9 dicas para cuidar do cabelo cacheado

Aprenda como cuidar do cabelo cacheado e assuma a textura natural dos fios com a certeza de que eles estarão lindos e prontos para brilhar

Publicado em 24 abr 2018, 22:04

cabelo cacheado tem necessidades específicas que envolvem tratamentos, modeladores e até mesmo mudança de hábitos no dia a dia com os cuidados capilares. Quem explica é o especialista em cabelos da Natura Guilherme Cassolari.

Leia também:

Guia completo de cuidados para cabelo cacheado e crespo

Qual é o seu tipo de cabelo? Entenda a classificação dos fios

Cabelos tingidos: 5 dicas para manter visual renovado 

Como cuidar do cabelo cacheado

  1. Modele seu cabelo quando ele ainda estiver molhado. Depois que ele secar, até mesmo passar os dedos vai desfazer os cachos. Além disso, quanto mais você manuseia as madeixas, mais frizz cria, porque abre as escamas dos fios. Para agredir ainda menos, você pode desembaraçar os fios no banho, enquanto eles estiverem com condicionador ou máscara.
     
  2. Antes de aplicar uma máscara de tratamento ou um creme sem enxágue, tire o excesso de umidade do cabelo com uma camiseta de algodão. Além de evitar a fricção da toalha, que intensifica o frizz, esse processo permite que os ativos condicionantes penetrem melhor na fibra capilar.
     
  3. Toda cacheada precisa estimular o cabelo. Se seu cabelo é aquele que ainda está em transição, não está muito definido, é fundamental estimulá-lo com um creme modelador. Para, de quebra, combater o frizz, aposte em um produto capaz de modelar e umidificar os fios, como o Spray Reativador Umidificador, da linha  Curvas Envolventes, de Plant. Nem precisa enxaguar!
  4. Vai secar o cabelo? Não use o secador convencional, que pode desfazer seus belos caracóis! “O ideal é tirar a umidade depois do banho, aplicar um ativador de cachos do meio para as pontas dos fios e secar com o difusor de baixo para cima, amassando para definir melhor os cachos", explica Cassolari. "Escolha uma velocidade baixa para que eles não se desfaçam", completa.
     
  5. Aposte na técnica da fitagem para ajudar a definir os cachos. No processo, você aplica creme para pentear e trabalha seu cabelo mecha a mecha com os dedos em movimentos firmes. Você pode escolher se quer o cabelo mais volumoso, separando mechas maiores, ou com menos volume, separando mechas menores.   
     
  6. Nunca deixe de hidratar os fios. Cabelo cacheado geralmente é mais seco, porque seu formato impede que a oleosidade natural chegue até a ponta das madeixas. Para garantir a nutrição, use produtos como a Máscara Express Cachos Modelados - Cabelos Cacheados, de Sou, que define e hidrata o cabelo.
     
  7. Defina um cronograma capilar de tratamentos específicos para cabelo cacheado que contemple hidratação, nutrição e reconstrução, especialmente se seu cabelo tiver passado por processos químicos.
     
  8. Evite dormir com o cabelo úmido. Os fios vão ficar sem forma quando você acordar e o cabelo cacheado demora mais para secar naturalmente. Se eventualmente não tiver como evitar, faça dois coques laterais torcidos e solte-os quando acordar. Assim, os fios ficarão com uma forma bem definida pela manhã.
     
  9. Os últimos cuidados só acabam na hora de dormir. Quando deitar, coloque os cabelos para cima e evite que os cachos amassem. Assim, pela manhã, você terá um cabelo mais definido e bonito.

 

Ame seu estilo. Assumir o seu cabelo natural faz com que você crie uma relação com a beleza, uma beleza que não precisa seguir padrões nem ser difícil de ser alcançada. Basta fazer as pazes com o que é seu e é lindo por natureza.
 

Conheça os produtos