Saiba como personalizar embalagens de presente

Esse toque pessoal é mais uma maneira de demonstrar seu carinho

Todo mundo ama ganhar presentes. Receber um objeto escolhido especialmente para você é mesmo muito bom. Quando ele vem embaladinho de uma forma bacana, a experiência vira algo memorável.

Um belo embrulho pode mostrar o quanto as pessoas se preocupam com o outro, isso sem falar na delícia que é tentar adivinhar o que tem dentro só em olhar para o pacote. Todo esse ritual fica ainda mais exclusivo se a embalagem for personalizada de uma forma original. Não, isso não é coisa só de gente prendada! Deixar o presente com a cara da pessoa que irá recebê-lo é bem mais fácil do que você imagina.

A decoradora e especialista em bem-viver Regiane Ivanski adora cuidar com carinho das embalagens dos presentes que costuma dar. "Venho de uma família de mulheres muito caprichosas e extremamente artesanais. Estive no Japão fazendo um curso e uma das coisas que aprendi foi que lá dá-se mais importância ao embrulho do que ao conteúdo", conta. "A embalagem representa o amor de quem presenteia. Hoje amo fazer pacotes personalizados." 

A decoradora não está sozinha no amor pelas embalagens. Marcela Donatello é formada em relações públicas mas deixou a sua paixão pelo papel falar mais alto. Hoje ela é dona de uma loja de papelaria pessoal e dedica grande parte do seu tempo à criação de embrulhos criativos. Assim como Regiane, Marcela diz que uma embalagem especial carrega muito carinho.

"A pessoa que recebeu o presente pode até não lembrar exatamente de como era o pacote, mas ela sempre se lembrará de como se sentiu quando recebeu um presente embalado de forma especial", reflete a empresária. 

Ideias para todos os gostos

Reunimos dicas das duas apaixonadas por embalagens para ajudar você a deixar seus presentes ainda mais originais e inesquecíveis:

Reaproveitamento de materiais: Olhe em volta e você encontrará muitos materiais que podem deixar suas embalagens de presente lindas. Você pode colar esses elementos em uma embalagem de presente convencional e deixá-la bem diferente. "Adoro reaproveitar materiais como pedaços de papel, cartões, selos antigos, folhas de revistas e o que mais a imaginação permitir", explica Regiane.

Carimbos: Sabe aqueles carimbos que as crianças adoram? Eles são muito versáteis e oferecem uma gama de possibilidades na hora de personalizar um embrulho. "Se você tiver um pouco de habilidade dá até pra encontrar na internet como criar seus próprios carimbos em casa, usando poucos materiais. Tem um truque que eu adoro: use um lápis com uma borracha nova na ponta e uma carimbeira. É só molhar a borracha do lápis na tinta e estampar uma caixa ou uma sacola de presente com bolinhas”, ensina Marcela.

Elementos do armarinho: Retalhos de tecidos, botões, fios de lã, fitas e pedrarias podem sair da caixa de costura diretamente para as embalagens dos presentes. "Recentemente fiz uma embalagem de presente de casamento para amigos muito queridos. Colei imagens que remetiam ao casamento na caixa e usei sobras de rendas e pequenas pérolas para finalizar. Sem modéstia, ficou lindo demais e emocionou o casal", relembra Regiane, toda orgulhosa. 

Busque inspiração: Ela pode vir de onde você menos espera. "Explore as lojas, pesquise referências e esteja sempre atento às possibilidades que os materiais oferecem. Também dá pra abusar de itens inusitados e personalizar a embalagem de presente com mapas, partituras de música, folhas de dicionário e até jornais, por exemplo. O resultado é lindo e único", sugere Marcela.

Detalhes: Se a embalagem que você escolheu para uma pessoa já é linda por si só, pense em pequenos elementos para deixá-la mais personalizada. Pode ser um cartão feito à mão ou até mesmo uma etiqueta de presentes.

Mãos à obra!

Uma foto em formato de etiqueta celebra a relação com o presenteado, é uma opção bem original e, com certeza, irá emocionar quem a receber. Não sabe como fazer? Criamos um tutorial bem fácil para você, que pode ser feito usando as caixas e as sacolas dos Presentes Natura. Veja como fazer abaixo.

Você precisará de uma foto, um estilete ou uma tesoura, um lápis e uma embalagem de presente Natura com etiqueta. Escolha uma imagem especial para o presenteado, como uma foto dos amigos. 

embalagem 1

embalagem 2

embalagem 3

Por Mirella Luigi
22/11/2013