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Com perfumista exclusiva, Natura é a Casa de Perfumaria do Brasil

Fazer fragrâncias originais que combinem ingredientes brasileiros e o jeito de ser da nossa gente é nosso objetivo

Publicado em 29 mai 2018, 18:05

Por seu jeito único de fazer fragrâncias que expressem a exuberância e a alma dos brasileiros, a Natura é a Casa de Perfumaria do Brasil. Fazer uma perfumaria original, com identidade olfativa única, proveniente da mistura de nossos ingredientes, ambientes e da nossa gente, é o desafio que norteia cada lançamento de produto.

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Para dar conta desse desafio, temos uma perfumista exclusiva, Verônica Kato, que faz parte de um seleto grupo de 400 especialistas que carregam esse título no mundo. A profissional tem à sua disposição um laboratório com 2.500 aromas diferentes – matérias-primas dos melhores perfumes do mundo – e mais 20 óleos essenciais exclusivos, provenientes da biodiversidade brasileira.

Casa de Perfumaria do Brasil

"Imagine ter essas cores inéditas [os óleos essenciais] a mais para você criar! Pesquisamos, estudamos, plantamos e cuidamos de todo o processo para poder utilizar. Quando um projeto começa, prospectamos cem cheiros diferentes e vemos o potencial de cada planta. Esse processo leva anos, e somos a única empresa no Brasil que faz esse investimento", explica Verônica.

Além da busca por fragrâncias que traduzam nosso país, a Casa de Perfumaria do Brasil investe recursos e esforços para uma produção cada vez mais sustentável. Nesse cenário, destacam-se o uso de álcool 100% orgânico nas formulações e o de vidro reciclado pós-consumo nos frascos. Entre vários benefícios, essas duas iniciativas diminuem consideravelmente a emissão de gases de efeito estufa no meio ambiente.

Como os perfumes são feitos

Na Natura, uma nova fragrância começa com a definição de um conceito: que cara ela deve ter e qual seu público-alvo. 

Depois dessa etapa, planeja-se como será o frasco e só então a equipe de perfumaria começa uma análise de combinações de aromas. 

O processo é cuidadoso e, por isso, não é rápido. Uma fragrância de uma linha já existente, por exemplo, pode demorar de seis meses a um ano para ficar pronta. Quando o produto é totalmente novo, o tempo pode ser estendido para até três anos. 

E, claro, nada de testes em animais. Os produtos da Casa de Perfumaria do Brasil são testados por muitas pessoas, desde profissionais da área até um público selecionado.

Após os testes, vários ajustes são feitos, até que a equipe consiga chegar a três opções finais de fragrâncias. É aí que o produto que será de fato comercializado é selecionado pela equipe.

Tudo isso é feito para o perfume chegar ao consumidor da melhor maneira possível: sintetizando a essência do brasileiro. Afinal, segundo Verônica, fragrâncias são como acessórios e têm o poder de expressar aquilo que quisermos.

O cheiro vai ajudar você no dia a dia. Fará você ser e sentir o que quiser. É uma forma de expressão: você se comunica por meio da fragrância que escolhe" 

Conheça a perfumista 

Como grandes perfumarias do mundo, estamos sempre procurando assegurar nossa identidade olfativa. Nossa perfumista exclusiva, Verônica Kato, é a única especialista fixa em uma empresa da América Latina. 

Nascida em Bastos, no interior de São Paulo, a profissional estudou em grandes escolas de perfumistas ao redor do mundo. Começou sua carreira depois de cursar farmácia bioquímica na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e estagiar como assistente em perfumaria na empresa alemã Dragoco, hoje conhecida como Symrise e uma das principais companhias do segmento no mundo.
Ao se apaixonar pela área, Verônica foi estudar na escola de perfumaria da empresa em Holzminden, na Alemanha. Depois, decidiu se especializar e partiu para Hadley, na Inglaterra, além de Grasse, na França. Para aprender sobre perfumaria fina, ela ainda passou por Nova Iorque, nos Estados Unidos. Para chegar ao título de perfumista, foram cerca de dez anos de muito estudo.

Ao voltar para o Brasil, Verônica trabalhou para diversas empresas e, em 2006, optou pela Natura. "Aqui tudo tem um significado. Não fazemos nada simplesmente para atrair o outro, mas, sim, buscando o bem-estar das pessoas. Não é só um cheiro para atrair, mas para a pessoa se sentir bem, viver bem no dia a dia. Queremos criar fragrâncias e transformar a vida das pessoas, levando mensagens, construindo um mundo melhor, como em Ekos, linha com a qual tentamos ampliar o conhecimento das pessoas sobre a natureza", afirma. 

Conheça os produtos

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