Frizz: 5 mandamentos para ficar livre do problema

Cabelo arrepiado incomoda muita gente, mas algumas ações simples podem diminuir muito o frizz. Siga nossos truques

Publicado em 25 abr 2018, 12:04

Não existe ninguém no mundo que nunca tenha sofrido por causa do frizz no cabelo. “É um problema nacional”, brinca Guilherme Cassolari, especialista em cabelos da Natura. Os fios arrepiados que insistem em não abaixar podem ter diversas causas presentes no nosso cotidiano e são o sinal de que algo com nosso cabelo não vai bem.

Leia também:

O que é bom para evitar queda de cabelo? Descubra aqui

Como se livrar da oleosidade do cabelo para sempre

Cabelo quebrado: saiba como fortalecer os fios

Sol, vento e umidade podem contribuir para o aparecimento dos fios arrepiados, e essas condições climáticas não podemos controlar. Mas outros fatores que causam o frizz podem ser evitados:

1. Desembarace o cabelo úmido

Quando seu cabelo está molhado, a escova passa pelos fios sem gerar atrito. Ou seja, a água neutraliza as cargas elétricas que fazem os fios ficarem espetados e os leva de volta para o lugar certo.

2. Fuja de processos químicos 

Se o frizz não sai da sua cabeça, pode ser que seu cabelo precise de um descanso de tinturas e alisamentos. Tente fazer uma pausa e, quando voltar a realizar esses procedimentos, hidrate muito bem o cabelo.

3. Seque com tecidos de algodão

ara começar, escolha uma toalha de algodão. Mesmo assim, não esfregue ou enrole a toalha na cabeça. Gui Cassolari aconselha o uso de uma camiseta para secar seus fios. “Pressione levemente os fios com o tecido para tirar o excesso de água”, recomenda.

4. Lave o cabelo com água morna ou fria 

A temperatura da água também influencia no aparecimento do frizz. A água fria fecha a cutícula do cabelo e menos fissura é sinônimo de menos atrito.

5. Use produtos específicos 

O frizz pode precisar de ajuda extra para ir embora. Para quem tem cabelo liso, o Spray de Pentear Liso e Solto, de Plant, proporciona, entre vários outros benefícios, a redução do frizz. Cabelos cacheados, naturalmente mais ressecados, vão se dar bem com o Creme de Pentear Hidratação Reparadora, também de Plant.

 

Conheça os produtos