Encontre por

Como manter a pele hidratada nas estações mais frias 

Saiba o que fazer e o que evitar para que a pele não fique ressecada, sensível e desconfortável

Publicado em 16 abr 2019, 17:04

Basta o outono e o inverno – com suas temperaturas mais baixas e diminuição da umidade do ar – chegarem para corrermos para os banhos quentes. Apesar da sensação gostosa, essa escolha provoca ressecamento da pele, escamação e sensação de desconforto. Para driblar esses problemas, a saída é redobrar os cuidados com o corpo.

Leia também:

Quais produtos usar para a hidratação de lábios ressecados?

Hidratação corporal: cinco motivos para incluir na rotina diária

Hidratação para cabelo: passo a passo para fazer em casa

A pele mais ressecada tem barreira protetora comprometida, mas ela é importante para a defesa do organismo. Mais exposta a agentes agressivos, pode estar mais propensa a irritações e alergias", explica a dermatologista Raquel Toyota. 

Como manter a pele hidratada e saudável

O primeiro passo é ter cuidado na hora do banho. "Evite banhos demorados e muito quentes. Também é bom restringir o número de chuveiradas a uma por dia", recomenda Raquel. Depois dessas medidas, os hidratantes são indispensáveis, especialmente logo após tomar banho – esse é o momento em que os produtos penetram na pele com mais facilidade. 

"Os cremes mais espessos [como as manteigas], que protegem e evitam a evaporação de água, são os mais indicados porque costumam ser ricos em ativos hidratantes potentes. Caso a pele seja normal ou oleosa, os produtos com texturas leves [como loções e séruns] também funcionam", comenta a especialista. Quer sugestões? Vá de Ucuuba, de Ekos, para ter uma pele hidratada e firme, ou de Hidratante Desodorante Corporal Macadâmia - pele extrasseca, de Tododia, para nutrição intensa.

Como cuidar da pele naturalmente seca

Se as peles normais já exigem cuidado, as secas são ainda mais delicadas. Nesses casos, não há como fugir dos hidratantes com textura mais espessa. Mas os óleos também podem ser utilizados, desde que combinados com outros produtos.

"O mecanismo de hidratação dos óleos é apenas o de oclusão. Eles evitam a evaporação de água pela pele, mas, no geral, não têm uma ação hidratante tão potente", explica Raquel. Por isso, mesmo utilizando o óleo no banho, um hidratante sem enxágue é necessário. Combine o Óleo Trifásico Desodorante Corporal Andiroba com a Polpa Desodorante Hidratante Corporal Andiroba, ambos de Ekos. 

Conheça os produtos

R$ 57,90R$ 57,90