Ativar para ir para o player da Audima
0

Embalagem reciclada: conheça a ação feita no Rock In Rio 2022

Natura, Rock in Rio, Heineken®, Coca-Cola e Braskem transformaram copos plásticos em embalagens recicladas de desodorantes.Publicado em: 29/09/2023 17:01

Em 2022, demos um show de sustentabilidade na cidade do rock ao transformar copos plásticos em embalagens recicladas! 🤘♻

A parceria entre Rock in Rio, Heineken®, Coca-Cola, Braskem e Natura promoveu a reciclagem de 2,3 milhões de copos plásticos utilizados pelo público durante os 7 dias de festival. Agora esses resíduos plásticos recuperados ganham um novo começo nas nossas embalagens para desodorantes corporais de Natura Kaiak.

Quer saber mais sobre a parceria que transformou 13 toneladas de plástico em 2 milhões de embalagens recicladas de desodorantes e como isso ajuda o planeta? Come on, baby! 👇

 

Cada embalagem de desodorante contém 1 copo reciclado

INFOGRÁFICO PARCERIA - texto: 2,3 milhões de copos da Coca-Cola e da Heineken utilizados no Rock in Rio foram reciclados / 13 toneladas de plástico tiveram um destino correto e viraram resina reciclada pela Braskem / 2 milhões de tampas de desodorantes corporais Natura Kaiak foram produzidos com resina reciclada / Usando o refil dos desodorantes Natura, o tempo de vida das tampas pode ser estendido em até 10 vezes.

Do Rock in Rio para a casa de milhões de brasileiros. E ainda chamam de copo descartável? Esse copo tem muita história para c(a)ntar! 😉✌️

Acreditamos que uma experiência como o Rock in Rio é algo para ficar na memória e não para gerar impacto negativo no planeta. Por isso, iniciamos uma parceria de muito sucesso há 4 anos.

Na edição de 2019, a parceria entre Rock in Rio, Heineken® e Natura transformou 2,5 milhões de copos descartáveis em 670 mil tampas do Desodorante Corporal Humor. Dessa vez, mais duas grandes marcas se juntaram a nós para causar impacto positivo no planeta: Coca-Cola e Braskem.

Em 2022, os 2,3 MM de copos plásticos da Heineken® e da Coca-Cola utilizados no festival, foram reciclados e somaram 13 toneladas de resíduos recuperados. A Braskem transformou esse volume em resina reciclada. A Natura utilizou esse material na fabricação de 2 milhões de tampas de desodorantes corporais.

Os produtos que contêm embalagens recicladas com os copos plásticos do Rock in Rio são: Desodorante Corporal Kaiak masculino, Desodorante Corporal Kaiak feminino, Desodorante Corporal Kaiak Oceano masculino e Desodorante Corporal Kaiak Oceano feminino

Ao produzirmos embalagens recicladas, reduzimos o impacto ambiental e a quantidade de resíduos sólidos, contribuindo para a conservação de recursos naturais.

 

O impacto do consumo de plástico no planeta

O impacto do consumo de plástico no planeta

Você sabia que 40% do plástico fabricado no mundo é utilizado apenas uma vez e depois jogado fora? Isso mesmo! Usou, descartou. 😱

A produção anual de plástico ultrapassa 400 milhões de toneladas. Desse total, 50% são produtos projetados para serem utilizados apenas uma vez, e menos de 10% são reciclados pós-consumo.

E o que acontece com os produtos que não são reciclados? De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, o plástico leva em torno de 400 anos para se decompor. Os resíduos descartados incorretamente vão parar em aterros sanitários, ruas, bueiros, rios, oceanos e até no ar que a gente respira.

Lixo plástico nas águas

A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que 19 a 23 milhões de toneladas de plástico são despejados em lagos, rios e mares anualmente. Cientistas estimam que, pelo menos, 800 espécies já foram impactadas pelo lixo plástico jogado nos oceanos e que até 2050, praticamente todas as espécies de aves marinhas do planeta terão ingerido lixo plástico.

A poluição plástica agrava a desigualdade

Os resíduos plásticos poluem o solo e as águas, colaboram para mudanças climáticas, se acumulam nas ruas e entopem bueiros. Isso afeta de forma mais agressiva a vida e a saúde de quem está em situação menos privilegiada na sociedade.

Além disso, quando o lixo plástico não recebe o destino adequado, grande parte da receita que poderia beneficiar pessoas que trabalham com reciclagem é perdida.

E se o lixo plástico for queimado?

Reduzir o acúmulo de plástico fazendo a queima do material é uma péssima ideia. E vamos explicar a você os motivos. 🤯

A queima do lixo plástico libera gases tóxicos que poluem o ar que respiramos. Esse ar poluído aumenta o risco de doenças cardíacas, agrava problemas respiratórios, como asma e enfisema, causa irritações na pele, náusea e dores de cabeça, além de prejudicar o sistema nervoso.

O plástico queimado também libera carbono sob a forma de fuligem, o que contribui com as mudanças climáticas que afetam ecossistemas e provocam fenômenos naturais cada vez mais intensos.

 

O Brasil está no ranking dos principais países geradores de lixo plástico

Os números do lixo plástico no Brasil estão muito acima do ideal, e isso não prejudica apenas o meio ambiente. O descarte incorreto de plástico afeta nossa comida, nossa saúde, nossas cidades e até a nossa economia.

Aqui estão alguns números sobre o descarte de plástico no Brasil para você conhecer e refletir:

  • O Brasil é o 4º país que mais gera lixo plástico no mundo.
  • 13,7 milhões de toneladas de lixo plástico foram produzidas no Brasil em 2022.
  • Apenas 1,28% dos resíduos plásticos descartados no Brasil foram reciclados em 2022 (algo em torno de 145 mil toneladas).
  • 7,7 milhões de resíduos plásticos vão para aterros sanitários e cerca de 2,2 milhões são descartados de forma irregular em lixões a céu aberto, sem qualquer tipo de tratamento.
  • O Brasil perde anualmente R$ 14 bilhões em receita e oportunidade de renda para pessoas que vivem da atividade de reciclagem no país. Desse total, grande parte refere-se à reciclagem de plástico (fonte: Abrelpe).

A meta de reduzir a presença de plástico no meio ambiente é um dos compromissos da Agenda 2030 da ONU que faz parte dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segundo a instituição, é possível reduzir a poluição plástica em 80% até 2040. Mas, para que isso aconteça, países e empresas precisam fazer mudanças profundas nas políticas e no mercado.

 

Natura reduz os resíduos plásticos com a circularidade de embalagens

montagem de Kaiak embaixo d’água com garrafas quebradas ao lado, dando a entender que elas estão se transformando na embalagem.

Um dos pilares da nossa visão 2030 é a Circularidade de Embalagens e a Regeneração. Investimos cada vez mais nas cadeias de reciclagem e também em soluções inovadoras para que as embalagens dos produtos Natura sejam mais sustentáveis desde o design.

Mais beleza, menos lixo é a causa que permeia todas as iniciativas da marca Natura. Ela reforça nosso compromisso em oferecer o máximo, usando o mínimo e reduzindo excessos.

Essa causa também está alinhada com outros compromissos de longa data, como a destinação correta de resíduos e a redução nas emissões de carbono. Há 40 anos, a Natura tem orgulho em dizer que é pioneira no uso de refis.

Quer contribuir com a gente para reduzir o impacto do plástico no planeta? Retorne as embalagens dos seus produtos por meio do Programa Recicle com a Natura.

Esse programa possibilita que os consumidores devolvam as embalagens vazias de cosméticos de todas as marcas do grupo (Natura, Avon e The Body Shop). Você pode levar as embalagens a uma das nossas lojas físicas ou entregar para sua Consultora ou Consultor de Beleza Natura e Avon. Para saber mais sobre o Programa Recicle com a Natura, clique aqui.

 

Kaiak tem o compromisso de cuidar das águas

montagem com os deos de Kaiak.

A marca Kaiak, uma das mais icônicas da perfumaria Natura, assumiu o compromisso de cuidar das águas. Seus produtos possuem fragrâncias inspiradas na potência do frescor e são feitos de escolhas que respeitam o oceano. 🌊🧡

Em 2022, Kaiak relançou seus itens de perfumaria e passou a consumir 20% menos plástico na fabricação das embalagens. Além disso, 50% de todo o plástico utilizado nas embalagens é reciclado², retirado do litoral e/ou de cabos de pesca descartados.

Ao transformar resíduos plásticos em matéria-prima nobre, Kaiak potencializa a indústria e a cultura da reciclagem, porque quanto mais incentivamos a coleta de resíduos em áreas de risco, menos plástico vai parar nos oceanos.

Além da marca Kaiak, outras linhas de produtos Natura também possuem embalagens recicladas, contribuindo para a redução do impacto do plástico no planeta.

Todas as nossas embalagens de desodorantes corporais são feitas com 30% de PET reciclado, e também oferecemos opções de refis que aumentam em até 10x o tempo de vida das tampas dos produtos.

Os desodorantes corporais em spray são boas escolhas para você e para o planeta. Com embalagens mais ecológicas e sem sal de alumínio na formulação, os desodorantes corporais da Natura mantêm sua pele protegida contra os odores da transpiração e promovem sensação de frescor e bem-estar para o corpo todo ao longo do dia.

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre a ação que transformou os copos plásticos em embalagens recicladas de desodorantes Kaiak. Aproveite para compartilhar com os amigos que curtiram o festival e conheça o nosso blog. 🤘😉

 

1. Você poderá receber um produto de lote anterior ao fabricado com plástico proveniente do festival Rock in Rio.
2. % referente à média anual de plástico utilizado nas embalagens da perfumaria Kaiak.

Benefícios da Andiroba: saiba como regenerar sua pele
Benefícios da Andiroba: saiba como regenerar sua pele11/09/2025
Cruelty Free: Natura é contra testes em animais
Cruelty Free: Natura é contra testes em animais19/03/2025