Encontre por

Hidratação para cabelo: substituir condicionador por máscara faz mal?

Você já cometeu esse erro antes? Veja por que não trocar um produto pelo outro

Publicado em 5 dez 2018, 17:12

A hidratação para cabelo é fundamental para manter o aspecto saudável dos fios, repondo a água e os nutrientes que são perdidos com as agressões do dia a dia, como poluição, stress e processos térmicos e químicos. No entanto, a regrinha do "menos é mais" é uma máxima quando se trata de cuidados capilares. O excesso de máscara de hidratação pode causar efeito rebote e piorar a situação do cabelo.

Leia também:

Hidratação para cabelo: passo a passo para fazer em casa

6 mitos e verdades sobre o cabelo

Reestruturação capilar: conheça o produto certo para tratar dos seus fios

Um hábito bastante comum que prejudica a saúde das madeixas é substituir o condicionador por máscara de tratamento. "Eles são complementares, mas um não substitui o outro. A máscara conduz nutrientes para dentro do fio, enquanto o condicionador hidrata externamente os fios e sela as cutículas", explica a dermatologista Gabriela Cunha Capareli.

Na lavagem, o shampoo é o responsável por abrir as cutículas capilares para que possa ser promovida a limpeza. Depois disso, elas estão abertas e receptivas para nutrientes necessários, onde entra a máscara, a ampola ou o óleo para hidratar. Ao deixar de usar o condicionador, você não sela a cutícula e, por consequência, não finaliza o processo de hidratação do cabelo. "O condicionador não permite que percamos a nutrição que a máscara levou para dentro", ensina a dermatologista Sábata Reis.

Substituir o condicionador por máscara faz mal?

O uso da máscara de tratamento é fundamental, mas o excesso pode trazer efeitos indesejados. "O risco é de pesar os fios tornando-os opacos, bem como poder desenvolver dermatite do couro cabeludo", diz Gabriela.

Ou seja, nada de trocar um pelo outro: mantenha tanto um condicionador específico para seus fios quanto uma boa máscara de hidratação no banheiro.

E usar máscara todo dia, pode?

Por outro lado, mesmo com o uso do condicionador, o ideal é espaçar o tempo entre as lavagens com hidratação para cabelo e as cotidianas. "Máscaras de tratamento são mais densas e têm quantidade maior de óleos nutritivos, por isso abrem as cutículas dos fios, fazendo com que consigam absorver melhor o produto", afirma Sábata.

Se o fio estiver extremamente danificado, quebradiço, elástico e frágil, o indicado é procurar especialistas para tratá-lo. A hidratação para cabelo feita em casa é ótima para manutenção. Porém, em casos mais graves, é melhor contar com quem entende do assunto.

* Os especialistas consultados nesta matéria foram ouvidos como fontes jornalísticas, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.

Receba novidades

Cadastre-se e receba mais dicas

Conheça os produtos

R$ 33,90R$ 33,90