"Querida garota do maiô verde": manifesto sobre a importância de amar o próprio corpo 

A espanhola Jessica Gómez, autora de carta que viralizou nas redes sociais, conta o que a inspirou e a fez atingir milhares de mulheres  

Publicado em 19 set 2018, 17:09

Em uma carta aberta à desconhecida “querida garota do maiô verde”, que estava sentada ao seu lado em uma praia, a espanhola Jessica Gómez, 34 anos, pediu que a jovem, rodeada de amigos, não se preocupasse tanto ou se envergonhasse de seu corpo – ela recorria a movimentos cautelosos para não mostrar determinadas partes da silhueta.  

Leia também:

5 atitudes para adotar no caminho da autoaceitação 

Proteção solar: é verdade que óleo só bronzeia?

BB Cream corporal: o que é e como usar?

“Eu gostaria de poder te dizer que esse corpo do qual você parece se envergonhar é belo só por estar vivo. Por ser o ‘transporte’ que te acompanha em tudo que você faz”, diz um trecho da mensagem que viralizou no Facebook. Foram 169 mil curtidas, mais de 7 mil comentários e 172 mil compartilhamentos.

Após tocar mulheres do mundo todo com sua mensagem sobre a importância de amar a si mesma e contestar os padrões estéticos impostos pela sociedade, Jessica confirma que suas palavras foram genuínas, justamente por se tratarem de algo que queria que tivessem feito por ela. “Eu vi aquela menina e pensei em coisas que eu gostaria de ter ouvido para me ajudar a aproveitar mais a vida e não perder tempo com preocupações que não importam”, lembra ela.

Na opinião da blogueira e escritora, o texto para a “querida garota do maiô verde” ficou popular sobretudo por duas razões. A primeira diz respeito ao fato de muita gente ter se reconhecido naquela garota, que, mesmo se divertindo ao lado dos amigos, não se sentia completamente livre. “A pressão estética está muito presente em nossa cultura e nos afeta muito”, desabafa Jessica. A segunda razão joga luz sobre uma reflexão universal, que não se atém a questões políticas ou religiosas: “Foi uma mensagem sobre ser feliz e aproveitar a vida”, conta ela. 

A sociedade levará gerações para se desintoxicar dos padrões de beleza”

Nos últimos anos, para Jessica, a sociedade mudou consideravelmente a forma como reage a essa opressão da beleza ideal. Mulheres começaram a se mexer contra esse fenômeno com a ajuda das redes sociais: “Juntas, levantamos nossas vozes”, comemora. Movimentos mundiais, como o body positive – que celebra a autoaceitação e a diversidade dos corpos –, dão conta desse novo caminho. 

A sociedade absorveu por décadas essas mensagens de padrões, que sempre nos deixaram inseguros. E agora encaminhamos gerações para se desintoxicarem”, conta Jessica. “Estamos começando a nos declarar como donas únicas de nosso corpo. A mudança começou e não vai parar.” 

Na vida pessoal, ela se esforça para ensinar os três filhos – um menino de 7 anos, uma menina de 4 e um bebê recém-nascido – a enxergar as pessoas para além da aparência física, “além do superficial”. Para isso, escolhe muito bem as palavras na hora de defini-los. 

“Quando minha filha se olha no espelho, por exemplo, e pergunta: ‘Mãe, eu sou bonita?’, eu evito essa palavra. Em vez dela, uso radiante, fantástica, autêntica ou brilhante. Uso essas analogias para que ela entenda que o que é visto por nós do lado de fora é um reflexo do que somos por dentro”, explica Jessica.

Todo corpo está preparado para o verão!

A carta “Querida Garota do Maiô Verde” serviu de inspiração para a campanha da linha Realce e Nutrição – Lima e Flor de Laranjeira, de Tododia, criada para realçar e cuidar do corpo e da pele destacando toda a beleza nos dias mais quentes do ano. 

Tododia Sorbet

A linha completa, indicada para todos os tipos de pele e rica em óleos nutritivos, conta com o Desodorante Colônia Spray Corporal Perfumado – de fragrância ultrarrefrescante –, o Desodorante Hidratante Sorbet Corporal – que nutre, acalma e alivia a sensação de calor –, o Desodorante Tonalizante – que oferece um efeito bronzeado natural – e o Sabonete em Barra Puro Vegetal – com textura cremosa para uma pele mais sedosa. 

Neste verão, convidamos você a viver seu corpo, jogando fora tudo que não deixa que se veja e se sinta por inteiro, e a se redescobrir no toque, vestindo sua pele com sensações prazerosas. Só assim, no toque, no tato, você consegue viver seu corpo centímetro por centímetro, com toda a alegria que ele carrega, celebrando quem você é todos os dias. Vista sua pele. Vista seu corpo. 

Conheça os produtos