
Para garantir uma limpeza de pele bem-feita, é fundamental que você conheça a sua pele. Assim, saberá quais são os melhores produtos e tratamentos para ela.
A seguir, separamos dicas de como limpar a pele que funcionam para todas as rotinas diárias e outras que são específicas para cada tipo.
Leia também:
- Como cuidar de cada tipo de pele
- Espinhas: o que são, as principais causas e como evitar!
- Cuidados com a pele do rosto em cada fase da vida
Quais são os benefícios da limpeza de pele?
Entre os inúmeros benefícios ao se fazer uma limpeza de pele, estão:
- Elimina células mortas;
- Mantém a pele saudável;
- Deixa a pele mais macia e uniforme;
- Previne o surgimento de cravos, rugas e linhas de expressão;
- Diminui o desencadeamento de inflamações;
- Evita lesões não-inflamatórias e inflamatórias da acne;
- Proporciona uma ação higienizante da pele;
- Melhora a circulação;
- Entre outros.
Como fazer limpeza de pele?
Para uma limpeza de pele ser realizada, o procedimento, basicamente, passa por seis passos. Acompanhe abaixo quais são eles:
- Limpeza superficial da pele para remover maquiagem e demais impurezas;
- Vaporização para a abertura dos poros;
- Remoção da camada superficial da pele e células mortas através de uma esfoliação;
- Extração dos cravos e miliuns;
- Aplicação de uma máscara calmante;
- Aplicação de filtro solar.
Além desses passos, é possível adicionar outros dependendo do que o seu tipo de pele precisa, como por exemplo, uma hidratação. Esses complementos podem fazer toda a diferença para deixar a sua pele muito mais saudável e viçosa.
Como fazer uma limpeza de pele em casa
O aconselhado para quem busca uma limpeza de pele profunda, é contar com um especialista, seja ele um esteticista ou dermatologista. Mas, existem algumas maneiras de realizar uma limpeza de pele em casa de forma segura e eficaz, a seguir, confira um passo a passo simples:
- Inicie lavando o rosto com um sabonete ou gel de limpeza ideal para o seu tipo de pele;
- Depois de secá-lo, coloque um pouco de água quente em uma bacia e posicioneo rosto sobre o vapor, cobrindo a cabeça com uma toalha e, assim, fazendo a vaporização;
- Realize a esfoliação priorizando a testa, nariz e queixo (pontos conhecido com a “zona T”), regiões mais oleosas que costumam ter lesões de espinhas e cravos;;
- Aplique uma máscara facial específica para o seu tipo de pele;
- Remova a máscara suavemente com água ou com o auxílio de uma toalha molhada e, em seguida, use um hidratante ou água termal para preparar a pele;
- Passe um creme de tratamento de acordo com o que a sua pele precisa (ex: antiacne, antioxidante, antirrugas, etc);
- Espere o produto anterior secar e passe um creme hidratante;
- Por último, aplique o filtro solar.
Todo mundo deve fazer limpeza de pele?
Não. Segundo especialistas, os pacientes com a pele cheia de espinhas amareladas devem evitar esse tipo de procedimento, já que a infecção pode piorar e, ao invés do tratamento ajudar, pode comprometer a saúde cutânea.
Caso este seja o seu caso, o mais recomendado é procurar um dermatologista para realizar um tratamento específico para as espinhas e, quando a pele estiver mais saudável, realizar o procedimento.
4 dicas de limpeza para todos os tipos de pele
Abaixo, acompanhe 4 dicas de limpeza de pele para todos:
1. Tirar a maquiagem
Se você usa maquiagem, saiba que o primeiro passo para manter a pele saudável é sempre retirar a make antes de dormir. Isso porque, com o acúmulo de produtos no rosto, a pele não consegue respirar, intensificando o surgimento de cravos e espinhas.
O Demaquilante Bifásico, de Chronos, tem ingredientes emolientes e umectantes que mantêm a hidratação e formam uma suave emulsão de limpeza, removendo facilmente a maquiagem, inclusive à prova d'água, sem agredir a pele. É uma opção prática e eficiente.
2. Limpeza
Prefira lavar o rosto com água fria - a quente resseca a pele e estimula a produção das glândulas sebáceas. Indicada para todos os tipos de pele, a Espuma Limpeza Suave, de Chronos, é enriquecida com betaína de cupuaçu e possui espuma cremosa e refrescante, que limpa suavemente.
3. Água micelar
O ideal é limpar a pele três vezes ao dia: de manhã, no meio do dia e à noite. Uma dica para quem tem dificuldades em seguir a rotina no meio do dia é, na volta do almoço, limpar a pele com a Água Micelar Purificante, também de Chronos. Em um produto só, ela limpa, retira a maquiagem e ainda tonifica.
4. Manter a esfoliação em dia
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a esfoliação é indicada para todos os tipos de pele. Ela elimina as células mortas, melhorando a aparência de marcas de expressão e estimulando a produção de células novas, podendo ser feita de uma a duas vezes por semana.
Uma boa dica é usar o Esfoliante Antissinais, de Chronos, que uniformiza a textura da pele e suaviza as linhas de expressão, tudo isso com microesferas de bambu e ácido glicólico presentes na composição. Maciez e luminosidade garantidas.
Depois de realizar o ritual de cuidados citado, é hora de intensificar o processo com produtos específicos para seu tipo de pele.
Limpeza de uma pele normal a seca
A loção tônica serve para equilibrar o pH da pele para que ela receba melhor o tratamento que vem em seguida - geralmente um hidratante ou um antissinais. No caso da pele normal a seca, a palavra-chave é hidratação.
Para manter o rosto tonificado, protegido e macio, uma ótima escolha é o Tônico Detox Hidratante, de Chronos, que elimina as toxinas e resíduos das células, além de acalmar e hidratar e pele por até 12 horas.
Outra sugestão complementar muito eficaz é a Espuma de Limpeza Suave, de Chronos, que possui textura em espuma ideal para todos os tipos de pele.
Limpeza de uma pele mista a oleosa
Nesses casos, a oleosidade é um desafio a ser vencido. O ácido salicílico é uma ótima opção para limpar e desobstruir poros, reduzindo a oleosidade da pele e eliminando toxinas celulares. Você pode optar pelo uso de um sabonete em gel de limpeza profunda para limpar o rosto e controlar a oleosidade. Produtos que possuem betaína de cupuaçu na composição são ideais para isso.
Tratamento
Depois de uma limpeza feita especialmente para seu tipo de pele, o tratamento será muito mais eficaz. Um antissinais ou hidratante depende desse processo básico para penetrar melhor e funcionar com seu poder máximo.
Cuidados após uma limpeza de pele
Após uma limpeza facial, alguns cuidados precisam ser tomados, já que esses procedimentos acabam sensibilizando a pele. A seguir, veja dicas importantes:
- Utilize produtos com propriedades calmantes, como a água termal e cicatrizantes, principalmente nos dois dias seguintes ao procedimento;
- Não se esqueça da manutenção da sua limpeza de pele. Ela deve ser feita com produtos básicos de cuidados, como um gel de limpeza, um tônico e hidratantes diurno e noturno;
- Quantos aos esfoliantes, o ideal é utilizá-los de uma a duas vezes por semana (o uso de esfoliante só é recomendado depois de 7 dias da realização de uma limpeza de pele;
- Outro ponto importante é sobre a exposição ao sol. Após o procedimento, é essencial ficar 48 horas sem se expor aos raios UV. Ou seja, não se esqueça de sempre utilizar filtro solar;
- Depois de realizar o tratamento, recomenda-se evitar o uso de ácidos, principalmente se a pessoa tiver a pele sensível;
- Já as maquiagens, podem ser utilizadas normalmente. Mas, lembre-se de retirar tudo depois!
Gostou de aprender como fazer limpeza de pele do jeito certo? Em nosso blog, você encontra uma variedade de conteúdos sobre a pele. Não deixe de conferir!