Encontre por

Maquiagem para negras: confira dicas e produtos indispensáveis

O maquiador das famosas Krisna Carvalho entrega os segredos para produzir uma make poderosa, ideal para mulheres negras

Publicado em 5 jun 2018, 21:06

A pele negra pode despertar dúvidas na hora da maquiagem, mas fato é que ela guarda um trunfo e tanto: nenhum outro tom funciona tão bem como "fundo" para outras cores e tem o poder de deixá-las ainda mais vibrantes. Quem afirma isso é o maquiador das famosas Krisna Carvalho. "Por isso, não é preciso ter receio na hora de combinar ou testar texturas", garante ele. Aqui, o expert dá dicas básicas e outras mais avançadas para quem tem a pele negra e quer aprender uma maquiagem ideal. É só anotá-las e pôr em prática!

Leia também:

Como escolher a base ideal para cada tipo de pele

Maquiagem básica para o dia: confira 5 dicas infalíveis

Makeup no makeup: 5 dicas para uma maquiagem natural e leve

Base para pele negra

O cuidado essencial com a base passa pela escolha de um tom que não deixe o rosto acinzentado. "Isso geralmente acontece quando o item tem um fundo escuro", explica Carvalho. A pele negra, segundo ele, pode ser amarelada ou alaranjada, e pede tons de base que acompanhem essas nuances. "Primeiro, descubra seu tom exato e então parta para a escolha do item", diz. Uma boa maneira de encontrar isso, explica, é pedir ajuda de um especialista, como maquiadores, vendedores ou consultores bem treinados. "Depois, na hora de testar a base, passe-a na área que fica entre a ponta da orelha e o canto da boca e observe se o resultado ficou natural", ensina.

Nossa sugestão é a Base Líquida Matific FPS 15, de Una. A formulação é indicada para quem tem pele oleosa a normal, já que é livre de óleos e conta com 18 tons para você encontrar a ideal.

Corretivo para pele negra

Na pele negra, o corretivo, além de corrigir variações de tons em diferentes regiões do rosto, também pode ser usado como iluminador. "Ele é ótimo nessa função, pois não deixa a pele oleosa", garante Carvalho. Basta, para isso, escolher um que tenha um tom mais claro do que o seu natural. Já para disfarçar olheiras, siga estes passos: "Aplique primeiro a base, depois um corretivo alaranjado no foco do problema e, então, o corretivo no tom da sua pele", orienta o maquiador.

Experimente o Corretivo Alta Cobertura, de Aquarela, que tem efeito levemente luminoso. A textura também é livre de óleos e seca rápido, garantindo acabamento mais natural na make.

Sombras

As sombras douradas são clássicas para a pele negra e funcionam muito bem. Mas convém também não se apegar somente a elas. "Acho que essa escolha tem bastante a ver com personalidade", afirma Carvalho. "Meu conselho é investir em qualquer tom que tenha brilho e intensificá-lo na hora da aplicação, medindo camadas. Não tenha medo de arriscar!"

A Sombra +4 Color, de Aquarela, é um quarteto com diversas cores para você se inspirar e fazer um degradê com suas preferidas.

Blush

Cores quentes evitam aquele aspecto acinzentado da pele. "Quanto mais escuro o tom da pele, mais avermelhado precisa ser o tom do blush", afirma Carvalho. Já o tom bronze combina bem com peles douradas.

O Blush-up Cor-radiance, de Una, tem quatro opções de tonalidades para encontrar a perfeita para sua make. E conta com refil!

Batom

Se sua pele tiver "fundo" amarelado, a dica de Krisna Carvalho é optar por batons vermelhos ou vinhos. Se ela for rosada, vale testar tons de laranja e marrom. Assim, por meio de contrastes, você dá luz ao rosto. Encontre o batom que mais combina com seu tom de pele e com sua beleza - no fim, é você que manda!

O Batom Velvet Vermelho rubi, de Una, é uma boa opção para quem tem subtom de pele amarelado. Já para o rosado, o Batom Color Hidra FPS 8 Coral 805, de Aquarela, é mais alaranjado e o Batom Matte Brownie, de Faces, é um marrom mais fechado com acabamento matte.

Receba novidades

Cadastre-se e receba mais dicas de maquiagem