Ativar para ir para o player da Audima
0

Psoríase: o que é, causas e tratamento para a condição

Publicado em: 05/10/2022 19:13

O nome e o aspecto da psoríase podem assustar um pouco. Porém, ela é uma doença crônica comum e não contagiosa, que pode aparecer em pontos na pele ou no couro cabeludo.

Existem muitos tratamentos para psoríase atualmente, mas nosso objetivo é informar você sobre como manter sua pele e cabelos saudáveis para combatê-la!

Vamos lá?

 

O que é psoríase?

Foto de um braço com marcas de psoríase.

A psoríase é uma doença na qual as células da pele se acumulam, deixando-a avermelhada ou rosada, seca e descamando. As causas da psoríase estão relacionadas a fatores genéticos e imunológicos.

Apesar de não ser contagiosa, por causa da sua aparência nas áreas acometidas - cotovelos, joelhos e couro cabeludo -, ela pode causar o afastamento social e constrangimento.

Sintomas de psoríase

Os sintomas variam muito de pessoa para pessoa, mas de forma geral, incluem:

  • Coceiras;
  • Pele ressecada ou rachada;
  • Sensação de queimadura;
  • Manchas avermelhadas;
  • Descamação;
  • Sangramento;
  • Dor.

As manifestações da psoríase mudam conforme a localização das lesões no corpo, assim como as características delas.

 

Tipos de psoríase

Sabendo que essa doença pode aparecer em locais diferentes do corpo e que este é um fator que pode alterar os sintomas, há uma nomenclatura para cada tipo de psoríase:

Psoríase ungueal

Esse é o tipo que pode afetar as unhas das mãos ou dos pés. Nesse caso, a unha engrossa, descama e acaba tendo um crescimento fora do normal. Existem quadros em que ela pode mudar de cor e sofrer deformações, ficar com manchas amareladas e até mesmo “descolar”.

Psoríase no couro cabeludo

A psoríase no couro cabeludo começa com uma coceira. Depois, manchas avermelhadas e a descamação esbranquiçada surgem. Normalmente, as pessoas identificam a doença ao perceber o surgimento de pele morta, semelhante à caspa, em seus cabelos e ombros.

Psoríase vulgar

Entre os tipos de psoríase, essa é a mais comum. As partes do corpo onde ela surge, são:

  • Joelhos;
  • Cotovelos;
  • Couro cabeludo;
  • Região lombar.


A psoríase vulgar consiste na formação de placas avermelhadas e secas com escamas esbranquiçadas. Em alguns casos, as regiões afetadas podem coçar e doer. No estado grave, pode haver rachaduras e sangramentos.

Psoríase artropática

Se manifesta nas articulações, o que pode causar fortes dores, principalmente no início do movimento. A psoríase artropática pode causar uma rigidez cada vez maior nas articulações e até mesmo deformidades. Seu aparecimento pode acontecer em qualquer articulação do corpo, incluindo as da coluna.

Psoríase invertida

A psoríase invertida acomete áreas úmidas, como virilhas, axilas ou embaixo dos seios. Ela se caracteriza por manchas vermelhas e inflamadas, porém sem descamação intensa. O quadro pode agravar quando houver muito atrito na região combinado com suor excessivo.

Psoríase gutata

Geralmente, a psoríase gutata ocorre devido a infecções bacterianas. São mais comuns em crianças e jovens com menos de 30 anos e são caracterizadas por feridas nas seguintes regiões:

  • Tronco;
  • Braços, próximo aos ombros;
  • Coxas, próximo ao quadril.

Psoríase eritrodérmica

Entre os tipos de psoríase, a eritrodérmica é a mais rara. As manchas vermelhas podem aparecer em todo o corpo, e coçam ou ardem de maneira muito intensa. Por causa desses sintomas, o corpo pode apresentar febre e calafrios.

A condição pode ser causada por conta de:

  • Queimaduras graves;
  • Infecções;
  • Outros tipos de psoríase não controladas.

Psoríase pustulosa

A psoríase pustulosa pode aparecer em todas as regiões do corpo, porém são mais comuns nas mãos, pés e dedos. Neste tipo, podem aparecer pústulas e pequenas bolhas com pus sobre a pele. Em sua forma mais grave, pode causar calafrios, febre e coceira intensa.

 

Psoríase tem cura? Conheça o tratamento!

Barriga de uma pessoa que acabou de sair do banho, prestes a passar produtos para o corpo.

A psoríase não tem cura e não pode ser prevenida, mas pode ser controlada por meio de tratamentos adequados, que devem ser acompanhados por um médico especializado no assunto.

Cerca de 80% dos casos são leves a moderados e, com isso, podem ser contidos com uso de medicação, hidratação da pele e cuidado na exposição solar. Por isso, se você possui disponibilidade para banhos de sol diários, esse pode ser um dos grandes diferenciais no tratamento.

Mas lembre-se: use protetor solar sempre para evitar problemas mais graves de pele. Porém, caso você não tenha tempo, existem clínicas especializadas para banhos de ultravioleta A e B (sempre sob uma rigorosa observação médica).

Em grande parte dos casos, o tratamento da psoríase se divide em duas partes:

  1. Melhora das lesões;
  2. Manutenção diária da pele para remissão da doença.

 

Por isso, após a primeira etapa, é importante você ter uma rotina de autocuidado para que sua pele esteja sempre em dia.

Além disso, visitas periódicas a profissionais de dermatologia podem ajudar, caso precise de ajustes na rotina de cuidados com a pele. Isso garantirá uma melhora na qualidade de vida, autoestima e pode impedir o retorno da doença.

 

Como lidar com a psoríase?

Além do tratamento, existem outros fatores que podem influenciar positivamente no desaparecimento dos sintomas, como:

  1. Manter a pele bem hidratada. Assim, você evita o ressecamento excessivo, que favorece o desenvolvimento de lesões;
     
  2. Tomar cuidado com a exposição solar! Lembre-se de fazer isso sempre com moderação e use protetor solar constantemente;
     
  3. Evitar o estresse: ele é um dos fatores que podem contribuir para o aparecimento das lesões. Por isso, para lidar com o desgaste emocional, procure ajuda de profissionais, se achar necessário;
     
  4. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
     
  5. Não se isolar! Apesar da sua aparência, a psoríase não é contagiosa. Se afastar de pessoas e situações, pode contribuir para a piora do quadro devido ao estado emocional;
     
  6. Consultar profissionais de dermatologia frequentemente.

 

Produtos para hidratação e proteção diária da pele

Hoje, é possível encontrar vários dermocosméticos que ajudam na missão de manter a sua pele bem hidratada e protegida. Por isso, na hora de investir em produtos de cuidados, atente-se à sua necessidade de manter a pele saudável.

Para o corpo

Temos algumas sugestões que deixarão a sua pele ainda mais nutrida:

Hidratante para o corpo

Néctar Desodorante Hidratante para o Corpo Ekos Maracujá

O Néctar Desodorante Hidratante para o Corpo Ekos Maracujá é um potente antiestresse cutâneo para o seu corpo. Ele foi desenvolvido com óleo bruto do maracujá para combater a vermelhidão e a coceira. Ele acalma, protege e hidrata a pele, além de possuir uma textura leve, de rápida absorção e uma leve fragrância de maracujá.

Creme nutritivo

Creme nutritivo para o corpo Tododia

O Creme Nutritivo Para o Corpo TodoDia Cereja e Avelã e o Creme Nutritivo para o Corpo Tododia Ameixa e Flor de Baunilha são as opções para quem busca fragrâncias atraentes e marcantes, aliadas à nutrição prebiótica, que deixa a pele mais firme e ultramacia.

Creme ultranutritivo para o corpo

O Creme Ultranutritivo para o Corpo Tododia Cereja e Avelã é uma combinação entre nutrição prebiótica, manteigas e óleos naturais, que atuam de maneira imediata para deixar a sua pele ainda mais hidratada em todas as camadas. Além da fragrância atraente e marcante, ele ajuda na proteção contra o ressecamento excessivo.

Loções protetoras

Loção Protetora FPS 60 / FPUVA 20

Sua pele estará muito mais protegida com as loções protetoras FPS 30 / FPUVA 10 e FPS 60 / FPUVA 20 de Fotoequilíbrio. Elas possuem alta proteção contra queimaduras solares, causadas pelos raios UVA e UVB, e possuem uma textura leve, não oleosa, fácil de espalhar e de rápida absorção.

Para o rosto

Produtos da linha Chronos

O cuidado diário com seu rosto também é importante. Por isso, apresentamos para você algumas sugestões de itens para a sua rotina de skincare:

Solução Purificante Antioleosidade Chronos

A Solução Purificante Antioleosidade Chronos controla a oleosidade e minimiza a aparência dos poros graças aos seus ativos.

É indicada para uso após a limpeza da pele, pois ajuda a manter o pH fisiológico, no reequilíbrio da microbiota da pele. Em sua composição, o ácido salicílico atua como um agente queratolítico, limpando e desobstruindo poros, além de atuar na redução de células mortas da pele;

Limpeza Purificante Antioleosidade Chronos

Para uma limpeza profunda, sem agredir a pele e sem causar efeito rebote, conte com a Limpeza Purificante Antioleosidade Chronos! Um sabonete que possui em sua composição o ácido salicílico e a candeia, que é um dermocalmante que ajuda na redução da vermelhidão da pele;

Protetor Clareador FPS 70 Chronos

O Protetor Clareador FPS 70 Chronos possui cobertura natural, que clareia, protege contra os raios UVA e UVB e previne o fotoenvelhecimento. Ele ajuda na uniformização do tom da pele, o que auxilia no disfarce de imperfeições.

Produtos para o cabelo

Seus cabelos também merecem estar em dia com o autocuidado. Por isso, invista em produtos tecnológicos que irão auxiliar na saúde dos fios. Confira nossas indicações:

produtos de Natura Lumina com ação anticaspa

Shampoo Reequilibrante Anticaspa Lumina

O Shampoo Reequilibrante Anticaspa Lumina proporciona um couro cabeludo saudável e um cabelo livre de caspas por mais tempo! Ele limpa profundamente, sem agredir.

Possui biotecnologia pró-teia exclusiva, que ajuda no preenchimento da fibra capilar, de dentro para fora, além do ativo dermocontrole que trata até as camadas mais profundas do couro cabeludo, deixando seus cabelos mais hidratados, macios e livres de capas por mais tempo.

Tônico de Tratamento Intensivo Anticaspa Lumina

Já o Tônico de Tratamento Intensivo Anticaspa Lumina promove uma transformação inteligente do couro cabeludo, já que também possui biotecnologia pró-teia aliada ao ativo dermocontrole.

O uso combinado com o Shampoo, trata os sintomas e a causa da caspa, trazendo um resultado prolongado. Além disso, promove a saúde do couro cabeludo e reduz a coceira e descamação.

Gostou de saber mais sobre como os cuidados diários podem te ajudar a ter uma pele hidratada e saudável e como isso pode ser um diferencial no tratamento para a psoríase?

Então, não deixe de compartilhar nossas dicas com mais pessoas e nos siga nas redes sociais:

@naturabroficial :D

Saiba o que é ácido hialurônico, para que serve e como usá-lo
Saiba o que é ácido hialurônico, para que serve e como usá-lo27/08/2025
Saiba o que deixa os lábios ressecados e como hidratá-los
Saiba o que deixa os lábios ressecados e como hidratá-los27/08/2025