5 hábitos comuns que danificam o cabelo

Especialista em cabelo da Natura, Edjane Lima aponta os maiores vilões e ensina a recuperar a saúde e beleza dos fios

Publicado em 12 set 2018, 18:09

Talvez você tenha algum destes hábitos comuns que vão danificando seus fios sem perceber. Até mesmo o excesso de cuidado pode mais prejudicar que ajudar, sabia? Para conquistar um cabelo digno de capa de revista, a gerente de fórmulas para cabelo da Natura, Edjane Lima, aponta os cinco erros mais comuns cometidos pelas brasileiras.

Leia também:

Cabelo tingido: dicas para manter o visual renovado

O que é bom para evitar queda de cabelo?

7 dicas para lavar o cabelo corretamente

1. Não proteger os fios dos raios solares

O excesso de sol continua a ser um vilão poderoso. "Desde o primeiro momento em que o cabelo entra em contato com o sol, podem ocorrer danos leves na fibra capilar. O prejuízo aos fios aumenta conforme o tempo de exposição solar, que pode ocasionar desde perda de brilho e de maciez até ressecamento, quebra dos fios e alteração da cor”, conta Edjane. A dica é simples: "Proteger os fios com creme para pentear que tenha, preferencialmente, filtro UV".

2. Não usar um protetor térmico antes da chapinha e do secador

Os processos térmicos, como secador, chapinha e modelador de cachos, podem danificar bastante os fios. E o uso constante sem proteção adequada é ainda pior! "Nesse caso, dois cuidados são essenciais: nunca passe a chapinha sobre o cabelo molhado ou úmido e aplique sempre um produto que proteja os fios do calor excessivo", explica Edjane. "As crespas, cacheadas e onduladas devem usar o secador acoplado a um difusor para facilitar o penteado e evitar a quebra dos fios." Experimente o Creme Pré-Escova Liso e Solto, de Plant: ele ajuda a criar uma película sobre os fios, evitando os danos maiores dos alisamentos.

3. Usar muito mais produto que o necessário

Às vezes, o cuidado excessivo também pode ser um problema. Segundo a especialista, o volume de creme para pentear ou leave-in a ser aplicado deve ser distribuído de acordo com o tipo de cabelo.

Recomendo a quantidade do tamanho de uma moeda de 1 real para quem tem muito cabelo e do tamanho de uma ervilha para quem tem menos."

Edjane aconselha ainda o uso do shampoo antirresíduos, como o Shampoo Limpeza Profunda, de Plant, uma vez por semana, para remover os resíduos de produtos que se acumulam ao longo dos dias.

4. Prender o cabelo molhado

Também é preciso ficar atenta na hora de prender os fios, especialmente quando ainda estiverem molhados. "Quando estão úmidos, os fios ficam, tecnicamente, mais frágeis. Isso acontece porque uma das ligações químicas é modificada temporariamente e o cabelo fica mais elástico e mais facilmente quebradiço", explica a gerente de fórmulas. 

Se você faz questão de prendê-los, seque os fios antes ou espere secar naturalmente. Lembre-se: se usar o secador, não esqueça o protetor térmico!

5. Tomar banhos muito quentes

"Principalmente no inverno, as pessoas costumam tomar banho quente. Esse hábito ruim ajuda a aumentar a produção de oleosidade no couro cabeludo, o que gera danos aos fios devido à perda de proteínas e de outros ingredientes essenciais”, finaliza a especialista da Natura. A gente sabe que é difícil abandonar esse hábito, mas tente, pelo menos, deixar a água mais morna para cuidar dos seus fios com carinho.

Conheça os produtos