Transição capilar: o que é e como enfrentá-la

Confira dicas do especialista em cabelo da Natura, Gui Cassolari, para abandonar o alisamento e ser feliz com a textura natural dos seus fios

Publicado por: Redação Natura - 28/08/2017


transicao-topo

Receba dicas exclusivas para o seu tipo de cabelo:

Uma pesquisa recente divulgou que pela primeira vez o interesse por cabelos cacheados superou o por cabelos lisos nas buscas na internet. Esse dado é bastante positivo se levarmos em conta que 24% das mulheres entre 18 e 24 anos reconhecem seu cabelo como cacheado e dizem já ter sofrido preconceito por causa de seus caracóis.

O especialista em cabelo da Natura, Guilherme Cassolari, conta que cada vez menos mulheres buscam mudar a textura do cabelo. “Está crescendo o número de mulheres usando o cabelo natural. É uma mulher que tem personalidade e não se importa com a opinião das amigas ou com a imposição do cabelo liso. Ela é autêntica”, diz o cabeleireiro, que acompanhou algumas clientes passando pela transição capilar. “Não é um processo fácil.”

A transição capilar consiste em abandonar as químicas transformadoras, como alisamento, relaxamento e progressiva, e assumir a beleza natural do cabelo. Reunimos aqui as principais dicas do nosso especialista para enfrentar esse processo com confiança e conquistar cachos saudáveis, hidratados e fortes.

Abandone a química

Para alcançar o cacho ou o crespo perfeito, é importante deixar para trás qualquer tipo de química para alisar, amaciar ou modelar os fios. Também vale evitar o calor em excesso. Durante a transição, fase em que seu cabelo estará se reestruturando, o ideal é abandonar o secador, a chapinha, o difusor e o modelador de cachos.

Corte para crescer

Cassolari explica que o ideal seria cortar radicalmente os fios para eliminar a química por completo, mas como essa é a opção de poucas mulheres, vale visitar o cabeleireiro regularmente. “Cortar com mais frequência é importante para tirar os resíduos do alisamento”, ensina o cabeleireiro. “Os cortes recorrentes agilizam o processo de crescimento e renovação dos fios.”

Invista nos produtos certos

Seu cabelo passou por um longo e sofrido período de tratamentos extremamente agressivos. O que ele mais precisa agora é hidratação e tesoura. Nosso especialista indica apostar em produtos específicos para cabelos crespos e cacheados. “Utilize shampoo e condicionador específicos para ativar e definir o seu tipo de cacho”, explica Cassolari, que reforça a importância dos óleos reparadores para evitar os arrepiados e incrementar a hidratação.

Receba GRÁTIS matérias e dicas exclusivas para o seu tipo de cabelo! Quero receber

O que dizem as mulheres que já passaram pela transição capilar

Ela decidiu ser uma inspiração para a sobrinha

“Usei o cabelo liso entre 2008 e 2015 e faz pouco mais de dois anos que comecei a transição capilar. Eu fazia progressiva e nem cogitava a ideia de usar o cabelo natural, mas então minha irmã engravidou e minha sobrinha nasceu com os fios bem cacheadinhos. Assim, decidi me tornar uma referência para ela, mostrando que existem mulheres que usam o cabelo cacheado e se sentem bonitas. Parei de fazer química, cortei e esperei crescer. Foi um choque mudar o cabelo radicalmente e demorou até me acostumar com meu novo “eu”. É importante ter paciência e se cercar de pessoas que te incentivem, pois faz parte de um processo de aceitação. Cada cacho é um cacho e eu aprendi a cuidar do meu.”
- Thais Davanso, coordenadora de marketing.

Ela encontrou uma solução alternativa

Quando eu era pequena meu cabelo era bem cheio e crespo, mas minha mãe não tinha paciência para cuidar e por isso o alisava com guanidina. Na fase adulta o cortei curtinho e coloquei megahair. Meu cabelo foi crescendo aos poucos até que consegui recuperá-lo. Porém, durante um trabalho a cabelereira passou um produto que o deixou liso e não me avisou. Meu cacho selou. Há seis meses iniciei a transição capilar novamente. Estou fazendo tudo de novo, cortei o cabelo e coloquei o aplique cacheado. Essa é uma opção pra quem não quer fazer o Big Chop. Meus cachos estão voltando, o problema é a ansiedade para crescer logo. Hoje minha mãe me apoia bastante na mudança, porque se arrependeu do que fez na minha infância.”
- Ana Carolina Amaral, bailarina.

Viu só? Você também pode e deve mostrar
seus cachos para o mundo!

*Técnica utilizada para cortar toda a parte com química do cabelo, deixando apenas a textura capilar natural.