
Pode dormir com cabelo molhado? Lavar e molhar o cabelo todo dia faz mal? Será que você pode molhar o cabelo e não lavar? Essas são apenas algumas dúvidas comuns sobre os cuidados necessários com os cabelos molhados.
Em meio a tantas atividades do dia a dia, é fácil se descuidar da saúde dos fios, indo dormir com o cabelo molhado ou prendendo-os molhados com elásticos, por exemplo, o que aumenta as chances de quebra e ressecamento.
Quer aprender a cuidar dos seus cabelos do jeito certo? Vamos saber o que é ou não indicado fazer quando você está com o seu cabelo molhado!
Leia também:
Condicionador: evite os 5 erros mais comuns | Natura Brasil
Couro cabeludo: 5 cuidados essenciais para um cabelo forte e saudável | Natura Brasil
Cronograma capilar: saiba o que é e como montar o seu! | Natura Brasil
Como saber se o cabelo está úmido?
Antes de tirar as principais dúvidas sobre cabelo molhado, vamos começar do início: como saber se o cabelo está úmido ou molhado?
O cabelo molhado é aquele que continua com excesso de água, ou seja, ainda está pingando enquanto a água escorre pelo fio. Depois disso, o cabelo começa a secar, sendo que algumas partes vão ficando menos molhadas que outras.
Quando algumas partes do cabelo estiverem secas, como as pontas, a parte da frente ou de trás, podemos dizer que o cabelo já está úmido. Mesmo estando mais seco, ainda assim é preciso tomar cuidado ao penteá-lo ou ao usar ferramentas de calor.
Cabelo molhado: as principais dúvidas sobre o tema
Mas será que molhar o cabelo todo dia faz mal? Você pode dormir de cabelo molhado? Existe uma frequência certa para lavar? E como lavar corretamente? Vamos tirar essas e outras dúvidas!
Pode molhar o cabelo e não lavar?
Sim, você pode molhar o cabelo sem necessariamente lavá-lo. Porém, é importante ter em mente que deixar o cabelo molhado sem lavar pode causar problemas como odor, caspa e proliferação de fungos no couro cabeludo.
Isso porque a umidade irá se misturar com outras sujidades e oleosidade já presentes no cabelo, fazendo com que aumente as chances de desenvolver esses problemas.
Por isso, a dica é sempre lavar o cabelo com shampoo e condicionador quando molhá-lo. Se precisar molhar os fios para revitalizar a curvatura, por exemplo, evite utilizar muita água, use apenas o suficiente para deixá-lo úmido.
Lavar o cabelo todo dia faz mal?
A resposta é depende. De maneira geral, não é indicado lavar os fios todos os dias, pois retira a oleosidade natural dos fios, que servem como proteção. No entanto, cada tipo de cabelo precisa de uma frequência diferente de limpeza.
Se o seu cabelo é oleoso, ou seja, produz oleosidade em excesso, uma opção pode ser o shampoo a seco para lavar sem precisar de água. Ele limpa e revitaliza os cabelos em poucos minutos.
Porém, caso sinta a necessidade de lavá-lo todos os dias, é indispensável utilizar produtos indicados para o seu tipo de cabelo, que limpam sem ressecar.
Já se você tem cabelo de normal a seco, o ideal é espaçar as lavagens para manter a hidratação e proteção dos fios. A dica é lavar a cada 2 dias, um dia sim, outro não.
Uma outra medida para contribuir com a saúde dos fios é a reposição de queratina, inclusive com o cabelo molhado!
Como lavar o cabelo corretamente?
Você sabe como lavar seu cabelo corretamente? Com o cabelo molhado, aplique uma quantidade adequada de shampoo nas mãos (de acordo com o comprimento) e, depois, aplique o produto no couro cabeludo, em todas as regiões (nuca, frente e laterais).
Massageie suavemente o couro cabeludo com as pontas dos dedos, com atenção para lavar todas as partes do couro cabeludo. Não tenha pressa: aproveite o momento para relaxar!
Enxágue completamente e, se necessário, repita o processo. Retire o excesso de água e aplique um condicionador no comprimento, deixando-o agir por alguns minutos. Depois, é só enxaguar.
Qual é a hora certa de pentear? É melhor pentear o cabelo seco do que molhado?
Depende. O cabelo molhado é mais frágil do que o cabelo seco, então é preciso cuidado na hora de penteá-lo úmido. Utilize sempre pentes de dentes largos e tenha ajuda do condicionador ou de um leave-in.
Se você tem o fio liso, pode pentear seu cabelo molhado ou seco, sempre com cuidados para não quebrar os fios.
Agora, quem tem fio com curvatura (ondulados e cacheados) pode preferir pentear o cabelo apenas durante o banho, já que perdem a definição quando são penteados secos.
Nesses casos, uma dica é desembaraçar os fios antes de entrar no banho, facilitando na hora de pentear o cabelo molhado durante e após o banho. Use um pente de dentes largos e desembarace com ajuda de condicionadores e cremes para pentear.
Posso prender o cabelo molhado?
Não é indicado prender o cabelo molhado. Como vimos, se os fios estiverem molhados ou úmidos, eles ficam mais frágeis e propensos a quebras. Ao prender o cabelo, o próprio elástico pode causar a quebra das fibras do cabelo.
Dica: se você precisa prender o cabelo molhado, use acessórios de cabelo que sejam suaves e não apertem muito. Além disso, evite prender o cabelo e depois puxar os fios para ajeitar, pois essa tração também pode quebrar os fios.
Dormir com cabelo molhado faz mal?
Sim, dormir com o cabelo molhado pode causar danos e quebras aos fios. Isso acontece por conta do atrito com o travesseiro que leva à quebra dos fios e embaraça muito mais fácil, criando nós no cabelo.
Além disso, o cabelo demora mais tempo para secar, já que uma parte dele sempre estará em contato com o travesseiro. Essa umidade prolongada pode criar um ambiente propício para o crescimento de fungos no couro cabeludo.
Por isso, sempre seque o cabelo antes de dormir e, se não for possível, use uma fronha de cetim ou seda, que diminuem a ação do atrito.
Pode usar chapinha no cabelo molhado?
Não. A temperatura excessiva aplicada ao cabelo molhado pode causar danos irreparáveis nos fios, queimando a fibra capilar e retirando toda a hidratação dela.
Isso leva à quebras e até mesmo a um tipo de corte térmico, quando uma parte do cabelo cai por não aguentar as altas temperaturas. Então, sempre seque o cabelo com um secador antes de usar a chapinha.
A temperatura do secador também pode prejudicar os fios, mas como não está em contato direto com o cabelo, não causa a queimadura. Mas lembre-se de sempre utilizar um protetor térmico antes de usar qualquer ferramenta de calor para proteger os fios.
Cabelo molhado também é um visual na moda
Muita gente evita ao máximo sair de casa com o cabelo molhado, mas e se a gente disser que isso é uma tendência? Sim! O Wet Hair é um dos tipos de penteados com cabelo molhado diferente e estiloso, cada vez mais visto nas passarelas e nas celebridades.
Esse estilo é uma maneira de criar um visual moderno e ousado e você consegue utilizar em festas, festivais e até uma ocasião mais formal e glamuroso, combinado com um look elegante.
Para fazer o efeito de cabelo molhado, ele deve ser penteado ou estilizado com gel de cabelo ou spray com efeito brilhante. Use um pente de dentes largos ou os próprios dedos para pentear o cabelo na direção desejada.
Tirou as suas dúvidas sobre os cabelos molhados? Confira outras dicas em nosso Blog para cuidar do seu cabelo e mantê-los sempre saudáveis!