Encontre por

Impacto Social

Uma marca de beleza pode fazer muito pela diversidade e pela educação 

Publicado em 12 fev 2019, 13:02

Diversidade

Num dos países mais diversos do mundo, precisamos ainda caminhar no respeito ao diferente. 

Somos o lugar do planeta que mais mata travestis

Não respeitamos os povos nativos. 

Nem pessoas mais velhas, ou pessoas com deficiência. 

Reproduzimos os mesmos padrões de beleza há muito tempo.  

Padrões que causam sentimentos de exclusão em tantas meninas e meninos. 

Os negros, que são maioria da nossa população, raramente são vistos em mesas de decisão de empresas e governos. 

Por quê? 

E as mulheres que continuam sendo vítimas de violência?  

São 8 por minuto. Se fosse uma por ano já seria muito.

Quando é que a gente vai aprender a olhar o outro com empatia? 

E perceber que em cada pessoa estamos todos nós? 

O que uma marca de Beleza pode fazer por isso? 

Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza do todo.

Essa é a crença que nos guia há mais de 30 anos. 

Somos quase 8 bilhões de humanos e é preciso dar voz para todos.  

Por isso criamos para nossos Consultores e Consultoras de Beleza um modelo comercial de prosperidade, pertencimento e propósito

Para que cada um possa, no seu tempo e ritmo, encontrar um caminho de autonomia. 

Somos referência internacional em inclusão de pessoas com deficiência.  

Hoje temos 6,5% de colaboradores com algum tipo de deficiência. Acima da cota prevista em lei que é 5%. Nosso Centro de Distribuição em São Paulo tem 15% de colaboradores PCDs. O que mostra que produtividade combina com inclusão social. 

Damos licença maternidade e paternidade também para casais homoafetivos. Como não?  

Em nossas campanhas a gente espalha nossa crença da beleza livre de estereótipos, incluindo corpos de todos os tipos, jeitos e idades.  

Ainda temos muito a fazer.   

Por exemplo aumentar a representatividade de negros em nossas equipes. E trazer mais mulheres para cargos de liderança. 

E temos programas focados em mudar essa realidade.

A diversidade é uma causa bonita porque ela é plural.  

É de todos nós.  

Então a gente convida você a pensar em ideias e projetos relacionados à diversidade. 

Vamos fazer juntos um mundo mais bonito? 

Impacto social

Leia também:

O que é feminismo e por que você não precisa ter medo dele

4 atitudes simples para criar crianças sem estereótipo de gênero

Dia da Consciência Negra: a origem a importância da data

 

Educação

Precisamos falar sobre educação.

A cada 100 crianças brasileiras, metade não aprende a ler na idade certa. 

E quem não sabe ler até os 7 ou 8 anos, que é a idade certa, tem dificuldades para aprender a vida toda. 
Mais de 40% dos jovens abandonam a escola antes de terminar o Ensino Médio.

30% da população brasileira são considerados analfabetos funcionais. 

Não, você não leu errado.  

Três em cada 10 habitantes do nosso país não compreendem um texto com mais de um parágrafo e não conseguem resolver operações básicas que envolvam, por exemplo, calcular o troco do pão. 

Isso sem falar no grande número de professores que consideram sua formação insuficiente.  

Agora, vamos pensar juntos: se educação é um direito humano que diminui as desigualdades sociais e econômicas, para onde vai um país sem educação? 

O que uma marca de Beleza pode fazer por isso? 

Educação. A gente aprende juntos.  

A gente ensina juntos. 

Desde 1995, a Natura criou uma grande rede voltada para educação.  

Funciona assim: as Consultoras e Consultores de Beleza e a Natura destinam todo o lucro das vendas dos produtos Crer Para Ver para projetos de melhoria da qualidade da educação básica, que são geridos pelo Instituto Natura. 

São projetos que contemplam três principais frentes de ação.  

1. Escola em Tempo Integral, que propõe mais tempo de aula e mais qualidade de aprendizagem para os jovens do ensino médio. 

2. Alfabetização, com capacitação de professores.

3. Há três anos oferecemos um programa de educação para nossas Consultoras, Consultores e suas famílias.  

Hoje, o Instituto Natura atua em 22 estados com iniciativas que envolvem mais de um 1,2 milhão de crianças e jovens por ano.

E é só o começo. A gente tem que fazer muito mais. Tem que fazer essa rede crescer, trazer mais gente para essa história.

Porque só juntos a gente vai aprender a fazer um país igual para todos.

Um país que começa em cada criança.

Impacto social

Leia também:

Instituto Natura existe para transformar a educação pública. Você conhece?

Unir forças pela educação pública é objetivo de produtos Crer Para Ver. Conheça!

O mundo é mais bonito com você

Receba novidades

Inscreva-se e receba ofertas e novidades da Natura.