Jards Macalé lança nova música após 20 anos

Single e clipe "Trevas" indicam rumo do novo álbum do artista, que chega no dia 8 de fevereiro

Publicado em 11 jan 2019, 17:01

Após vinte anos sem apresentar músicas inéditas, Jards Macalé apresenta o single e o clipe “Trevas”, que antecedem o novo álbum homônimo do artista, com lançamento previsto para 8 de fevereiro. A música revela o Brasil que Jards vê diante de si. "Chegamos ao limite da água mais funda", canta em um de seus versos.

Leia também:

Assista "Você perguntou" e "Nanã", clipe conjunto de Josyara

Assista ao novo clipe de Liniker e os Caramelows

A canção foi construída a partir do poema “Canto I”, de Ezra Pound, em tradução de Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos.  Em um estágio já avançado do processo do álbum, já quase no fim da gravação do disco, enquanto todos escutavam a gravação de “Trevas”, Jards saiu da sala sem avisar para buscar na lanchonete do estúdio uma bacia com água. Retornou ao modo Macalé de ser, bradando ao técnico: "Microfone essa bacia que eu vou testar uma coisa!". E sem ter comunicado a ninguém sua ideia, enfiou a cara na bacia com água e cantou a letra da segunda parte, além de fazer um improviso vocal durante o solo de guitarra. 

“A mim, pessoalmente, se tivesse me contado sua ideia, certamente teria tentado dissuadi-lo de realizá-la, por talvez achar redundante e ingênua a tentativa de emular o trecho da letra que diz "chegamos ao limite da água mais funda" debaixo d’água. Mas o fato é que esse procedimento não apenas injetou um veneno que Macalé tanto queria para essa parte, como criou novas metáforas nada ingênuas. Foi mais um dos muitos ensinamentos que Macalé nos presenteou de modo nada didático, durante todo o processo do disco. Coisas de um artista verdadeiro!”, explica Rômulo Fróes, diretor artístico do trabalho.
 

Assista ao clipe de "Trevas":

 

Quer saber mais sobre o Natura Musical e ficar por dentro do que acontece na música brasileira?

Acesse nosso site: www.natura.com.br/naturamusical
Facebook: @NaturaMusical
Instagram: @naturamusical
Twitter: @naturamusical
Youtube: @naturamusical