UVA. Por exemplo, se sem o protetor solar uma pessoa demora cerca de 2 minutos para começar a se queimar, usando o FPUVA 10 irá demorar 10 vezes mais.

Aproveite o sol sem prejudicar a pele

Existem dois períodos ideais para quem deseja praticar esportes ao ar livre ou bronzear a pele de forma gradual. Eles acontecem das 7h às 9h ou das 15h às 18h. Mesmo que a incidência seja leve durante esse período, a pele precisa de um cuidado. Se for se expor ao sol durante esse horário, aplique o protetor com, no mínimo, FPS 15/ FPUVA 5.

Caso tenha que ficar exposto ao sol das 9h às 12h e das 14h às 15h é preciso um cuidado mais intensivo, já que durante esse período os raios solares se intensificam gradualmente. O ideal é que seja utilizado, no mínimo, FPS 30/ FPUVA 10.

Evite!

A exposição ao sol não é recomendada das 12h às 14h. Durante esse período o sol está muito forte e é preciso se proteger ainda mais. Lembre-se de aplicar um filtro solar com alta proteção, com FPS60/FPUVA20.