Natural Musical: Doze anos de voz ativa e potente na música brasileira

A música nos conecta, nos coloca em movimento, nos faz sair de casa para viver. A gente sempre acreditou que a identidade brasileira se formou assim.

O Natura Musical surgiu em 2005 para valorizar a música brasileira. E, após mais de uma década de atuação, acompanhando as mudanças na música e no mundo, a plataforma embarca num processo de renovação de seus modelos, com o objetivo de ampliar sua relação com o público. Por meio de experiências e conteúdo engajador, dá voz à música que reverbera nesse contexto de grandes transformações e promove empatia, conexões e encontros.

A plataforma lança em média 20 álbuns por ano e tem um papel importante na valorização da produção contemporânea e da identidade musical brasileira. Ao longo de 12 anos, são 123 milhões de reais investidos em mais de 1350 produtos culturais (mais de 1200 shows, 132 CDs, 26 DVDs, 21 livros e 5 filmes), atingindo diretamente 1,3 milhão de pessoas.

No campo do fomento, a Natura abre anualmente o Edital Natura Musical, selecionando projetos de todas as regiões do Brasil, de novos artistas a nomes consagrados. A seleção acontece por meio de edital público com a colaboração de uma rede de especialistas formada por produtores, jornalistas, curadores e representantes da cena musical, em parceria com as leis Rouanet e estaduais de incentivo à cultura.

Para esse ano, o Natura Musical ofereceu o total de R$ 5,6 milhões. De 4 a 21 de julho, artistas, bandas e coletivos de todo o Brasil inscreveram seus projetos para patrocínio na categoria Lançamento de Novos Trabalhos. Com o intuito de se aproximar do contexto mais atual de produção e difusão da música brasileira, o Edital foi simplificado e apresenta mudanças nos critérios e processo de seleção, com menos etapas. Acesse o regulamento abaixo para saber mais sobre o novo processo.

Além dos projetos selecionados pelo Edital, a nova frente de atuação do programa são as parcerias com festivais regionais, que são uma importante plataforma de circulação e formação de público, aumentando o alcance e capilaridade do Natura Musical. Os novos projetos do Natura Musical para 2018 serão divulgados até dezembro desse ano.

Inaugurada esse ano, a Casa Natura Musical, em São Paulo, reforça a vocação do programa como plataforma de exibição, com uma oferta perene de programação cultural e experiência com a marca. A Casa possui ambientes adaptáveis a diferentes perfis de atrações e públicos, com uma grade de programação pulsante que apresenta novos artistas, nomes consagrados, música regional e projetos coletivos.

No ambiente digital, além dos lançamentos e novidades sobre os projetos patrocinados, o portal e as redes sociais trazem conteúdos exclusivos sobre música e comportamento, construindo uma plataforma multicanal de entretenimento por meio de conversas sobre temáticas diferentes e engajadoras.

E é por isso que Natura Musical existe: para amplificar a frequência social de um Brasil criativo e fazer com que mais encontros aconteçam.

Nos encontramos na música!

PDF iconregulamento_artistas_natura_musical_2017.pdf