
Alisar o cabelo, seja com escova progressiva, seja com alisamento definitivo, certamente está entre os tratamentos mais procurados nos salões de beleza. Mas, antes de partir para a química, é importante escolher um profissional de confiança - fazer alisamento de cabelo em casa não é indicado - e ter bons produtos à disposição.
Vale lembrar que, em 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) limitou o formol em produtos para escova progressiva a 0,2%, já que, em concentrações mais altas, a substância é prejudicial à saúde. Portanto, certifique-se que seu cabeleireiro segue a norma e não deixe de pedir que ele faça um teste de sensibilidade antes de realizar o alisamento de cabelo.
Leia também:
Quer fazer o alisamento durar o máximo possível? Veja 5 dicas
Cabelo liso e alisado: 5 dicas para diminuir o frizz
Como finalizar o cabelo alisado
Confira agora algumas soluções para salvar seu cabelo alisado de procedimentos que não foram eficazes!
O que devo saber antes de fazer o alisamento de cabelo?
Analisar as condições do cabelo também é uma etapa imprescindível. "Cabelo bem-cuidado terá mais força para suportar danos e aderir à química", diz Gui Cassolari, cabeleireiro oficial da Natura. Ele também lembra a importância de ser honesta com o profissional sobre produtos e tratamentos feitos anteriormente. "A química usada em tinturas e alisamentos anteriores interfere, e muito, no que vai ser feito depois", ressalta.

Ainda assim, alguns problemas podem aparecer após o alisamento de cabelo. "Se o procedimento danificou o cabelo ou não funcionou, primeiro é preciso um diagnóstico sobre as condições dos fios para, então, tratá-los", completa o expert.
Principais problemas e soluções para cabelo alisado
Alguns procedimentos, quando não realizados de forma apropriada, podem danificar a saúde dos fios. A seguir, listamos os problemas mais comuns quando o alisamento de cabelo dá errado e como solucioná-los.
1. O cabelo ficou quebradiço
Após algumas progressivas, é relativamente comum que o cabelo fique mais elástico e difícil de desembaraçar. Mas se os fios começarem a quebrar, é preciso considerar tratamentos de reconstrução à base de queratina, aminoácidos e vitaminas, além de hidratações intensas. As primeiras etapas costumam acontecer no salão e a manutenção é feita em casa, em um processo que chega a durar mais de um mês. Se o cabelo estiver muito danificado, só um bom corte pode ser a solução.
2. Houve reações no couro cabeludo
"Ter alguma reação com o couro cabeludo é mais comum com a progressiva do que com o alisamento definitivo", explica Gui Cassolari. O teste de sensibilidade feito no cabeleireiro pode detectar alguma intolerância ao produto, mas se mesmo sem nenhuma reação na pele, houver irritação ou descamação no couro cabeludo, procure um dermatologista.
3. Os fios "colaram" no topo da cabeça
Pode acontecer nas duas primeiras semanas ou nas seis primeiras lavagens, em média. "Nesse caso, seque os fios de cabeça para baixo com o secador até que eles ‘descolem’ e recuperem o volume da raiz", explica Gui Cassolari.
4. O alisamento não pegou
Converse com o cabeleireiro sobre o intervalo ideal antes de partir para um novo alisamento. "Refazer uma progressiva atrás da outra pode quebrar os fios ou até causar queda de cabelo", ressalta o expert. Ele lembra ainda que o problema é mais comum em quem tem o cabelo virgem, pois esses fios têm os poros fechados e aderem à química com menos facilidade.
5. O cabelo teve alteração na cor
Alguns tipos de progressiva podem mudar o tom do cabelo tingido, principalmente nas loiras e em quem faz reflexo. "Já existem produtos específicos que evitam esse efeito. Se acontecer, é possível neutralizar a alteração com tonalizante", conclui Cassolari.
Principais cuidados pós alisamento de cabelo
Além de realizar tomar os cuidados necessários para cuidar dos fios que
passaram por um processo de alisamento que não deu certo, é importante tomar
algumas precauções para evitar que a situação piore.

Listamos abaixo alguns cuidados que podem te ajudar também durante esse processo. Confira:
- Respeito o tempo que for preciso para a situação do seu cabelo normalizar
novamente. Evite fazer mais procedimentos químicos que possam danificá-lo
ainda mais;
- Use produtos específicos na hora da lavagem, assim você garante que seu
cabelo receba os nutrientes necessários para ficar mais saudável;
- Faça tratamentos que auxiliem na devolução dos nutrientes para os seus fios.
Além de hidratações, algumas reconstruções podem ser feitas também;
- Procure ajuda de um especialista caso perceba que a situação está se
agravando e veja como prosseguir no tratamento do seu cabelo.
Como vimos, os principais problemas que o alisamento de cabelo pode gerar vão desde fios quebradiços à alterações de coloração das madeixas. Por isso, avaliar as condições do seu cabelo antes de realizar o procedimento e, frequentar um profissional de confiança, é imprescindível para que o resultado saia como o esperado.
Agora que você já sabe as 5 soluções para alisamento de cabelo que não deu certo, que tal ficar por dentro sobre como o Plant Verão pode tratar o seu cabelo nesta estação?