Guia de proteção solar corporal: como proteger a pele no verão

Na praia, na piscina e até na rua, as altas temperaturas da estação pedem cuidados especiais. Confira dicas e produtos 

Publicado em 22 nov 2018, 14:11

O verão é a estação do ano em que mais ficamos expostos ao sol. Na praia, na piscina e até no mesmo no dia a dia, precisamos redobrar a atenção quanto à proteção solar. Esse cuidado simples ajuda a evitar o envelhecimento precoce, os riscos de câncer de pele, entre outros malefícios. 

Leia também:

Hidratação corporal: incremente seu ritual com fragrâncias florais

Cuidados de beleza na gravidez: veja o que fazer enquanto espera o bebê

BB Cream corporal: o que é e como usar?

O primeiro passo é estar atento ao filtro solar escolhido. O eleito precisa ter um FPS mínimo de 30 e o UVA 10, e preferencialmente ser indicado para o seu tipo de pele. Na dúvida, consulte um especialista de confiança.  

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o produto deve ser reaplicado a cada 2 horas ou após transpiração excessiva, contato com a água ou uso de toalhas. Além disso, a velha regra de evitar o sol entre 10h e 16h precisa ser cumprida sempre. 

Os grandes aliados da proteção solar e a quantidade certa

A dermatologista Raquel Toyota defende ainda a utilização de barreiras físicas, como roupas com proteção solar UV, chapéus, bonés, guarda-sol e óculos escuros.  “É bom lembrar que tecidos com tramas muito abertas permitem que a radiação UV atravesse o tecido”, explica. 

Quanto aos filtros solares, é importante lembrar que eles precisam ser aplicados de maneira uniforme e em todo corpo.

Todas as áreas expostas ao sol devem ser protegidas, como rosto, pescoço, dorso de mãos na hora de aplicar o filtro”, orienta a dermatologista. 

Sobre a quantidade ideal, o ideal é seguir as orientações da SBD. Para cada parte do corpo - frente do tronco, costas, braços, frente das pernas e parte trazeira -, procure usar uma quantia equivalente a uma colher de chá. O mesmo vale para o rosto e pescoço juntos. E lembre-se: a quantia interfere diretamente na eficácia do FPS indicado no rótulo.

Todos os produtos da linha Fotoequilíbrio proporcionam proteção contra os raios UVA e UVB logo após a aplicação, ou seja, proteção imediata; não sendo necessário esperar para se expor ao sol. 

Sugestão de produto

- Protetor Solar em Óleo FPS 30 / UVA Buriti, de Ekos. Não possui fragrância, tem toque seco, protege e hidrata.

- Loção Protetora FPS 60 / FPUVA 20, de Fotoequilíbrio. Resistente à água e ao suor.

- Fluido Protetor Spray Contínuo FPS 30 / FPUVA 10, de Fotoequilíbrio. Prático e fácil de aplicar.

Proteção do rosto merece mais atenção 

Para o rosto, se faz necessário um cuidado ainda mais especial, com atenção redobrada ao nível de proteção UVA, que leva ao processo de formação de manchas, rugas e flacidez. Fique atenta também à formulação mais adequada para seu tipo de pele.

Opte por texturas leves e fluidas, livres de óleo, são as mais indicadas”, diz Raquel. 

Natura Fotoequilíbrio traz em seu portfólio produtos específicos para pele mista a oleosa e para pele normal a seca em valores de FPS que variam de 30 a 60. Já Natura Chronos, possui uma linha de proteção solar, que além de proteger, trata danos como manchas e radicais livres causados pela poluição e stress diários.

Sugestões de produtos

- Fluido Multiprotetor FPS 50, de Chronos.  Além da alta proteção contra raios UVA e UVB, ele previne contra os danos causados pela poluição e stress. Sensação de segunda pele.

- Loção Protetora Facial FPS 60/FPUVA 20, de Fotoequilíbrio. Indicado para peles normal e seca.

- Gel Creme Protetor Facial FPS 60/FPUVA 20, de Fotoequilíbrio. Indicado para peles mista e oleosa.

Hidratação continua a toda no verão 

Depois de se proteger, não se esqueça da hidratação. No verão, a exposição ao sol contribui para o ressecamento dar as caras com mais facilidade. Por conta das altas temperaturas e maior transpiração, aposte em loções mais fluidas, com textura leve. 

Seguindo as recomendações, a saúde da pele está garantida. Então é só se jogar e aproveitar a estação mais quente do ano! 

Sugestões de produtos

- Polpa Desodorante Hidratante Corporal Pós-sol Buriti, de Ekos. Com óleo da semente de buriti, que é rico em betacaroteno e tem propriedade antioxidantes, ideais para ajudar na proteção contra os efeitos nocivos do sol. 

- Loção Hidratante Pós-Sol, de Fotoequilíbrio. Com efeito refrescante e hidratação prolongada por 12 horas.

Conheça os produtos