
Todos sabem que os bebês são superdelicados e necessitam de atenção redobrada, em todos os aspectos. É preciso muito cuidado com o tipo de alimento que oferecemos, a forma que os seguramos e até quais produtos de higiene utilizamos – já que a possibilidade de algumas substâncias causarem alergia na pele do bebê é alta.
Mas você sabe como identificar sinais de alergia? Entende quais são as possíveis causas e o que fazer para tratar?
Vamos te contar isso e muito mais neste conteúdo, que vai te ajudar a identificar os tipos de alergias mais comuns em nenéns, te orientar como proceder caso os pequenos apresentem uma reação alérgica e te mostrar quais cuidados tomar para evitar quadros alérgicos. Acompanhe!
Como identificar alergias na pele do bebê?
É importante começarmos essa conversa reforçando que cada bebê é único e poderá apresentar (ou não) sintomas alérgicos de variadas formas. Portanto, manter-se sempre alerta a qualquer sinal de mudança, por menor que ele seja, e informar tudo ao pediatra do seu neném, é primordial – tanto para identificar possíveis alergias quanto para que a consulta e o acompanhamento com o/a especialista seja ainda mais proveitoso.
Dito isso, um ponto de partida importante para entender se o bebê tem chances de desenvolver alergias, é o histórico de saúde dos pais.
Em conversa com o pediatra e sanitarista Daniel Becker, ele afirma que, considerando a existência de um diagnóstico de alergia anterior na família, "Podemos entender que há um risco maior do bebê ter alergias”.
Por isso, Becker reforça: "Quanto mais simples os produtos usados (no bebê), menor será o risco de alergias e a nocividade daquele cosmético. Trabalhar com plantas e essências naturais é bom para a criança e para o meio ambiente.”.
Existem também aqueles sinais mais visíveis, como o aparecimento de manchas e a mudança de textura da pele do bebê – que é bem fininha e sensível. Esses podem ser os primeiros indicativos de que algo está diferente.
Outro sintoma é a sensação de coceira que alguns bebês podem apresentar, se sentindo incomodados com tecidos e/ou produtos que toquem sua pele. Como eles ainda não sabem sinalizar esse desconforto, é possível que fiquem mais sensíveis ao toque e chorem com maior frequência.
Quais são as alergias de pele mais comuns em bebês?
Segundo a Sociedade de Pediatria de São Paulo, existem alguns tipos de alergia que ocorrem com mais frequência em bebês, já que eles são recém-chegados a este mundo e ainda não estão acostumados com algumas texturas, substâncias e até mesmo com o clima. Confira a seguir algumas delas:
Alergia ao calor
Sabemos que tomar sol é muito importante para o desenvolvimento dos bebês – quando há a liberação e indicação médica. Porém, quando os pequenos são expostos ao sol em excesso, ou quando passam calor (por conta do uso de várias camadas de roupa em dias quentes), é possível que a alergia se manifeste na pele em forma de brotoejas, deixando-os bem irritados.
É fácil reconhecer esse tipo de alergia, pois ela surge através de pequenas bolinhas vermelhas, em regiões em que as dobrinhas são mais comuns, como no pescoço, bracinhos, pernocas e nas áreas cobertas pela fralda.
Alergia a tecidos
Outra reação alérgica comum em bebês é a relacionada a alguns tecidos, como nylon, flanela, sintéticos e até mesmo a lã. Isso ocorre pois eles impedem que a pele do neném respire de forma adequada. Por isso, é muito importante identificar se há alergia a algum desses tecidos e evitar o uso.
Para minimizar os riscos de alergia, é indicado o uso de roupinhas e lenços de algodão. Esse tecido é bem mais macio e os casos de bebês com alergia a ele são menores.
Alergia a agentes químicos
É comum que alguns produtos, como shampoos, talcos, hidratantes, sabonetes e amaciantes de roupas tenham em sua composição substâncias que possam causar alergia na pele do bebê. Por isso, é muito importante estar sempre atento a qualquer mudança, por menor que seja, no seu neném.
Caso o bebê apresente irritação na pele após o uso de um produto diferente, é recomendado consultar o/a pediatra assim que possível, pois os especialistas podem indicar produtos para pele sensível, que ajudam a aliviar a irritação.
Alergia a alimentos
A alergia a alimentos em bebês também pode acontecer, seja por meio do aleitamento – de acordo com os alimentos que a mãe ingere – ou durante a introdução alimentar, enquanto o bebê está conhecendo novos sabores.
Dentre os primeiros sinais de alergia alimentar estão o surgimento de manchas avermelhadas na pele do neném, a presença de coceira generalizada e até mesmo inchaço no rosto e na boca. Nesses casos há a possibilidade de fazer exames para identificar os alimentos e substâncias que dão alergia ao bebê.
Quando ir ao pediatra para cuidar de alergias na pele do bebê?
Você já deve ter notado que estamos indicando constantemente a visita e acompanhamento do bebê junto à pediatras. E, em casos de alergia, não seria diferente! Sempre que surgir algum sinal incomum, seja na pele ou em qualquer outra parte do corpo do neném, é muito importante entrar em contato com o/a especialista que acompanha seu pequeno.
Sabemos que às vezes é tentador seguir receitas caseiras, mas, além da grande maioria delas não ter sua eficácia comprovada, elas podem até mesmo piorar o quadro alérgico do bebê.
Por isso, busque sempre a orientação de profissionais de pediatria de sua confiança, ok!? 👨🏼⚕️👩🏽⚕️
Conheça a nova linha sem fragrância de Mamãe e Bebê
Sabemos que uma das maiores características de Mamãe e Bebê é o cheirinho único da fragrância, que é passada de geração em geração, marcando o início de novos ciclos em tantas famílias brasileiras.
Porém, entendemos que há também papais, mamães e vovós que dão preferência a produtos livres de perfume na hora de cuidar do bebê.

Os produtos da linha são indicados para bebês com pele sensível e podem ser usados desde o 1º dia de vida. Além disso, eles contam com fórmulas 100% seguras e veganas. Incrível, né?

“É fantástico uma empresa que tenha esse grau de preocupação que a Natura tem; que vai até os limites da ciência, testando fórmulas, e antenada com todos os estudos que existem no mundo, para poder dar segurança e o melhor produto possível para a criança”, afirmou o Dr. Daniel Becker, ao citar a importância da criação da linha.

Gostou da novidade? Clique aqui ou procure sua Consultora ou Consultor Natura para garantir o seu kit de Mamãe e Bebê Sem Fragrância. 😉