Encontre por

O que é bom para evitar queda de cabelo? Descubra aqui

Entenda se seu cabelo está realmente caindo mais do que o normal, o que causa e como evitar a queda de cabelo

Publicado em 4 jul 2018, 20:07

Você sabia que existe um ciclo natural dos fios no qual eles nascem, crescem, estabilizam e depois caem? O problema é que, às vezes, eles podem estar caindo demais e indicar algum problema mais severo de queda de cabelo. 
 
Aprender a identificar quando a queda de cabelo é excessiva é importante para ter certeza do tratamento correto que deve ser feito para diminuir as consequências que esse problema pode causar.

Leia também:

Como acabar com a caspa? 9 dicas para eliminar o problema

Cabelo quebrado: saiba como fortalecer os fios

5 alimentos que podem ajudar a deixar seu cabelo mais forte

Confira quais são as possíveis causas, como evitar e o que é bom para evitar a queda de cabelo. Mas, lembre-se: não hesite em investigar as possíveis razões com um médico.

Se o volume dos fios caindo for muito grande, deve-se procurar ajuda médica.

"Se a queda acontece durante a lavagem ou ao pentear, é normal. Já durante o sono ou nos locais por onde você costuma andar, são casos que merecem investigação, porque muitas alterações sistêmicas podem causar queda de cabelo", esclarece a dermatologista. 

O cabeleireiro Guilherme Cassolari pode dar algumas dicas de tratamento para tratar a queda quando o caso não é clínico, mas a incomoda. "De forma geral, algumas atitudes evitam a queda", diz. Portanto, leia as dicas a seguir sobre como contornar essas situações.

1. Mantenha os fios sempre limpos

A oleosidade é um dos fatores que pode contribuir com a queda de cabelo, porque o excesso de óleo aumenta a proliferação de fungos e a descamação do couro cabeludo. Isso prejudica as madeixas e faz com que os fios, inevitavelmente, caiam em quantidade maior do que o normal. Mas para isso, a solução é simples: lavar bem o cabelo com os produtos específicos para seu tipo de cabelo sempre!

Água muito quente também pode intensificar a queda de cabelo. O ideal é utilizar água morna no chuveiro, sempre que possível.

2. Dê uma pausa na química

Cabelos que passam por agressões químicas geralmente ficam quebradiços e não com tendência à queda. A queda, nesses casos, só acontece se a química causar irritação no couro cabeludo.
 
Seja quebra, seja queda, se você sentir que está ficando com o cabelo mais frágil e ralo depois dos procedimentos, dê uma pausa na química até que ele se recupere e invista em tratamentos poderosos.

Mesmo usando os produtos ideais para cuidar dos fios, lembre-se de dar um tempo para o cabelo se recuperar. Tudo no organismo tem um limite e é preciso respeitar, certo? Se ainda assim a queda persistir, procure um médico!

O que causa queda de cabelo?

Alguns fatores podem estimular a queda acentuada do cabelo. Estes são alguns:

- Estresse;

- Fumo;

- Uso frequente de chapéus e bonês ( que superaquecem o couro cabeludo);

- Químicas frequentes;

- Parto;

- Dietas restritivas; 

- Alterações hormonais;

- Doenças venéreas;

- Parar o uso de anticoncepcional depois de bastante tempo tomando-o;

- Alguns medicamentos;

- Hemorragias.

*Os especialistas consultados nesta matéria foram ouvidos como fontes jornalísticas, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.

Agora que você já entendeu quais são as possíveis causas para a queda de cabelo e como evitá-la, veja alguns hábitos que danificam suas madeixas. Assim, seus fios ficarão, além de saudáveis, lindos e prontos para arrasarem em qualquer ocasião!

Receba novidades

Cadastre-se e receba mais dicas

Conheça os produtos

-20%
R$ 24,20R$ 19,30