Como deixar a barba crescer bonita e saudável

Com alguns truques e cuidados, você não vai ser só mais um barbudo em meio à multidão

Publicado em 24 mai 2018, 22:05

Deixar a barba crescer é uma tarefa que envolve os mais diversos fatores, de genética a cuidados diários. Mas, para muitos homens, cultivar uma barba é considerado um hobby, uma arte ou até mesmo um estilo de vida. Confira algumas dicas para ter uma barba saudável e cheia de estilo.

Leia também:

Como cuidar da pele masculina em apenas 3 passos

Rotina de beleza masculina: 4 produtos para incluir no nécessaire

Homens: é a hora de olharmos no espelho

Tenha paciência

Para toda jornada, é necessário dar o primeiro passo: esqueça a lâmina de barbear por um bom tempo. Sem ela, seus pelos vão começar a crescer de acordo com as características da sua pele e de seu gene, dando forma à barba.

Lembre-se: a velocidade de crescimento dos pelos pode variar de homem para homem. Você pode descobrir que tem uma barba mais falhada e rala. Nesses casos, adaptar seu formato, moldando-a conforme necessário, pode ser a melhor solução. Você também pode procurar um dermatologista. Ele saberá dizer quais os cuidados mais adequados às suas características.

Cuide sempre da higiene

Assim como o cabelo, a barba também acumula impurezas no decorrer do dia. Somado ao contato com os alimentos e as secreções do corpo, o cuidado deve redobrar. Assim, manter uma boa higienização diária é fundamental. Lave a região sempre, ao acordar, na hora do banho e após as refeições e atividades físicas.

Invista no óleo para barbear

Os pelos da barba são naturalmente mais grossos e ressecados que os pelos de outras áreas do corpo. Ao serem barbeados, isso tende a ser reforçado. A explicação fica por conta da pele dessa região, que não consegue hidratá-los da mesma forma, tornando as pontas ressecadas e quebradiças. 

Na hora de aparar ou barbear, opte pelo Óleo de Barbear, de Natura Homem. Produzido à base de óleo de copaíba e glicerina vegetal, ele tem uma consistência diferente das espumas. Forma uma camada fina, que permite ver mais facilmente o contorno e delineamento da barba, ajudando na hora de aparar e no desenho dos pelos.

Apare os pelos

Cultivar uma barba requer trabalho e atenção. Porém, isso não significa deixá-la crescer descontroladamente até o tamanho que se quer. Lembre-se de aparar os pelos das bochechas e do pescoço com certa frequência, dando forma ao seu barbear. Atenção às laterais e aos pelos soltos: eles também fazem parte da barba.

Penteie a barba

Invista em pente para barba e tenha-o sempre em mãos. Seu uso com certa frequência faz com que os pelos fiquem bem alinhados, trazendo um ar mais apresentável e bonito para todo o rosto.

Conheça os produtos