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12 dicas para relaxar o corpo (e desestressar) durante o dia

Algumas atitudes simples melhoram o equilíbrio emocional e a saúde física

Publicado em 15 set 2018, 18:09

Encontrar o equilíbrio entre corpo e mente é um desafio, principalmente para quem vive uma rotina agitada. E como incluir o autocuidado no dia a dia? Selecionamos 12 hábitos simples para inserir no cotidiano e viver de forma plena, diminuindo o stress.

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1. Automassagem rápida e relaxante nas mãos

Ao investir na automassagem, você vai conseguir dedicar alguns momentos para si mesma ficando mais concentrada, calma e energizada, além de relaxar os músculos doloridos. Com o uso da Polpa Hidratante para Mãos Castanha, de Ekos, que tem óleo de castanha e textura aveludada, use seu polegar para amassar a área da palma da mão, depois suba por cada dedo e finalize beliscando levemente a pele entre os dedos. Suas mãos ficarão macias e delicadamente perfumadas.

2. Respire

Faça o teste: inspire profundamente, como se estivesse direcionando o ar para o centro do tórax, cinco vezes seguidas. Expire soltando o ar lentamente, deixando que seu peito vá desinflando aos poucos. Apenas essa atitude já vai lhe proporcionar uma sensação de relaxamento, pois tem uma função calmante.

3. Tire o peso dos ombros

Às vezes, não percebemos que passamos o dia com os ombros encolhidos ou caídos - culpa da postura ao usar o computador. Use a ponta dos dedos para massagear o pescoço em movimentos circulares, comece pela nuca e siga para baixo e para fora. Você pode usar um leve toque de hidratante nesta massagem, como o Desodorante Hidratante Corporal Framboesa e Pimenta Rosa, de Tododia, para ajudar a deslizar sem machucar a pele.

4. Presenteie-se com uma massagem 

As costas de quem trabalha na frente de um computador o dia inteiro precisam de um cuidado especial. Para massagear e aliviar, feche as mãos, alcance suas costas por trás e use os nós dos dedos para fazer movimentos em pequenos círculos no sentido horário e anti-horário para cima e para baixo, pela extensão da coluna até onde você alcançar. Ao terminar, envolva seus braços em torno de si mesmo e estique os músculos da parte de cima das costas.

Aproveite a hora do banho e complete a massagem com o Sabonete em Barra Puro Vegetal Andiroba Massageador, de Ekos. Quando o corpo e a pele estão cansados, nada melhor do que um banho especial!

5. Alivie dores de cabeça

Mesmo se não estiver com dor de cabeça, massageá-la pode ser muito relaxante. Com as pontas dos dedos, basta desenhar círculos no couro cabeludo, fazendo movimentos maiores a cada vez e aumentando suavemente a pressão.

6. Experimente praticar ioga

Praticar ioga faz bem para o corpo e para a mente: melhora a frequência cardíaca, a imunidade e a pressão sanguínea. Existem aulas gratuitas disponíveis no YouTube para fazer um teste no aconchego do seu lar.

7.  Pegue leve no café (ou troque por chá)

Beber café moderadamente não é problema, mas quando o hábito vira vício, traz mais malefícios do que benefícios para seu corpo. Por conter cafeína e ser um alimento estimulante, pode gerar insônia, aumentar a ansiedade e até mesmo piorar o refluxo gástrico.

Se você não abre mão do cafezinho, experimente diminuir as xícaras no seu dia a dia, trocando uma delas por chá. Na mesma hora, parece que os problemas vão embora - mesmo que temporariamente. Não é algo da sua cabeça: o chá possui ingredientes que garantem a sensação de calma, principalmente em suas ervas. Experimente tomar chá de lavanda ao fim do dia: isso ajuda na hora de dormir.

8. Desconecte-se

Quer relaxar? Abandone os dispositivos móveis - isso inclui celular, tablets, computadores e televisão -, pois eles estimulam a mente e provocam insônia.

9. Saia para caminhar

Use ao menos 15 minutos do seu dia e saia para caminhar, especialmente se você se sente nervosa, agitada ou ansiosa. Aproveite esse tempo para livrar a mente dos problemas, passeando e observando o entorno, apreciando as paisagens ou simplesmente o movimento das ruas.

10. Invista na escrita

Muita gente sente dificuldade em colocar os sentimentos para fora, verbalizar o que tanto incomoda ou, simplesmente, desabafar. Que tal colocar seus problemas em uma folha de papel? Pode ser em forma de poesia, um registro pessoal ou apenas pensamentos positivos. Escrever é uma forma útil de acalmar a mente. Se sente desorganizado? Faça listas de prioridades e atitudes que gostaria de desempenhar no dia a dia.

11. Leia textos positivos

Manter a mente ligada em pensamentos negativos pode se tornar um hábito bastante ruim. Experimente ler livros com pensamentos positivos, especialmente antes de dormir. Isso pode melhorar seu sono e fazer com que o dia seguinte seja mais produtivo.

12. Fique sozinha

Na era da tecnologia, esquecemos como é ficar sozinhas e a paz que isso pode nos trazer. Quando sentir falta da própria companhia, não hesite: vá ao cinema, ao teatro ou ao seu restaurante favorito. Tudo sem se preocupar em dar satisfações de onde você está ou ter que encontrar alguém para acompanhar você.

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