Como acabar com as pontas duplas do cabelo

É comum que um fio ou outro tenha a ponta dividida. Mas, quando as pontas duplas incomodam, é hora de cuidar

Publicado em 24 mai 2018, 23:05

Um dos problemas mais comuns que surgem no cabelo são as pontas duplas, que brotam quando os fios estão fragilizados. Ganhando aparência "espigada", o cabelo parece desigual e desidratado. Quer entender por que as pontas duplas surgem? Aqui você também descobre como tratá-las e preveni-las!

Leia também:

O que é bom para evitar queda de cabelo? Descubra aqui

Cabelo quebrado: saiba como fortalecer os fios

Qual é o seu tipo de cabelo? Entenda a classificação dos fios

Por que as pontas duplas aparecem?

Dividido em três partículas, cada fio possui a medula, que é o centro e funciona como distribuidora de nutrientes; o córtex, que cobre a medula e é o dono da força e da elasticidade; e, por último, a cutícula, que reveste todo o fio. Quando temos pontas duplas, significa que a cutícula se rompeu e cada partícula agora está dividida. 

Naturalmente, o cabelo já sofre deterioração, mas alguns fatores podem acelerar o processo ou piorá-lo. As causas são as ações mais agressivas do dia a dia, como secar o cabelo, passar por um procedimento químico ou ficar exposta por muito tempo ao sol. 

Como evitar as pontas duplas no cabelo?

Tratar bem as madeixas é a regra principal para mantê-las livres das pontas duplas. Isso significa que cortar as pontas, que são a parte "velha" do cabelo, é realmente importante e deve acontecer a cada dois ou três meses. Mas não tente cortá-las pontas sozinha, já que, se fizer o corte errado, facilitará a abertura do fio. 

Além disso, vale lembrar que o uso de secadores, chapinhas e modeladores de cachos deve ser feito sem abusar de altas temperaturas, e é imprescindível o uso de protetores térmicos. O Creme Pré-Escova Liso e Solto, de Plant, e o Óleo Fortalecedor Patauá, de Ekos, funcionam bem nessa etapa, já que agem formando uma capa protetora nos fios. 

Assim como esses produtos, cremes sem enxágue e finalizadores devem ser adicionados ao seu arsenal de beleza. O Creme para Pentear Reconstrução do Fio Murumuru, de Ekos, e o Creme de Pentear Hidratação Reparadora, de Plant, funcionam como protetores, rejuvenescedores e combustíveis para um fio mais forte e saudável. Hidratações, claro, também precisam fazer parte da sua rotina e podem ser feitas uma vez por semana ou a cada 15 dias. 

Como acabar com as pontas duplas?

Você já sabe que o ato de cortar as pontas do cabelo significa tirar a parte velha dos fios. Mesmo assim, se as madeixas estiverem danificadas desde o começo da extensão, podem continuar fracas, fazendo com que se abram novamente.

Para impedir isso, vale investir em reconstruções, que dão força e criam proteção, fazendo com que as partículas dos fios voltem a crescer unidas. Há várias opções disponíveis que turbinam a saúde do cabelo, como as Cápsulas Capilares Fortificantes, de Plant, e a Ampola Multibenefício de Reparação Capilar, de Plant