Guia completo para deixar o cabelo liso incrível

Fios lisos e alisados são os mais práticos no dia a dia. Mas é preciso dar atenção às madeixas para que elas não fiquem sem vida e oleosas. Entenda

Publicado em 27 abr 2018, 20:04

cabelo liso é, de longe, o mais fácil de arrumar. E, acertando os produtos e cuidados, ficará fácil também evitar a oleosidade e desfilar com fios brilhantes e sedosos. Leia a seguir as dicas do cabeleireiro Guilherme Cassolari.

Leia também:

7 dicas para lavar o cabelo corretamente

Cabelo liso e alisado: 5 dicas para diminuir o frizz

Como finalizar o cabelo oleoso: aprenda aqui

Cuidados para o cabelo liso e alisado

  1. Não lave o cabelo todos os dias
    Quem tem cabelo liso acha que, para evitar a oleosidade, é preciso lavar os fios todo santo dia! Mas isso não é verdade. A frequência de lavagem correta é dia sim, dia não, esfregando toda a planta da raiz e enxaguando todo o produto do cabelo. Prefira sempre um shampoo para limpeza mais leve, porque cabelo liso, que não está tingido, não necessita de agentes condicionantes.

  2. Lave com água morna ou fria
    A gente sabe que é tentador tomar aquele banho quente após um dia exaustivo de trabalho. Mas, acredite, seu cabelo vai agradecer muito se você diminuir a temperatura do chuveiro. A água morna (ou fria) fecha as cutículas e aumenta o brilho dos fios.  

  3. Corte as pontas com frequência
    Cabelo liso é muito versátil e fica bem com praticamente todos os tipos de corte. A única recomendação é cortar as pontas com frequência, para manter a saúde dos fios e evitar as temidas pontas duplas.

  4. Use produtos específicos para seu tipo de cabelo
    Entender as necessidades do seu cabelo e escolher os produtos certos garantem fios lisos e brilhantes. A Máscara Express Liso Longa Duração, de Sou, tem ação antifrizz, que dura até 24 horas, e mantém o fio liso e solto durante todo o dia. Se você usa secador ou chapinha para deixar o cabelo mais alinhado, invista em um bom protetor térmico, como o Creme Pré-Escova Liso e Solto, de Plant, que tem tratamento termoprotetor e age como uma película sobre os fios, cuidando para que eles não fiquem ressecados.

  5. Não prenda os fios com elásticos
    O cabelo liso fica marcado com muita facilidade. Portanto, cuidado ao usar grampos e presilhas. Elásticos de borracha e de plástico podem quebrar os fios se usados muito apertados. Se a intenção é arrasar naquele rabo de cavalo, aplique um spray texturizador e opte por laços de tecido.

Guia completo de como deixar o cabelo liso incrível

 

Como hidratar o cabelo liso ou alisado

Nem todo cabelo liso é igual e fatores como espessura do fio, oleosidade e grau de ressecamento podem variar. “Cabelo liso tende a ter raiz oleosa, mas nem sempre isso acontece. Outro erro comum é pensar que esse tipo de fio não precisa de hidratação”, diz Gui Cassolari. Conhecer as diferenças e necessidades do seu cabelo vai definir tanto o tipo de produto usado após a lavagem quanto a periodicidade do ritual de hidratação. Máscaras, ampolas, manteigas concentradas e óleos estão entre as alternativas mais indicadas para dar uma carga de vitalidade aos fios. O melhor? Todos podem e devem ser aplicados no conforto de casa. 

Como hidratar cabelos lisos e oleosos

Em primeiro lugar, é preciso identificar o tipo de cabelo, entre oleoso, seco e ressecado. Vale ressaltar que fios oleosos também merecem atenção nesse quesito. “Cabelo oleoso não significa cabelo hidratado”, lembra Gui. Segundo o expert, nesse caso, é preciso lavar o cabelo com um produto específico, como o Shampoo Controle de Oleosidade, de Plant, antes de partir para o tratamento. “Outra diferença é o intervalo entre uma aplicação e outra. Quem tem cabelo oleoso pode esperar até 20 dias”, completa.

Por proporcionar hidratação menos intensa, as máscaras de tratamento são indicadas para esse tipo de cabelo. Quem tem fios finos pode ainda potencializar o ritual com uma máscara fortalecedora, que os encorpa e os deixa mais resistentes. Uma dica? A Máscara Fortalecedora Patauá, de Ekos, que repara as cutículas e reduz a quebra.

E se você tem mania de passar a mão no cabelo o tempo todo, é hora de parar. Isso também deixa os fios oleosos.

Como hidratar cabelos lisos e secos ou ressecados

Quem tem cabelo liso que precisa de mais hidratação – ou seja, que é naturalmente seco ou está ressecado por alguma razão – deve optar pelas ampolas que, em geral, têm maior poder hidratante. Segundo Gui Cassolari, o intervalo entre uma aplicação e outra pode ser mais curto, entre 10 e 15 dias. "Mas não importa qual seja o grau de danificação e ressecamento, esses produtos não podem ser aplicados a menos de três dedos da raiz", lembra o especialista.

Passo a passo para fazer uma hidratação em casa:

  1. Use um shampoo antirresíduos
    O produto abre a fibra capilar, o que melhora a absorção do produto de hidratação.
  2. Deixe o condicionador para depois da máscara de hidratação
    Ao contrário do que muita gente pensa, um produto não exclui o outro. A máscara leva nutrientes para dentro do fio. Já o condicionador cuida da hidratação externamente e sela as cutículas.
  3. Antes de aplicar a máscara, retire o excesso de umidade
    Quando os fios estão muito molhados, a máscara acaba sendo diluída, o que diminui seu potencial de hidratação. Por isso, antes e aplicá-la, tire o excesso de água com uma toalha, apertando os fios, mas não a esfregue no cabelo.

Mantendo a hidratação no dia a dia

Mesmo nos dias em que você não aplicar produtos após a lavagem, é bom ficar atenta a alguns hábitos que prolongam a hidratação capilar. Quem tem os fios lisos costuma abrir mão da chapinha, mas nem sempre do secador. E a gente sabe que o calor excessivo é inimigo de fios nutridos e brilhantes. “Protetores térmicos e produtos pré-escova, como o Creme Pré-Escova Liso e Solto, de Plant, são boas alternativas para manter a hidratação”, conclui o cabeleireiro.

Como finalizar cabelo liso

Para sair da mesmice e deixar o cabelo mais urbano e desconectado, use o Spray Texturizador Modelador, da linha Plant, da Natura. Ele pode ser aplicado no cabelo úmido e seco para criar ondas que duram até 24 horas! Além disso, contém proteção térmica contra os danos causados pela chapinha e pelo secador, sem ressecar os fios. O passo a passo para usar é simples:

  1. Borrife o produto nos cabelos secos ou úmidos, mecha a mecha, sem atingir a raiz.
  2. Em seguida, vá amassando os fios com as mãos. Quanto mais ondas quiser, mais deve amassar.
  3. Para finalizar, secar com difusor aumenta o volume e potencializa a duração das ondas nos fios.

Conheça os produtos