< VOLTAR A CATEGORIA

O QUE APRENDI

O QUE É DE FATO, SER UM GUERREIRO?

Por:

papo_de_homem


gg_6

De acordo com o dicionário Aurélio, o principal significado para a palavra guerreiro é “pessoa que combate numa guerra”. Mas, de acordo com a milenar cultura das artes marciais, há muito mais por trás da construção da ideia do guerreiro do que aquilo que nossa sociedade consegue resumir em uma frase.

Na China de 5.000 anos atrás, ser guerreiro independia de gênero, cargo, status, classe social, orientação sexual ou qualquer rótulo que utilizamos nos dias de hoje. Para além dos golpes, a formação de um guerreiro morava em uma busca incessante pelo equilíbrio.

No dia a dia da sociedade moderna, costumamos classificar como guerreiros aqueles homens que, muitas vezes, precisam encarar grandes desafios e chegam ao outro lado do embate como vencedores. Também valorizamos muito quem tem a capacidade de elaborar raciocínios complexos ou manter a mente sempre ativa e alerta, a ponto de não parar de pensar.

Na sabedoria oriental, no entanto, cabe ao guerreiro manter sua mente sob controle. Não é preciso dizer muito. O silêncio já fala por si. É a mente que deve obedecer o seu dono, e não o contrário. Com valores como sinceridade, paciência e perseverança como guias, um shaolin não precisa se ancorar em demonstrações de liderança, força, bravura, audácia ou valentia.

A noção clássica de masculinidade treina os homens para atingir o sucesso, mas ocupar cargos de poder e ter um cartão de chefe é transitório. Ter consciência da nossa vulnerabilidade e ser capaz de inspirar as pessoas ao nosso redor com honra e lealdade são maneiras muito mais eficazes — e sustentáveis — de liderar.

Na prática, o objetivo não é simplesmente triunfar. Afinal, o que realmente define o guerreiro não é a vitória — fracassos, derrotas e finais de ciclo são momentos tão chave de nossas vidas quanto as conquistas —, mas a sabedoria com que ele conduz as situações que enfrenta.

Encarar grandes desafios e chegar ao outro lado do embate como vencedor não é nada. O que de fato define um guerreiro é a maneira como ele consegue atravessar as situações.

......................................................................................................................................................................................................................................................................

 

MAIS ALGUMAS MATÉRIAS QUE PODEM LHE INTERESSAR

Separamos algumas matérias que debatem a diversidade masculina:

 

pp1

CUIDAR DA SAÚDE (EMOCIONAL) TAMBÉM É COISA DE HOMEM​

O número de homens que se matam no Brasil é quase quatro vezes maior que o de mulheres...

                       

CONTINUAR LENDO

 

pp_muito_alem_macho

SER HOMEM VAI MUITO ALÉM DE SER MACHO          

Desde o berço, os homens aprendem que um sujeito macho é aquele que está pronto para o que der e vier. Enfrenta qualquer batalha sem fraquejar...

CONTINUAR LENDO

 

pp2

REDEFINA SUCESSO: HOMENS PODEM IR ALÉM DO PAPEL DE PROVEDOR FINANCEIRO​​

Desde pequenos, nós ouvimos que o único resultado desejável na vida é vencer...

 

CONTINUE LENDO

 

 

CUIDADOS PARA O HOMEM

O melhor da Natura para o homem. Produtos inovadores para  barba, cabelo, rosto, corpo e perfumaria.

CONHEÇA

 

linha-completa1