Encontre por

Guia completo de cuidados para cabelo cacheado e crespo

Você quer assumir seus cachos, mas tem medo de não saber lidar com eles? Com os cuidados adequados para cabelo crespo e cacheado, você vai se sentir linda! 


Publicado em 25 abr 2018, 19:04

Abandonar o liso é acreditar na beleza natural como uma fonte de autoestima e autoconfiança. Para ajudar, preparamos este guia completo de cuidados para cabelo cacheado e crespo, com dicas do cabeleireiro Guilherme Cassolari. Nele, você vai descobrir o passo a passo para recuperar seus cachos e sentir orgulho do seu cabelo.

Leia também:

Cronograma capilar: o que é e como seguir

Cabelos cacheados: 4 segredos para caracóis definidos e saudáveis

4 dicas de finalização matadora para cabelo crespo

Para recuperar os cachos, o primeiro passo é aceitar que seu cabelo tem volume, curvas e que isso é o que o torna bonito. É amar os cachos e se amar de cachos. A partir daí, é importante organizar um cronograma capilar, que nada mais é do que elaborar um passo a passo para manter os fios saudáveis.

Entendendo os tipos de cabelo

Tipos de cabelo

Para quem está em transição capilar, conhecer seu tipo de cabelo pode ajudar muito nessa fase. Isso porque os produtos indicados para os subtipos, além de liso, ondulado, cacheado ou crespo, facilitam e promovem resultados melhores.

Normalmente, os cabelos cacheado e crespo estão entre os tipos 3 e 4, com características específicas. Um cuidado comum para ambos é hidratar com frequência, já que a curvatura desses fios dificulta que a oleosidade natural percorra todo o comprimento, ressecando, principalmente, as pontas.

Lavagem

Se você é do tipo que lava o cabelo todos os dias, é hora de mudar! Quem tem cachos deve lavar os fios, em média, três vezes por semana. Se o cabelo for crespo e volumoso, duas vezes por semana são suficientes para não danificar os fios.

A aplicação do shampoo deve ser feita duas vezes, sempre se certificando de que os dedos percorrem todo o couro cabeludo, onde se deposita a gordura dos fios. Lembre-se de utilizar um shampoo indicado para cachos, como o Curvas Envolventes, de Plant.

Com os fios limpos, use um condicionador específico para cachos, que vai hidratar e ajudar a desembaraçar o cabelo.

Finalização

Depois de lavado, uma boa dica é tirar a umidade do cabelo usando uma camiseta de algodão. Ela retira o excesso de água dos fios e ajuda a começar a definir os cachos sem que o cabelo arrepie. Feito isso, aposte em um ativador de cachos, que pode ser um leave-in, ou seja, um creme sem enxágue.

Em seguida, o ideal é deixar que os fios sequem naturalmente, sem secador e sem vento, para melhor definição dos cachos e, principalmente, para reduzir o frizz. Mas, se não for possível, o secador pode ser usado com difusor. Com ele, o ar quente não fica tão direcionado no cabelo, o que melhora a finalização.

Evite dormir com os fios úmidos. Além de mandar a definição embora, os cachos levam mais tempo para secar naturalmente - e criar umidade no couro cabeludo a gente não quer!

Cartão amarelo para o pente

A regra é clara: quem tem cachos pode pentear os fios apenas uma vez, sempre após o banho, com o cabelo molhado, para desembaraçá-los. O pente deve ser largo – para evitar que os fios embaracem ou quebrem –, de preferência de madeira ou antiestático, que ajudam o cabelo a não ficar elétrico. A dica é usar um pente-garfo.

Depois de pentear, trabalhe os fios para definir os cachos e esqueça. Pentear novamente, só depois da próxima lavagem.

Hidratação

O cabelo cacheado ou crespo costuma ser mais seco nas pontas, porque a oleosidade natural do cabelo não percorre o fio inteiro para deixá-lo hidratado. Então, a hidratação é fundamental para devolver a maciez, o brilho natural dos fios e, assim, poder modelá-los com mais facilidade.

Para hidratar e restaurar os fios, você precisa contar com uma linha de produtos específica para cachos: shampoo, máscara ou ampola, além de um leave-in para evitar o frizz. A linha Cachos Modelados, de Sou, e a linha Curvas Envolventes, de Plant, são boas opções.

Se os fios estiverem muito danificados, o ideal é procurar um profissional especializado para fazer uma hidratação no salão e, com ele, pegar as dicas de como fazê-la em casa com os produtos específicos.

Fitagem

Fitagem

Para quem tem o cabelo bem crespo, cujos cachos são difíceis de definir, uma boa dica é a fitagem. O processo é simples: separe uma mecha bem fininha e passe o ativador de cachos, espalhe por todo o comprimento do fio e defina o cacho. Faça isso em todo o cabelo e pronto! A grande vantagem é que a fitagem pode ser feita em casa, sempre que você lavar os fios.

Invista em um corte em camadas

Corte em camadas

Esse tipo de corte valoriza bastante quem tem cabelo cacheado ou crespo, pois realçam as curvas em diferentes comprimentos. Leve uma referência de corte para o profissional e discuta com ele sobre qual o melhor corte para seu tipo de cabelo, formato de rosto e rotina diária de cuidados com os fios. E lembre-se de cortar as pontas para promover um crescimento saudável!

Acessórios

Cabelo cacheado e acessórios são uma dupla perfeita! Faixas, turbantes, lenços e pequenos enfeites transformam o visual sem que você precise fazer grandes mudanças nos fios. Quer algumas dicas de estilo? Confira nossas sugestões!

  • Turbante: para mulheres com personalidade forte, que não têm medo de ousar. Pode ser usado com o cabelo solto ou totalmente preso sob o turbante. A escolha é sua! 
  • Flores: sempre na moda, elas trazem alegria e personalidade ao penteado. 
  • Brilho: para um visual delicado, aposte em acessórios com brilho – presilhas, pentes e pontos de luz – e use sua criatividade para montar os mais variados penteados.
  • Lenço: nada melhor para variar do que os lenços. As possibilidades de amarração são infinitas, assim como os modelos e as cores. Escolha o seu e invente!

Receba novidades

Cadastre-se e receba mais dicas