O QUE É

Desde 2006, a Natura conta com a Ouvidoria, um canal aberto para receber e apurar casos de descumprimento ao Código de Conduta. Atua também como um canal de diálogo para receber consultas, críticas, elogios e sugestões, apoiando a evolução de nossos processos e relações.
 

QUAIS PÚBLICOS ATENDE

A Ouvidoria atende colaboradores, fornecedores e comunidades fornecedoras de todo o Brasil e Operações Internacionais com temas de denúncias, consultas, críticas, elogios e sugestões, além disso atendemos os consumidores finais e as consultoras de beleza Natura com situações relacionadas ao descumprimento da cartilha de venda por relações (venda irregular).

A Ouvidoria Natura garante a confidencialidade e a não represália dos manifestantes.

O canal de Ouvidoria para as Consultoras de Beleza Natura, Consumidores Finais (CFs) e Líderes não está aberto para outros temas. A Ouvidoria atende os Casos Especiais de Consultoras e Consumidores Finais somente quando estes são direcionados internamente pelas Centrais de Atendimento, Imprensa e Segurança do Consumidor.

O público de Consultoras é atendido pelo Canal atendimento Natura – CAN 0800 762 88 72 (para telefones fixos) e 0300 762 88 72 (para telefones celulares), de Segunda à sexta das 8h às 22h e aos sábados das 9h às 20h (horário de Brasília).

O público de Líderes é atendido pelo Atendimento a Orientadora- Ato 0800 7760013 Segunda à sexta das 8h às 22h e aos sábados das 9h às 20h (horário de Brasília) - Recebe ligações de celular.

O público CF é atendido pelo Serviço Natura de Atendimento ao Consumidor - SNAC 0800 11 55 66 (para telefones fixos) e 0300 711 55 66 (para telefones celulares), de Segunda à sexta das 8h às 20h, Sábados das 9h às 15h (horário de Brasília).
 

DE QUAIS ASSUNTOS TRATA

A Ouvidoria trata de questões técnicas e comportamentais trazidas pelos públicos atendidos neste canal. Consideramos especiais as demandas de nossas Consultoras encaminhados pelo Centro de Atendimento Natura (CAN) e de nossos consumidores, vindos das áreas de Imprensa e Segurança do Consumidor.
 

COMO FUNCIONA

Com cuidado e discrição, a Ouvidoria analisa e encaminha dúvidas, críticas ou elogios para as áreas gestoras e acompanha a resolução das manifestações, avaliando a possibilidade de evolução nos processos, políticas e relacionamentos. É importante ressaltar que toda manifestação que chega até a Ouvidoria é tratada com confidencialidade, seja ela identificada ou anônima.

Dúvidas frequentes

Minha manifestação não está relacionada aos assuntos atendidos na Ouvidoria. A quem devo encaminhar?

Resposta: Acesse a área de Atendimento.

De que forma a Ouvidoria atua e qual seu fluxo de resolução?

Resposta: A Ouvidoria analisa e encaminha dúvidas, críticas ou elogios para as áreas gestoras, com cuidado e discrição, e acompanha a resolução das manifestações, avaliando a possibilidade de evolução nos processos, políticas e relacionamentos.

Para entrar em contato com a Ouvidoria é necessário me identificar?

Resposta: Não. Caso você desejar, você pode encaminhar à Ouvidoria uma manifestação anônima. No entanto, é importante enviar um telefone ou e-mail de contato, se desejar ter retorno da manifestação.

Código de conduta

O Código de Conduta traz um conjunto estruturado de regras de comportamento, tornando mais ampla e objetiva a forma como conduzimos nossas relações na Natura no Brasil e nas Operações Internacionais. O objetivo dele é nortear os comportamentos e atitudes dos colaboradores - incluindo estagiários, jovem aprendizes, prestadores de serviços e conselheiros - e fornecedores, trazendo temas e situações concretas do dia a dia.

ENTRE EM CONTATO

  • Telefone: 0800-7761620 (ligação gratuita) ou (11) 4446-2010 – 24 horas por dia, todos os dias da semana.
  • E-mail: ouvidoria@natura.net
  • Site Ouvidoria: www.ouvidorianatura.com.br
  • Atendimento pessoal com hora marcada pelo 0800-7761620
  • Carta: Rodovia Anhanguera, s/n, km 30,5 – Empresarial Itaim (Polvilho) – Cajamar – CEP 07790-190.