Você sabe de onde vem nosso Murumuru?

Conheça como é feita a colheita e o processamento do ativo da linha Ekos Murumuru para cabelos.

O murumuru é um surpreendente ativo da biodiversidade amazônica, com vocação para tratamento dos cabelos relevada em sua melhor forma por Natura Ekos.A manteiga da semente do murumuru tem alta afinidade com a fibra capilar e propriedades únicas para a reconstrução dos fios.

Com alta concentração de manteiga de murumuru, a linha Ekos Murumuru proporciona dupla ação sobre o cabelo: penetra profundamente na fibra capilar, preenchendo as fissuras, e alinha as cutículas, devolvendo sua elasticidade natural. Os efeitos são percebidos desde a primeira aplicação.

Mas esse ativo rico para o tratamento capilar não era valorizado até pouco tempo atrás. O murumuru é uma palmeira alta, repleta de espinhos, que costumava ser derrubada e queimada para dar lugar ao cultivo do açaí. Hoje, o uso de sua semente como matéria-prima cosmética possibilita o manejo sustentável da espécie, com geração de valor que reverte a lógica do desmatamento.

“Alguns anos atrás, a maioria dos nossos agricultores queimava e derrubava o murumuru. Ele era considerado um inimigo pro agricultor. Mas quando nossa cooperativa começou a trabalhar com a Natura passamos a ver um valor comercial. Daí os agricultores começaram a preservar os que já tinham”, como explica no vídeo abaixo Vanildo Quaresma, coordenador de campo da Cooperativa Cofruta, de Abaetetuba, no Pará.

Essa é uma das comunidades agroextrativistas da região amazônica parceiras da Natura e que são responsáveis pelo manejo desse e de outros ativos utilizados nos nossos produtos.

Conheça mais no vídeo abaixo.

 
Redação Natura
09/09/2016