< VOLTAR A CATEGORIA

O QUE APRENDI

SER HOMEM VAI MUITO ALÉM DE SER MACHO

Por:

papo_de_homem

gg_muito_alem_macho

Desde o berço, os homens aprendem que um sujeito macho é aquele que está pronto para o que der e vier. Enfrenta qualquer batalha sem fraquejar, não tem medo ou frescura e jamais abaixa a guarda para nada ou ninguém.

“Macho que é macho não come mel, mastiga abelha”.

“Macho que é macho quando faz aniversário não sopra velas, apaga no grito”.

Anedotas como essas — que fazem parte do imaginário popular — podem até ser bobagem, mas têm pelo menos uma serventia: mostrar que essa construção sobre o que é ser macho é irreal e pertence mais ao terreno da fantasia. Ou será que é possível, na prática, se colocar à prova o tempo todo, nunca ficar em dúvida e jamais desistir?

O que parece um ideal a alcançar se transforma, rapidamente, em uma prisão.

Basta um deslize — como usar uma camiseta de cor “errada” ou, ainda criança, escolher brincar de casinha ao invés de carrinhos — para colocar a carteirinha de macho-alfa à perigo.

É insustentável.

Ser macho, através dos tempos, também ganhou contornos de elogio. Virou, supostamente, sinônimo de coragem: aguentar pressões sem reclamar, bater de frente com quem atravessa o nosso caminho e, em caso de confusão, dar uma boiada para não sair dela. Mas será que não é preciso tanto ou mais bravura para tomar atitudes que dificilmente são relacionadas à cultura da macheza — como ter humildade de reconhecer erros ou ser capaz de pedir ajuda na hora certa?

Conseguir ser forte, corajoso, resistente ou destemido nas situações em que essas qualidades são necessárias não é ser macho. É, simplesmente, ser você.

Ser homem vai muito além de ser macho.

......................................................................................................................................................................................................................................................................

 

MAIS ALGUMAS MATÉRIAS QUE PODEM LHE INTERESSAR

Separamos algumas matérias que debatem a diversidade masculina:

 

pp1

CUIDAR DA SAÚDE (EMOCIONAL) TAMBÉM É COISA DE HOMEM​

O número de homens que se matam no Brasil é quase quatro vezes maior que o de mulheres...

                       

CONTINUAR LENDO

 

pp_muito_alem_macho

SER HOMEM VAI MUITO ALÉM DE SER MACHO          

Desde o berço, os homens aprendem que um sujeito macho é aquele que está pronto para o que der e vier. Enfrenta qualquer batalha sem fraquejar...

CONTINUAR LENDO

 

pp2

REDEFINA SUCESSO: HOMENS PODEM IR ALÉM DO PAPEL DE PROVEDOR FINANCEIRO​​

Desde pequenos, nós ouvimos que o único resultado desejável na vida é vencer...

 

CONTINUE LENDO

 

 

CUIDADOS PARA O HOMEM

O melhor da Natura para o homem. Produtos inovadores para  barba, cabelo, rosto, corpo e perfumaria.

CONHEÇA

 

linha-completa1