Encontre por

Natura apoia curso profissionalizante de maquiagem promovido pela Casa 1

A primeira turma do curso gratuito de maquiagem oferecido ao público trans pela ONG formou sete empreendedoras.

Publicado em 17 jan 2019, 18:01

Em parceria inédita com a Casa 1, formamos em 2018 a primeira turma do curso gratuito de maquiagem profissional. Ao longo de 12 aulas, sete alunas receberam a capacitação necessária para darem início à carreira profissional. Criado pela maquiadora Vale Saig e pelo artista Bruno Oliveira, coordenador do Centro Cultural da Casa 1, o curso contou com todo o material da linha de maquiagem da Natura e com o apoio da marca Faces, pensada para todo mundo, independentemente do gênero. 

Leia também:

Natura oferece possibilidade de empreender para suas consultoras

January: campanha convoca mulheres a não se depilarem

Como ter amor próprio torna a vida mais leve

Natura apoia curso profissionalizante de maquiagem promovido pela Casa 1

“A gente acredita na beleza diversa do mundo”, declarou Karini Schiezari, do marketing da maquiagem Natura, durante a cerimônia de formatura em dezembro, no Nasp, sede administrativa da Natura. “Por isso, doamos os produtos para elas terem as ferramentas necessárias para se tornarem profissionais de maquiagem e já atuarem no mercado de trabalho.”

Natura + Casa 1

A Casa 1 é uma ONG, que atua há dois anos na região central da capital paulista, como um espaço de cultura e acolhimento da população LGBTQI+ em situação de risco – muitos deles expulsos de casa. Para reverter esse cenário, eles oferecem cursos livres e profissionalizantes. 

“Qualquer processo de educação pode ser revolucionário, inclusive um curso de maquiagem”, disse Oliveira. 

Ao firmar parcerias como essa, que resulta em oportunidades para pessoas desenvolverem seu potencial, nós da Natura continuamos a evoluir nosso compromisso de promover a diversidade e a inclusão, focando em públicos que, por questões sociais ou históricas, têm menos privilégios atribuídos em razão de etnia, gênero e orientação sexual. 

Natura apoia curso profissionalizante de maquiagem promovido pela Casa 1

As novas empreendedoras!

Emocionada, minutos antes de receber seu primeiro diploma, a formanda Melinda Muniz revelou ter encontrado meios para realizar seu sonho de se tornar maquiadora. “Eu não tinha noção do que era maquiar e perdi muitas oportunidades profissionais por conta disso”, revelou diante das colegas de curso. 

Natura apoia curso profissionalizante de maquiagem promovido pela Casa 1

Sol dos Santos Rocha também se mostrou realizada pessoal e profissionalmente. “Sou formada em veterinária, mas conseguir um emprego na área é praticamente impossível para uma mulher trans como eu”, disse. “Agora, com esse novo diploma, pretendo seguir na área, ingressar no mercado da beleza, quem sabe como assistente de algum maquiador.”

Como parte da formação, elas participaram de um workshop exclusivo com o maquiador oficial da Natura, Marcos Costa, que também as apresentou produtos da linha UNA e Aquarela, de maquiagem, e Chronos, para cuidados com a pele do rosto antes e depois da make. 

 Aprendemos a usar a maquiagem para valorizar o que a cliente já tem de belo, não esconder”, disse Sol. “Recebemos também muitas dicas para serem aplicadas em mulheres trans, porque temos muitas questões relacionadas à aparência. Adorei ter aprendido bastante coisa sobre pele negra. Foi maravilhoso.”

Ao final da cerimônia tomada por aplausos e pelo sentimento de gratidão tanto dos organizadores, quanto das mais novas empreendedoras, Karini aconselhou: “Agora, só depende de vocês mostrar essa beleza para o mundo”.