Cabelo tingido: reacenda o brilho em 3 passos

Tingir o cabelo é uma ótima saída para mudar o visual ou cobrir os fios brancos. Mas, depois do processo, é importante ter alguns cuidados para manter a cor bonita e viva.

Publicado em 4 mai 2018, 14:05

Aplicar tintura no cabelo é uma das formas mais práticas de renovar o visual. Mas, como qualquer química, é fundamental manter uma rotina de cuidados para que os fios se mantenham saudáveis e brilhantes. “A química pode enfraquecer e ressecar os fios, principalmente se eles não estiverem bem-nutridos”, diz Gui Cassolari, cabeleireiro oficial da Natura. Outra consequência, as pontas duplas são sinal de que a fibra capilar saiu prejudicada. Com tantas possibilidades de dano, é essencial lançar mão de produtos específicos. “Desde o shampoo, todas as etapas de tratamento devem ser voltadas a cabelos com química”, completa. A seguir, Gui Cassolari dá três dicas preciosas para cuidar de cabelos recém-coloridos.

Leia também:

10 dicas para arrasar na hora de pintar o cabelo de loiro

Cronograma capilar: o que é e como seguir

O que é bom para evitar queda de cabelo? Descubra!

1. Restaure os fios ao menos nas três primeiras lavagens

Logo após a aplicação da tinta, os cabelos tendem a ficar mais frágeis e suscetíveis a danos. “Nas três primeiras lavagens, intensifique o tratamento com o Kit Choque Tratamento Restaurador Imediato Pós-Química Plant”, sugere Gui Cassolari. Ele reúne uma máscara regeneradora, um Sérum Potencializador de Restauração e um Sérum Restaurador Finalizador, que ajudam a restaurar o brilho e prolongar o efeito da química. É importante observar ainda a frequência de lavagem. “Embora as tinturas atuais sejam mais resistentes, as lavagens ainda são um fator de desbotamento da cor”, conclui o expert.

2. Cabelos bem-cuidados aderem melhor à cor

Madeixas nutridas e hidratadas seguram mais a tintura, além de serem mais resistentes aos danos que ela pode causar. Ou seja, não há desculpas para adiar a hidratação. O ideal é que ela aconteça de uma vez por semana a cada 10 dias. Quer mais um motivo para incluir de vez o ritual no calendário? Cabelos tingidos perdem oleosidade natural, o que leva ao ressecamento e à opacidade.

3. Atenção ao crescimento

Vale lembrar que produtos específicos para cabelos com química podem prolongar o efeito da tintura, mas não vão adiar o crescimento dos fios e, em consequência, o aparecimento da cor natural na raiz. Segundo Gui Cassolari, é comum as mulheres confundirem o crescimento do cabelo com o desbotamento da cor. “Quando a raiz aparece é sinal de que os fios estão crescendo, e não que a duração da tinta foi reduzida”, diz ele. Se a raiz começar a incomodar, considere usar tonalizantes antes de voltar ao salão.

Conheça os produtos