QUER ENTENDER AS TENSÕES DOS HOMENS? CONVERSE COM ELES

gg_8

Fundada em 1969, a Natura tem um segmento de produtos para os homens desde 1979. Com o relançamento da linha Natura Homem, no entanto, fomos a campo para escutar e aprender mais sobre os contextos sociais e os papéis que os homens vivem hoje.

Percorremos cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Recife, além de fazer entrevistas na rua, por Skype e criar oito grupos de discussão espalhados pelo Brasil. Ouvimos homens entre 20 e 45 anos de idade, de diferentes classes sociais. Durante essa caminhadas, esses diálogos nos levaram a três aprendizados principais.

Homem não é nem precisa ser tudo igual

Tradicionalmente, nós homens aprendemos que existe apenas um tipo de masculinidade. Uma forma única e hegemônica de ser homem, construída na contraposição a ser mulher ou criança. Esta ideia se baseia em três valores fundamentais: trabalho, família e sexualidade. Só descobrimos que podemos alargar as noções do que é ser homem, sem perder nossa essência e sem deixar de ser homem, a duras penas e com o passar do tempo. Na relação com as mulheres, ao nos conectarmos com outros homens reais e com as mudanças trazidas pela paternidade.

Cuidado: Homem (também é) frágil

Nós fomos ensinados a não chorar, não sofrer e não reclamar. A não mostrar nossas dores e temores. Ao invés de aprender a lidar com os afetos, somos estimulados a fazer parte de uma identidade baseada em força, violência e poder. Mas se todos nós precisamos ser dominantes e vencer o tempo todo, quem são aqueles que perdem e fracassam? Somos nós também, é claro, embora quase nunca estejamos preparados para lidar com isso ou assumir.

Ao contrário do que aprendemos a mostrar, nós homens não somos o “sexo forte”. Não há como sermos se a nossa identidade está sempre por um fio, questionada ou sujeita a quebrar ao menor sinal de fraqueza.

Que rei sou eu?

Ao mesmo tempo em que recebemos essa educação restritiva, também somos pressionados a mudar. Sem deixar de lado a necessidade de trabalhar, ter sucesso, acertar e passar segurança para os que nos rodeiam, precisamos ir além. É preciso estar mais abertos, sensíveis e tolerantes do que estavam nossos pais e avós. “O homem é isso”, “o homem precisa fazer aquilo”. Será que existe espaço para homens que — embora comprometidos com um mundo mais livre, mais igualitário e mais humano — simplesmente fazem o que podem?

Para abrir espaço para tudo que os homens querem e precisam dizer, assim como a melhor forma de atendê-lo, nós da Natura Homem não acreditamos em falar para os homens, e sim com eles. Seguimos juntos.

SER HOMEM É MUITO MAIOR DO QUE SER MACHO

Separamos algumas matérias que debatem a diversidade masculina:

 

pp_7

É HORA DE OLHARMOS PARA O ESPELHO

Muitos homens têm receio ou desprezo quando a palavra beleza aparece no horizonte. Também pudera: ouvimos desde cedo que a vaidade é uma característica...
 

 

CONTINUAR LENDO

 

pp_8

QUER ENTENDER AS TENSÕES DOS HOMENS? CONVERSE COM ELES

Fundada em 1969, a Natura tem um segmento de produtos para os homens desde 1979. Com o relançamento da linha Natura Homem, no entanto, fomos a campo...
 

 

CONTINUAR LENDO

 

pp_natura_celebra

NATURA HOMEM CELEBRA TODAS AS MANEIRAS DE SER HOMEM

Alguns homens são mais sensíveis e abertos, enquanto um bocado de nós somos mais duros e conservadores. Uns são modernos, enquanto outros preferem a segurança das tradições.
 

 

CONTINUE LENDO

 

 

CUIDADOS PARA O HOMEM

O melhor da Natura para o homem. Produtos inovadores para  barba, cabelo, rosto, corpo e perfumaria.

CONHEÇA

 

linha-completa1