Encontre por

Cansou do cabelo liso? 8 dicas para cachear os fios

Do babyliss à faixa de meia-calça, aprenda truques para transformar o visual com ondas temporárias

Publicado em 4 mai 2018, 15:05

Cachear o cabelo liso é uma ótima opção de transformação temporária para quem tem receio de mudanças mais marcantes, como trocar a cor dos fios ou cortá-los de um jeito mais radical. Seja para uma ocasião especial, seja para variar o look no dia a dia, as técnicas de enrolar o cabelo são ótimas para quem tem facilidade e quem mal sabe fazer um coque básico.

Segundo Guilherme Cassolari, especialista em cabelo da Natura, existe um truque primordial para garantir o penteado por mais tempo. "Tem de usar fixador. Sem esse produto, não tem como o fio enrolar."

Leia também:

Qual é o seu tipo de cabelo? Entenda a classificação dos fios

7 dicas para lavar o cabelo corretamente

Como finalizar o cabelo oleoso

A seguir, o cabeleireiro revela o que você precisa saber para conquistar –ainda que momentaneamente– uma cabeleira encaracolada.

1. Enrolar o cabelo com modeladores de cachos

Se, ao pensar em cachos, a primeira coisa que vem à sua cabeça é o babyliss, saiba que o aparelho requer alguns cuidados. O primeiro deles é que o cabelo esteja totalmente seco, antes de usá-lo. Além disso, para evitar os danos causados pela alta temperatura do equipamento, é bom usar um produto que tenha protetor térmico, sem esquecer de aplicar o fixador no fim. E nada de deixar o modelador nas mechas por mais tempo que o indicado, ok?

Quanto maior a espessura do babyliss, mais largos serão os cachos - e vice-versa. E quanto mais fina for a mecha mais natural será o resultado final.

2. Enrolar o cabelo com chapinha

Assim como no procedimento com os modeladores de cachos, quando usar a prancha para fazer ondas, lembre-se de proteger os fios do calor. O método é simples: basta separar o cabelo em mechas e, na hora de passar a chapinha, torcer e deslizar o aparelho. O resultado é que os cachos ficarão mais abertos.

3. Enrolar o cabelo com bobes

Item básico da penteadeira da vovó, o objeto cacheia mesmo o cabelo. O ideal é que os fios não estejam secos na hora de separar as mechas para enrolar. Assim, você pode jogar um jato de secador nas madeixas e contar com a ajuda do calor para modelar as ondas. Deixe por muitas horas e só solte quando for sair de casa.

4. Enrolar o cabelo com tranças

Você pode modelar seu cabelo até enquanto dorme. Para isso, aplique um mousse com os fios úmidos, separe o cabelo em mechas e trance cada uma delas. Depois, enrole-as e prenda com um grampo. Ao acordar, solte os rolinhos e passe as mãos para desembaraçar. Para fixar, amasse as pontas com um pouquinho de Tchop Tchura Gel Fixador, de Naturé.

5. Enrolar o cabelo com meia-calça

Outra forma de conquistar cachos é utilizando uma meia-calça. Para tanto, junte as pernas e amarre em torno da cabeça, como se fosse uma faixa. Pegue uma mecha por vez e torça em torno do tecido, até prendê-la completamente. Deixe por, pelo menos, duas horas. Daí é só aplicar um fixador e soltar delicadamente com as mãos. Se você dormir com a meia, o resultado será mais intenso.

Cansou do cabelo liso?

Se você tiver uma faixa de cabelo ou tiara com elástico pode fazer o mesmo. Além de ser um penteado fácil e descolado, modela os fios de uma maneira prática e sem calor.

6. Enrolar o cabelo com coque baixo

O penteado é uma opção muito simples para quem não tem muito tempo na rotina. Com os fios levemente úmidos após a lavagem, enrole-os em um coque baixo - na altura da nuca - sem apertar muito e prenda com grampos ou elástico. Se você lava o cabelo pela manhã, pode fazer isso saindo de casa e soltar o coque ao chegar no trabalho! As ondas são mais leves e criam o efeito praia.

7. Enrolar o cabelo com coquinhos (bantu knots)

Quem tem cabelo curto sofre para encontrar um jeito que funcione para cachear os fios! Experimente fazer pequenos coques por toda cabeça para cachos mais definidos. Os chamados bantu knots são heranças das tribos africanas zulus, usados pelas mulheres negras há séculos com intuito de proteger e definir o cabelo. Você pode fazer à noite antes de dormir com o cabelo limpo e úmido e soltar pela manhã. Quanto mais tempo ele ficar, mais definidas serão suas ondas.

Separe uma mecha - que pode ser mais fina ou mais grossa, dependendo da aparência do cacho que você quer - e torça até que ela comece a enrolar sozinha. Prenda bem as pontinhas no coque com grampo ou elástico, com cuidado para não deixar apertado demais. Quando estiverem secos é só soltar e passar os dedos entre os cachinhos para abrir.

8. Enrolar o cabelo com bigudinhos

O nome é curioso e a aparência do objeto também. Da mesma época dos bobes da vovó, os bigudinhos eram usados para quem fazia o famoso permanente - o procedimento químico para enrolar permanentemente os fios. O acessório espiralado funciona de forma bastante similar à dos bobes: você enrola uma mecha nele e deixa até secar completamente o cabelo.

Cansou do cabelo liso?

Gui Cassolari dá uma dica final:


É sempre bom manter os fios hidratados, porque você consegue deixá-los mais macios e fáceis de modelar.

Receba novidades

Cadastre-se e receba mais dicas

Conheça os produtos

R$ 29,60R$ 29,60