Protetor solar facial: descubra qual é o ideal para você

Aplicar protetor solar diariamente é fundamental para manter a beleza e a saúde do rosto. Mas, para tirar o melhor proveito dele, é preciso escolher o certo para seu tipo de pele

Publicado em 28 mai 2018, 19:05

Em todas as estações do ano, mesmo se você não for se expor diretamente ao sol, o uso do protetor solar todos os dias é o passo básico em todas as rotinas de cuidados com a pele. Mas, para conseguir uma proteção eficaz e ainda cuidar de suas necessidades específicas, é preciso saber identificar seu tipo de pele. Entenda.

Leia também:

Como cuidar de cada tipo de pele

Como fazer limpeza de pele do jeito certo

Que tipo de hidratante é o melhor para o seu rosto

Pele seca

Opaca e com tendência a descamação, esse tipo de pele precisa de produtos em creme, pois formam uma camada protetora que evita o ressecamento.

A Loção Protetora Facial FPS 60/FPUVA 20, de Fotoequilíbrio, garante o bem-estar da pele normal a seca, pois tem fórmula livre de óleo, cria uma camada protetora e deixa o rosto macio e hidratado ao longo do dia.

Pele normal

Ela é hidratada, macia e com pouca oleosidade. A recomendação é escolher produtos com versões em creme, pois eles formam uma camada protetora sobre o rosto que evita o ressecamento e mantém o equilíbrio da pele.

A Loção Protetora Facial FPS 60/FPUVA 20, de Fotoequilíbrio, é ideal para pele normal a seca, pois contém fórmula livre de óleo e componentes que promovem hidratação intensiva e maciez e mantêm o rosto protegido ao longo do dia.

Pele mista

Com aspectos oleosos na zona T (testa e nariz) e normal a seco nas demais regiões, a pele mista exige cuidados especiais. Prefira sempre produtos com textura leve, em gel ou gel creme, para proteger e hidratar na medida certa, sem obstruir os poros.

Com fórmula sem óleo, o Gel Creme Protetor Facial FPS 60/FPUVA 20, de Fotoequilíbrio, é ideal para quem possui pele mista. Ele garante toque seco, controla a oleosidade, tem rápida absorção e hidrata na medida certa.

Pele oleosa

A oleosidade e os poros dilatados aumentam o aparecimento de cravos e espinhas no rosto. Opte sempre por protetores com textura leve, em gel ou gel creme, para manter a pele protegida e hidratada sem obstruir os poros.

Com fórmula sem óleo, o Gel Creme Protetor Facial FPS 60/FPUVA 20, de Fotoequilíbrio, é ideal para quem possui pele oleosa. Além de rápida absorção, garante toque seco e controle da oleosidade ao longo do dia.

Aproveite o sol sem prejudicar a pele

Existem dois períodos ideais para quem deseja praticar esportes ao ar livre ou bronzear a pele de forma gradual: das 7h às 9h e das 15h às 18h. Mesmo que a incidência solar seja leve nesses períodos, a pele precisa de proteção. Se for se expor ao sol durante esses horários, aplique o protetor com, no mínimo, FPS 30/FPUVA 5.

Caso tenha de se expor ao sol das 9h às 12h e das 14h às 15h, é preciso um cuidado mais intensivo. Durante esse período, os raios solares se intensificam gradualmente. O ideal é utilizar, no mínimo, FPS 60.

Evite!

A exposição ao sol não é recomendada das 12h às 14h. Durante esse horário, o sol está muito forte e é preciso se proteger ainda mais. Lembre-se de aplicar um filtro solar com alta proteção, como um que tenha FPS60/FPUVA20.

Raios UVA e UVB

Para ser eficiente, um protetor solar precisa ter na formulação componentes que blindem a pele contra os dois tipos. Entenda a diferença:

Raios ultravioletas (UV)

São raios de luz emitidos pelo sol, invisíveis ao olho humano, mas que têm efeito sobre a pele. Eles são divididos em dois tipos: UVA e UVB. Para se expor ao ar livre, é preciso entender a diferença entre eles e usar um produto cuja fórmula proteja contra os dois.

Raios UVB

Os raios UVB atingem as camadas mais superficiais da pele e são responsáveis pelas queimaduras solares, que causam vermelhidão.

O Fator de Proteção Solar, também conhecido como FPS, é responsável por garantir proteção contra esses raios. Por exemplo, se, sem o protetor solar, uma pessoa demora cerca de dois minutos para começar a se queimar, usando o FPS 30 vai demorar 30 vezes mais.

Raios UVA

Os raios UVA atingem as camadas mais profundas da pele e são responsáveis pelo seu envelhecimento solar e outros danos irreversíveis. O fator de proteção UVA (FPUVA) é responsável por garantir proteção contra os raios UVA. Por exemplo, se, sem o protetor solar, uma pessoa demora cerca de dois minutos para começar a se queimar, usando o FPUVA 10 vai demorar dez vezes mais.

Conheça os produtos