0

Xerose cutânea: o que é e como tratar essa condição?

Publicado em: 21/09/2022 03:00

Popularmente conhecida como pele seca, a xerose cutânea é uma condição comum, que grande parte das pessoas já vivenciou. A palavra vem do grego, no qual "xero" possui o significado de seca e "osis" de doença.

No geral, esse é um fator que consiste em uma pele que não produz sebo ou óleo suficiente. Assim, a xerose cutânea pode afetar diretamente a rotina de cuidados das pessoas que convivem com a condição.

Por isso, se você quer entender um pouco mais sobre a xerose cutânea e seu tratamento, continue a leitura!

 

O que é a xerose cutânea?

A xerose cutânea é um termo médico que descreve o estado da pele seca. Sua causa pode ser a falta de água suficiente na pele, tanto pelo envelhecimento natural, tanto por doenças, como a diabetes.

É importante observar que a xerose é um estado da pele, não um tipo. Ou seja: a pessoa que tem pele seca – definida pela baixa produção de sebo e óleos – não necessariamente terá xerose cutânea.

Porém, este é um fator que contribui com o surgimento da condição. A pele seca pode ficar cada vez mais áspera e tensionada, ficando propensa a desenvolver o estado da xerose cutânea. Outra característica comum da pele quando ela enfrenta essa condição é a descamação da derme.

A xerose cutânea pode ser caracterizada por:

  • Pele opaca, sem brilho e com toque áspero;
     
  • Pele escamosa, rachada e com coceiras intensas.

 

O que deixa a pele seca?

Creme sendo aplicado nas mãos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem diversos fatores que podem contribuir para um quadro de pele seca. Aqui podemos listar alguns, como:

  • Clima seco e frio;
     
  • Uso de cosméticos não indicados para o tipo de pele;
     
  • Uso de tratamentos com ácidos;
     
  • Uso de medicação para acne;
     
  • Limpeza excessiva;
     
  • Banhos longos e muito quentes.
     

Porém, existem 3 fatores principais que influenciam no surgimento da xerose cutânea:

Falta de lipídios na pele

Ou seja, é quando há uma redução na ligação da camada externa da pele com lipídios epidérmicos (popularmente conhecido como sebo).

Eles são os responsáveis por manter a saúde da pele em dia, já que criam uma barreira protetora que contribui para manter a sua umidade. Quando não há uma produção suficiente, a pele começa a ficar ressecada, repuxada e com aspecto áspero.

Falta de fatores naturais de hidratação

Nossa pele possui vários fatores naturais de hidratação, como a ureia, ácido lático, citrato e açúcares. São componentes que ajudam a atrair a umidade e fixá-la na camada externa e interna da pele. Isso impede que a pele resseque ou descame.

Problema no sistema de hidratação da pele

A pele é composta por pequenos canais, chamados de aquaporinas, por onde a água percorre. Eles são localizados nas membranas celulares e são responsáveis pela transferência de água intra e extracelular.

Com isso, pode ser que haja algum problema na transmissão de água entre as diversas camadas da pele, levando ao ressecamento.

Como tratar a xerose cutânea?

O tratamento da xerose cutânea consiste em controlar os estímulos externos que favorecem o seu aparecimento. Por isso, o primeiro passo é consultar dermatologistas, que podem avaliar o seu caso e determinar a melhor forma de tratamento.

Além disso, é importante rever seus hábitos de limpeza e hidratação da pele, como lavar o rosto em excesso, usar produtos inadequados que podem estimular o ressecamento e evitar a exposição solar intensa.

Olha só algumas dicas que vão te ajudar!

Faça uma limpeza de pele

Realize a limpeza da pele com produtos suaves, e nutritivos, que auxiliem o filme lipídico protetor da pele – em outras palavras, que protejam a pele. Optar por itens que tenham fórmulas suaves com ingredientes naturais é o primeiro passo. Além disso, evitar banhos quentes e longos é indispensável.

Invista na hidratação

Esse passo pode ser feito com cremes ou óleos que ajudem na manutenção da camada lipídica, responsável pela proteção da pele. Eles irão favorecer o reequilíbrio e, ao mesmo tempo, compensar as alterações da pele, deixando ela restaurada.

Como melhorar a textura da pele?

Pessoa aplicando creme nas mãos.

Além dos passos que foram citados acima, você pode adotar uma rotina que favoreça a hidratação da pele e evite o seu ressecamento — e consequentemente, a xerose cutânea. Alguns fatores que auxiliam nesse processo:

  1. Passar menos tempo debaixo da água quente.
     
  2. Evitar o ar seco, principalmente em dias em que as temperaturas chegam aos extremos, tanto no frio quanto no calor. Você também pode adotar o uso de umidificadores de ambiente para ajudar.
     
  3. Impedir o contato da pele direto com detergentes e outros produtos químicos, que agridem a pele. Nesse caso, tenham sempre em mãos (literalmente) luvas protetoras.
     
  4. Usar roupas com materiais naturais, como algodão e seda. Na hora da lavagem, dê preferência por sabão neutro, sem perfumes ou corantes, pois esses componentes podem irritar a pele seca e sensível.

 

Os melhores produtos para quem tem xerose cutânea

Como citamos anteriormente, o primeiro passo para melhorar a textura da pele com xerose cutânea é visitar profissionais de dermatologia, que irão indicar o tratamento ideal para tratar a sua condição.

Mas, como cuidado extra, você pode investir em produtos que hidratam a pele. O nosso portfólio conta com itens que podem ser utilizados por quem convive com a xerose cutânea – eles ajudam muito na criação de uma rotina de skincare para a pele do rosto e corpo. Confira algumas das nossas indicações:

Para o rosto

Produtos da linha Natura Chronos

Seu rosto merece o melhor cuidado. Por isso, Chronos possui tecnologia inovadora, com fórmulas enriquecidas com o poder da natureza e da ciência, selecionadas cuidadosamente para obter a máxima segurança e eficácia para sua pele.

  1. Sabonete Creme Limpeza Hidratante Chronos: possui glicoativos, que promovem a retenção de água na pele, mesmo com enxágue. Ele é perfeito para manter a pele hidratada por mais tempo.
     
  2. Tônico Detox Hidratante Chronos: promove um detox celular, eliminando as toxinas, o que deixa as células mais saudáveis e a pele mais propensa a absorver ativos dos produtos de tratamento. Além disso, é ótimo para reduzir sinais de cansaço, como o amarelamento da pele e a perda do viço natural.
     
  3. Acqua Biohidratante Renovador Chronos: promove uma recarga instantânea de hidratação e estimula a pele na auto-hidratação. Ele possui uma fórmula leve, refrescante e ultra-hidratante que é absorvida rapidamente pela pele. Possui tecnologia exclusiva de hidratação ativa,prebiótica e inteligente, que ativa os 5 mecanismos de auto-hidratação da pele, mantendo o equilíbrio de hidratação de acordo com a necessidade de cada região do rosto.

 

 

Para o corpo

Produtos da linha Ekos castanha

Para o cuidado com seu corpo, Ekos Castanha é a linha antiressecamento, inspirada na árvore que alimenta a Amazônia. Ela é feita a partir do óleo bruto da castanha, um ingrediente rico em ômegas 6 e 9.

Ele ajuda a combater os sinais de ressecamento intenso, nutre e realimenta até as camadas mais profundas da pele, a deixando revitalizada.

  1. Polpa Esfoliante Hidratação e Renovação para o Corpo Ekos Castanha: com esfoliantes naturais, ela ajuda na renovação da pele, removendo as impurezas e células mortas. Feita a partir do óleo bruto da castanha, a polpa esfoliante é indicada para preparar a pele para receber a hidratação, além de contribuir para a sua maciez.
     
  2. Leite de Banho Hidratante para o Corpo Ekos Castanha: é um potente antiressecamento, também feito a partir do óleo bruto da castanha. Ele age nutrindo a pele e contribui para melhorar a sua textura. Com bioativos amazônicos, trata diferentes necessidades da pele, além da hidratação.
     
  3. Polpa Hidratante para os Pés Ekos Castanha: os pés são uma das áreas que mais sofrem com o ressecamento. Por isso, recomendamos essa polpa para a região. Ela possui uma potente ação de hidratação, que nutre e melhora a textura da pele e das unhas.
     
  4. Polpa Desodorante Hidratante para o Corpo Ekos Castanha: ideal para revitalizar a pele, a polpa hidratante possui uma textura cremosa e aveludada para que seu momento de autocuidado seja ainda mais agradável. Ela ajuda a melhorar a textura da pele, deixando restaurada e nutrida.

 

Dica extra

Análise Personalizada de Pele Natura

Com uma selfie, a gente te ajuda a montar uma rotina de tratamento customizada para as necessidades do seu rosto. Clique aqui para realizar a Análise Personalizada de Pele.

 

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a tirar suas dúvidas sobre a xerose cutânea! Agora, compartilhe com mais pessoas para que elas conheçam essas dicas. E lembre-se de nos seguir nas redes sociais: @naturabroficial

Linhas de expressão: saiba o que são e como tratá-las
Linhas de expressão: saiba o que são e como tratá-las31/07/2025
Óleo de andiroba: para que serve, benefícios e como usar
Óleo de andiroba: para que serve, benefícios e como usar28/07/2025